Vereadores aprovam obrigatoriedade do uso de máscaras pelos munícipes em toda a cidade

Vereadores realizaram sessão por videoconferência obedecendo o isolamento social devido a pandemia de coronavírus Vereadores realizaram sessão por videoconferência obedecendo o isolamento social devido a pandemia de coronavírus Por: Alexandre Oliveira

Medida é para conter o avanço do coronavírus no município; Presidente Hugo Prado alertou para o esgotamento da capacidade do hospital leito em sessão online

Os vereadores embuenses voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira, dia 29, em sessão por videoconferência e aprovaram a obrigatoriedade do uso de máscaras no combate ao novo vírus do coronavírus (covid-19). De acordo com o presidente da Câmara, Hugo Prado, o Centro de Combate ao Coronavírus, implantado no Parque Rizzo no início do mês de março, está com mais de 80% de sua capacidade preenchida.

Com o foco nas medidas de prevenção ao contágio do coronavírus no município, os vereadores aprovaram a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos munícipes. O Projeto de Lei 30/2020 define como obrigatório a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), podendo haver multas e sanções a quem desobedeça a norma.

“Ficam obrigados a utilizar máscaras de proteção, em vias e áreas públicas, transportes coletivos, por aplicativos ou congêneres, nos ambientes de trabalho privados ou públicos, em especial aqueles que prestem atendimento diretamente ao público, nos estabelecimentos públicos e privados , no âmbito do município de Embu das Artes, em funcionamento e ou em operação durante o período de ações de enfrentamento ao novo coronavírus, causador da COVID-19”- diz trecho do PL aprovado.

“Por mais rigorosos que nós sejamos, se nós não tivermos a conscientização por parte do nosso povo essa lei não será eficaz. As nossas equipes estarão nas ruas junto a GCM e farão, em um primeiro momento, um processo de orientação para que essas pessoas se conscientizem da importância. E a partir daí iremos aplicar as medidas legais cabíveis estabelecidas pela própria Lei e pelo Decreto do Prefeito”, explicou o Presidente do Legislativo, Hugo Prado.

“É um projeto de Lei muito acertado. Qualquer cidadão tem condições de fazer a sua máscara em casa”, disse o vereador Gilson Oliveira.

O vereador Bobilel Castilho alertou para as recorrentes aglomerações que estão ocorrendo nos supermercados locais e nas portas dos bancos públicos. “Em minha opinião hoje o maior local de contaminação que temos em nossa cidade é a Caixa Econômica e os supermercados. Eu não vejo a fiscalização agir nesses locais. Estou vendo em nossa cidade que os mercados estão apenas preocupados em arrecadar e mais nada. É preciso exigir que o supermercado forneça mascaras para os clientes”, disse o parlamentar Bobilel Castilho.

O vereador Ricardo Almeida destacou que o melhor remédio contra o vírus é a prevenção, mas questionou sobre o fornecimento de máscaras às pessoas mais carentes. “Sabemos que o melhor remédio nesse momento é a prevenção e a conscientização. Muitas pessoas tem condições de comprar uma máscara, mas temos pessoas nas comunidades que não tem essa condição. Temos que olhar para essas pessoas mais necessitadas”, disse o vereador Ricardo Almeida que foi prontamente respondido pelo Presidente da Câmara, Hugo Prado, informando que a prefeitura está confeccionando máscaras por meio do Fundo Social de Solidariedade. “Para aquelas pessoas mais necessitadas a prefeitura estará sim fazendo o fornecimento dessas máscaras e já começamos a distribuição por meio de associações e entidades, mas vamos ampliar esse número”, respondeu Hugo.

Após a aprovação da obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os munícipes, o Presidente da Casa Legislativa alertou os parlamentares e a todos que acompanharam a sessão online para o fato de já haver 86% de ocupação do Centro De Combate do Coronavírus comprometidos. “Nós estamos com 86% de lotação no nosso hospital de campanha. Os hospitais de referencia na nossa região, Cotia, Itapecerica da Serra [HGIS], e o de Taboão [HGP], que já não está mais recebendo pacientes com Covid-19, existe uma superlotação desses hospitais nesse momento. Nós estamos chegando em um ponto crítico onde infelizmente nos próximos dias a tendência é que nós tenhamos mais pessoas contaminadas”, reforçou o Presidente da Câmara, Hugo Prado.

Na última sexta-feira, dia 24, o Governador do Estado, João Dória, recomendou o uso de máscaras de proteção facial em todos os 645 municípios paulistas. “É importante que essa recomendação seja seguida pelas pessoas que, em caso de extrema necessidade, precisem sair das suas casas. Isso não retira a recordação de ficar em casa, para salvar vidas. Mas se você tiver que ir a um supermercado, a uma farmácia ou a algum estabelecimento essencial, vá de máscara”, disse o Governador.

ORDEM DO DIA

Também na Ordem do Dia os vereadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo para a concessão do Título de Cidadão Embuense ao Sr. Claudio Passos, mais conhecido como “Professor Febém”. Ele é conhecido no bairro do Jd. Santa Tereza e tem atuação de destaque na área de Educação Física.

O vereador Gerson Olegário indicou ao executivo municipal a implantação de sinalização da Rua Andrômeda no Jd. Do Colégio. Gerson também indicou a implantação de lombadas na via. O vereador também indicou ao executivo a implantação de geradores de energia em todas as escolas e na rede de Saúde da cidade.

O vereador Bobilel Castilho indicou a substituição da iluminação pública de todas as vielas e ruas da comunidade “Fundasa”, localizada em frente ao Cemitério dos Jesuítas. Ele também indicou a implantação de galerias de águas pluviais na Rua Bertioga no Jd. São Vicente.

[Assessoria de Comunicação]