Vereadores voltam de recesso e aprovam incentivos a Saúde e Educação do município

Vereador Júlio Campanha retornou a Câmara após passagem pela Secretaria de Cultura do município Vereador Júlio Campanha retornou a Câmara após passagem pela Secretaria de Cultura do município Por: Alexandre / CMEMBU

Os vereadores retomaram os trabalhos legislativo com a realização da primeira sessão ordinária do ano nesta quarta-feira, dia 05. Na ordem do dia os parlamentares votaram importantes projetos para o município e contaram com a presença do vereador Júlio Campanha, que retomou seu acento na Casa após período onde coordenou a Secretaria de Cultura da cidade. Na condução dos trabalhos, os vereadores aprovaram três projetos de Lei e dois Complementares encaminhados pelo prefeito, Ney Santos.

Encaminhado pelo executivo municipal, os vereadores aprovaram o PLC 01/20 (Projeto de Lei Complementar) de autoria do executivo que autoriza a complementar elementos de despesas destinadas a Pasta da Saúde e da Educação.

“Informamos que o recurso indicado para a presente suplementação ocorrerá da reprogramação de recursos financeiros dos Convênios recebidos pelo Governo Federal e Governo Estadual”, aponta trecho do PLC.

Também encaminhado pelo executivo, o PLC 03/20 aprovado pelos vereadores autoriza o governo municipal a suplementar elementos de despesa para pasta da Saúde do município, que recentemente inaugurou um novo equipamento de Saúde.

Os vereadores também aprovaram o PL 09/20, encaminhado pelo executivo, que efetiva o prolongamento das Vias Minas Gerais e Marechal Floriano, nos bairros Jd. Silvia e Presidente Kennedy, respectivamente.

De autoria da Presidente da Câmara, Hugo Prado, em coparticipação do vereador Luiz do Depósito, foi aprovado o PL que denomina “Valmisa Ferreira Lacerda” a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Santa Emília, inaugurada no último dia 25.

Valmisa foi moradora do bairro Jd. Sta. Emília e sempre atuou na melhoria do bairro, participando intensamente do desenvolvimento da região e sendo uma das pioneiras na construção da Paróquia de Todos os Santos [Igreja Católica].
O vereador Gerson Olegário também aprovou o PL 135/19 que autoriza o executivo a determinar obrigatoriedade aos condutores e cobradores do transporte público a participarem de uma palestra de formação para melhor lidarem com pessoas de idade avançada, usuários de drogas e portadores de necessidades especiais no dia-a-dia do trabalho.

Na ordem do dia da primeira sessão do ano, o vereador Jefferson do Caminhão aprovou a concessão do Título de Cidadão Embuense ao Sr. Daniel Gomes Vieira, mais conhecido como “Pastor Daniel”. Jefferson também aprovou a indicação que solicita a troca de iluminação pública da Rua Sumaré no Jd. Sta. Tereza.

De autoria da vereadora Rosângela Santos, foi aprovada a primeira Moção de Pesar do ano, dedicada ao Sr. Manoel Raimundo, ex-vereador pelo município e grande pessoa pública da cidade. Manoel faleceu na manhã do dia 4 de janeiro deste ano. – [nota de pesar aqui].