Vereadores retomam sessões por videoconferência e acrescentam medida a regimento interno

Por | 23/04/2020

Presidente da Câmara, Hugo Prado, comandou a 7º sessão ordinária por meio de videoconferência; medida será utilizada durante a quarentena
Foto:Divulgação

Os vereadores embuenses retomaram nesta quarta-feira, dia 22, as sessões ordinárias que durante a quarentena estipulada pelo Governo do Estado serão realizadas por videoconferência com transmissão ‘ao vivo’ pela TV Câmara.  De casa, 16 dos vereadores utilizaram o aplicativo zoom para permitir a “telepresença” na realização da sessão, podendo assim discutir e aprovar projetos e medidas do executivo municipal no combate ao coronavírus, além de manter os serviços públicos em funcionamento e avançar no desenvolvimento do município. O Presidente da Câmara, Hugo Prado, esteve na Câmara para comandar a sessão online.

Com uma pauta enxuta na segunda sessão ordinária realizada por videoconferência de 2020, a 7º sessão ordinária do ano, os vereadores aprovaram a inclusão no regimento interno do legislativo a possibilidade de utilização do recurso de “telepresença” na execução das sessões parlamentares, mantendo assim a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde de se manter o isolamento social para a prevenção de contágio no combate ao vírus covid – 19 (coronavírus).

“A partir da próxima semana nós estaremos voltando a nossa normalidade mesmo com a sessões por videoconferência e as 9h realizaremos a nossa comissão mista e a partir daí estaremos organizando as pautas das próximas sessões e todas atividades que estiverem para tramitar na Casa”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado.

Além da inclusão da videoconferência como ferramenta na realização da sessão, que se manterão no mesmo horário, às 10h nas quartas-feiras, os parlamentares também aprovaram a suplementação de recursos pelo executivo junto ao orçamento vigente para as Secretarias de Obras e Educação.

“Sabemos que quem faz a reorganização dessas fichas é o Secretário José Roberto [Gestão Financeira] e ele é um secretário que é servidor de carreira e a gente sabe da sua qualidade e competência para fazer o serviço então a gente não têm dúvida da lisura do nosso secretário na movimentação de todas essas fichas e esse procedimento é normal que já realizamos em várias outras sessões e estamos fazendo essas mudanças, principalmente na Secretaria de Obras uma vez que as obras já estavam em andamento e são os recapeamentos”, disse o vereador Doda Pinheiro.

ATENDIMENTO REMOTO

A Câmara Municipal de Embu das Artes mantém suas atividades em funcionamento, mas sem o atendimento presencial do legislativo. A media já está em vigor desde o dia 17 de março, após aplicação de medidas de prevenção no combate ao coronavírus na cidade.

Para solicitar algum pedido ou informação da Câmara basta acessar os canais pelo email: diretoria@cmembu.sp.gov.br ou por nosso sistema (E-Sic), no site da Câmara (Botão: Solicite informações).

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Por iniciativa do governo municipal, foi implantado no Parque Francisco Rizzo o CENTRO DE COMBATE AO CORONAVÍRUS que está em pleno atendimento desde dia 23 de março e já recebeu mais de 15 mil contatos por meio do aplicativo disponibilizado (whatsApp), resultando em mais de 688 visitas a domicílios na cidade.

A quarentena segue como determinação do Governo do Estado em todo o seu território até o dia 10 de maio, quando será efetivado medidas para a abertura progressiva dos comércios e atividades econômicas dos cidadãos.

Mesmo diante desse cenário o legislativo embuenses recomenda o isolamento social para não colapsar o sistema de saúde da cidade e mantém, até determinação do nosso presidente, Hugo Prado, o atendimento remoto nas dependências do legislativo.

SERVIÇO:

Para entrar em contato com o “Centro de Combate ao Coronavírus”, o cidadão poderá utilizar o WhatsApp por meio de mensagens de textos. Os números de contato são: (11) 99146-3476 ou 94478-1175.