Vereadores celebram 61 anos de Emancipação com emoção e choro em homenagens

Sessão Solene pelos 61 anos de emancipação do município contou com bom público na terça-feira, dia 18 Sessão Solene pelos 61 anos de emancipação do município contou com bom público na terça-feira, dia 18 Por: Alexandre / CMEMBU

Com a presença de familiares dos emancipadores, Secretários do Executivo e a Banda Municipal, os vereadores comandados pelo presidente da Câmara, Hugo Prado, realizaram a sessão solene pelos 61 anos de Emancipação Político-Administrativa na terça-feira, dia 18, protagonizando momentos de muita emoção com homenagens. A sessão foi iniciada com a presença do prefeito municipal, Ney Santos, que por motivo de saúde não pode permanecer na solenidade.

Com o plenário Mestre Gama lotado, os vereadores Índio Silva, Gerson Olegário, Júlio Campanha, Bobilel Castilho, Doda Pinheiro, Jefferson do Caminhão, Gilson Oliveira, Ricardo Almeida e Carlinhos do Embu receberam a primeira homenagem da sessão solene, uma placa em representatividade pelos 61 anos de Emancipação da cidade concedida pelo presidente da Câmara, Hugo Prado, que em sua primeira fala enalteceu a postura dos vereadores presentes a sessão.

“Quero agradecer aos senhores a postura e o posicionamento. Esse legislativo é formado por 17 vereadores. O aniversário da cidade não é um ato político, é um ato de exaltação de nossa cidade. Hoje todos nós somos embuenses e esses vereadores mostram o compromisso com a cidade de Embu das Artes. Ser vereador é abrir mão, muitas vezes, de sua família e seus sonhos, para viver o sonho do povo da nossa cidade”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado.

Na parte das homenagens, cada vereador escolheu um civil para receber a medalha “18 de fevereiro”. Os vereadores destacaram sua atuação no crescimento do município, simbolizando toda a população.

Como destaque os vereadores Gerson Olegário, que homenageou o sub-prefeito da cidade, Nelson Pedroso; Índio Silva, que entregou a medalha ao farmacêutico Beto; Bobilel Castilho que destacou o empresário Marcelo Moreira (Beiço) e o vereador Gilson Oliveira, que homenageou a professora Maria Cristina, foram o ponto alto da solenidade. Os vereadores Gerson Olegário e Índio Silva não contiveram as lágrimas ao comentar sobre seus homenageados.

“O tema hoje aqui é gratidão. É a gratidão que eu tenho por esse homem. Dos meus 13 aos 14 anos fui um catador de ferro velho, minha mãe e eu no Parque Pirajussara. Teve um dia que o Nelson estendeu a mão para mim e falou: a partir de agora você irá trabalhar comigo. A partir dali eu tive a oportunidade de colocar um avental”, contou o vereador Gerson Olegário, que chorou ao entregar a medalha 18 de fevereiro ao sub-prefeito.

O vereador índio Silva também chorou ao destacar seu homenageado, o farmacêutico Carlos Alberto (Beto da Farmácia) por sua atuação no Jd. Valo Velho. “Há muitos anos você está ali [na farmácia]. Quero do fundo do meu coração te agradecer por todo o cuidado que você tem com todas as famílias, e em especial com a minha. Com meu pai que já se foi, a minha tia Lia, Tia Nair, pessoas essas que sempre te admiraram e foi através da minha família que eu aprendi a te admirar desde pequeno”, disse o vereador Índio Silva já com a voz embargada pelo choro.

Na sessão também foram homenageados familiares dos emancipadores, o ex vice-presidente da Câmara, Sadao Nagata, como representante da família japonesa tradicional, muito influente na formação do município, e, em nome do primeiro prefeito da cidade, Annis Neme Bassith, o ex vice-prefeito, Roberto Terassi, recebeu sua homenagem pelos 61 anos de Emancipação. [veja lista dos familiares de emancipadores homenageados ao final do texto]

Já sem a presença do prefeito municipal na sessão solene, que se retirou por estar debilitado de saúde, o presidente da Câmara, Hugo Prado, fez questão de destacar a atual gestão do município. Hugo iria entregar uma placa ao prefeito em comemoração aos 61 anos da cidade.

“No final do ano esses vereadores que aqui estão aprovaram um orçamento anual histórico de R$ 803 milhões para a cidade, orçamento esse que será aplicado na melhoria dos serviços públicos e na reativação do Pronto Socorro do Jd. Vazame, compromisso assumido por nosso prefeito”, destacou Hugo entre outras obras entregues pela atual gestão.

EMANCIPADORES / REPRESENTANTES

Edna Koch (Família Koch)

Sr. Fábio Medina (Família Medina)

Sr. Abner Carpi (Família Carpi)