Câmara realiza sessão solene pelos 61 anos de Emancipação na terça-feira, dia 18

EMBU DAS ARTES - 61 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA EMBU DAS ARTES - 61 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA Por: Edição / Rafael

A Câmara Municipal de Embu das Artes, como todos os anos, irá realizar sua sessão solene pelo aniversário de Emancipação Político-Administrativa da cidade na terça-feira, dia 18, data essa que é marcada pela Lei Nº 5.285, de 18 de fevereiro de 1959, promulgada pelo então Governador do Estado, à época, Dr. Jânio da Silva Quadros.

Como todos os anos, os vereadores deverão prestar homenagens a cidade que nesses 61 anos conquistou o terceiro maior orçamento municipal da macrorregião do Estado, ultrapassando a estimativa de 270 mil habitantes como aponta o IBGE.

Com a presença de familiares e representantes dos emancipadores, nossa sessão também é marcada pela entrega da medalha “18 de fevereiro”, endereçadas a munícipes que nesses anos de formação da cidade foram destaques. Cada vereador deverá indicar um homenageado importante para o crescimento do município.

Para entender a importância dessa data, nossa história ainda é contada por nosso primeiro administrador, Annis Neme Bassith, que aos 92 anos de idade vive em sua casa, na Rua Vicente Celestino (Centro), com a força de quem enxergou além de seu tempo.

“O ano é o de 1958, no dia 17 de março, decidimos nos reunir à residência do Dr. Carlos Koch, às 20h30, para que fosse constituída uma entidade com força jurídica, a fim de pleitear a emancipação de nossa cidade. Neste primeiro encontro foi marcada a Assembleia Geral Ordinária, para 13 de maio, para a escolha da primeira diretoria. Em 17 de março de 1958 foi formada essa primeira diretoria, os encontros aconteceram sempre na residência do Dr. Carlos Koch, fundou-se assim a Associação Cívica de Embu. Participaram desta reunião 21 embuenses, interessados no Movimento da Emancipação.

Após esta aprovação, o plebiscito deveria ser marcado pela Secretaria de Estado da Justiça, o que ocorreu no dia 21 de novembro de 1958. Graças ao trabalho de todos os membros da Associação Cívica, foi o mesmo aprovado quase que por unanimidade, tendo apenas quatro votos contrários.

Na época o município deveria ter pelo menos 5.491 habitantes. Em 1959, através da lei Nº 5285 de 18 de fevereiro de 1959, o então governador, Dr. Jânio da Silva Quadros, criava o município de Embu.

Após a promulgação da lei, as eleições foram marcadas para o dia 04 de outubro de 1959.

Passada a eleição, a posse foi marcada para o dia 1º de janeiro de 1960, o que ocorreu na sede da Associação Atlética Embuense, na Rua Andrônico dos Prazeres Gonçalves, esquina com a Rua da Emancipação (centro). Onde se deu a posse dos senhores Vereadores, Prefeito e vice-Prefeito.

A posse ocorreu em um ambiente totalmente festivo e de emoção. Tudo era festa.

No dia 2 de janeiro de 1960, já tínhamos que iniciar a organização do município, o que ocorreu no prédio onde hoje está instalado o Banco do Brasil, e, às 8h da manhã, eu e o funcionário Joaquim Mathias de Moraes, adentramos ao prédio onde deveríamos iniciar o nosso trabalho.

Ocorre que, não tínhamos sequer um lápis, uma folha de papel, muito menos máquina de escrever, para que houvesse algum suporte para poder trabalhar...

Os móveis da Prefeitura recém-criada eram apenas duas escrivaninhas, doadas pelo Sr. Raimón e pelo Sr. Henrique da Prestação que vendia móveis na cidade, além de quatro cadeiras, doadas pelo mesmo Sr. Henrique. Em seguida, convidamos a Sra. Delphina Ribeiro para ser também funcionária naquele primeiro instante.

Para que tenhamos ideia do quanto foi benéfica nossa luta, podemos citar alguns números para ilustrar melhor o que representou a Emancipação de Embu: Na eleição de 4 de outubro de 1959 tínhamos 1.091 eleitores, e hoje temos mais de 170 mil eleitores. A população era de 5.491 pessoas, hoje estamos com 270 mil.

Iniciamos com um orçamento irrisório, e hoje ultrapassamos a casa dos R$ 800 milhões”, conta o nosso primeiro administrador, Sr. Annis Neme Bassith.

A Câmara inicia os trabalhos da sessão solene às 9h. Contamos com a presença de todos!

Serviço:

Sessão Solene pelos 61 Anos de Emancipação

Data: Terça-feira, dia 18 de fevereiro

Horário: 9h

Local: Câmara Municipal de Embu das Artes /  R. Marcelino Pinto Teixeira, 50 - Parque Industrial Ramos de Freitas