Vereadores participam de entrega de material escolar com uniformes e kit higiene a alunos

Por Assessoria de Comunicação | 17/05/2013

As entregas beneficiarão cerca de 47 mil estudantes, entre educação infantil, educação fundamental e a educação de jovens e adultos (EJA). Os 22 mil uniformes escolares são completos para inverno e verão, com calça, bermuda ou short-saia, camisetas manga longa e curta e jaqueta. A grande novidade é o tênis em lona 100% algodão com solado em borracha termoplástica e as meias aos alunos do ensino fundamental, em investimento de R$ 3,5 milhões.

No material escolar, a prefeitura investiu R$ 2,3 milhões, e cada um contém mais de 25 itens, tais como lápis, borracha, caderno, guache, giz de cera, cola, caneta e mochila. Também estão sendo distribuídos, para núcleos de educa-ção infantil (NEI) e conveniadas, 4.650 kits creche, contendo mochila, caderno de recados, "nécessaire", escova de dente, pasta sem flúor, toalha, caneca, xampu, condicionador, sabonete e saboneteira, com custo final de R$ 149 mil.

Adilson Oliveira/CMETEA - 10.mai.13
Prefeito, deputado, vereadores, secretárias e mães e alunos com kits

As primeiras 114 crianças a receberem material e uniforme ou kit higiene foram as da Comunidade Kolping Ressaca e do NEI Ressaca, passando pelas 285 da EM Jossei Toda, no Jardim dos Pinheiros, as 236 da conveniada Congregação Freiras Dominicanas do Santíssimo Sacramento e NEI Francisco Marcato, no Pinheirinho, seguidas das 173 da EM Mikio Umeda e conveniada Aviva, no Itatuba, e das 284 da Comunidade Kolping Embu, no Engenho Velho.

Chico falou sobre a importância da escola na formação das crianças e pediu aos pais que zelem pelos conjuntos escolares recebidos. "A educação é o único bem que realmente podemos deixar para nossos filhos. Isso ninguém pode tirar deles. Os pais são o espelho para eles. Fiquem atentos, se importem com a educação, com o que ele está aprendendo e zelem por esse material”, falou o prefeito, ao lado da secretária Lúcia Couto e da adjunta Alda Rebelo.

As crianças das fases 4 e 5 (anos) ganham um kit a mais do grupo Palavra Cantada, que amplia o conhecimento musical com brincadeiras musicais tradicionais da infância e as manifestações da cultura popular brasileira, em contribuição para um desenvolvimento social e iniciação na linguagem musical por meio do corpo e da ludicidade, fundamental para um aprendizado adequado. O kit Palavra Cantada é distribuído na rede gratuitamente.

O projeto atende diretamente à lei n.º 11.769, de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas brasileiras, reparando mais de 30 anos sem a aplicação da matéria nos colégios públicos. O kit é composto por um CD com músicas, um DVD com vídeos das brincadeiras e um livro. São 6.091 kits para os alunos, no valor de R$ 828.376 mil, e 270 kits para os professores, em investimento de R$ 36.720 mil.

(Rita de Biaggio e Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)