Vereadores incluem evento do Carnaval no calendário oficial do município

O cantor embuense Lukas Kim esteve presente com sua fam?lia e recebeu uma placa entregue pelos vereadores na sess?o O cantor embuense Lukas Kim esteve presente com sua fam?lia e recebeu uma placa entregue pelos vereadores na sess?o Por: Alexandre / CMEMBU

Os vereadores embuenses aprovaram na manhã desta quarta-feira, dia 27, a inclusão do evento de Carnaval no calendário oficial do município. Na ordem do dia, os parlamentares também aprovaram uma alteração da Lei 2.883, de dezembro de 2015, que trata sobre o Festival de Flores da cidade. Um requerimento e outras duas moções foram aprovadas na sessão.

Enviado pelo executivo, os vereadores aprovaram a inclusão do evento de Carnaval no calendário oficial do município. Com isso, a festa popular, que é realiza no mês de fevereiro, passa a ser oficialmente organizada pela prefeitura, que além da estrutura do executivo, deverá aplicar recursos para a realização da festividade.

Os vereadores também aprovaram uma alteração na lei que regulamenta o “Festival de Flores” da cidade. Com essa mudança, fica “instituído, no âmbito do Município da Estância Turística de Embu das Artes, o Festival de Flores e Plantas, a ser realizado anualmente no mês de setembro”. Outra mudança está na possibilidade da Secretaria de Turismo, que atuará como coordenadora do evento em celebrar convênios para realizar o evento.

Na ordem do dia o vereador Doda Pinheiro, juntamente com o Presidente da Câmara, Hugo prado, aprovou o Decreto Legislativo que concede a educadora Alice Vieira Compatângelo o Título de Cidadão Embuense. “Dona Alice é moradora do Jd. Santa Tereza a mais de 40 anos e desenvolve um trabalho na Paróquia Santa Tereza com o Padre Pierre e atua no movimento de alfabetização de adultos desde a sua criação, fazendo esse trabalho há 40 anos”, disse Doda Pinheiro, um dos proponentes do Título.

Como destaque do dia, os vereadores entregaram uma placa em homenagem ao cantor embuense Lukaz Kim, que recentemente se apresentou no programa da TV Record, o Canta Comigo, e levantou a plateia com sua apresentação. Ele recebeu 100 votos de todos os jurados do programa e pode acompanhar um dos últimos momentos do apresentador Gugu Liberato, que infelizmente veio a falecer após uma trágica queda em sua casa, no Estado Unidos. Diante dessa fatalidade os vereadores também aprovaram uma moção de pesar pelo ocorrido.

Os vereadores também aprovaram uma moção de pesar pelo falecimento da Sra. Sardilina dos Santos Rocha.

INDICAÇÕES

O presidente da Câmara, Hugo Prado, em conjunto ao vereador Luiz do Depósito indicou ao executivo municipal a troca da iluminação pública das Ruas Tostão; Rua Torre de Chanceler e Rua Minas Gerais no Bairro Jardim Irene. Luiz e Hugo, além do vereador Jefferson do Caminhão indicaram a implantação de uma Praça de Esportes com campo e iluminação apropria na Avenida das Pombas, no bairro Jd. Vazame.

O vereador Gerson Olegário que seja realizado estudos entre o executivo e a nova empresa de transporte público da cidade para implantação do itinerário: terminal São Marcos até o centro do município, incluindo o bairro Vila Isis Cristina no trajeto.

Gerson também indicou a regularização fundiária dos imóveis dos bairros:  Jd. Nossa Senhora de Fátima; imóveis da Rua São Genaro, no Jd. São Marcos; imóveis da Rua Uruguai, no Jd. dos Moraes; na comunidade Vila Feliz; e imóveis da comunidade Fundasa.

O vereador Joãozinho da Farmácia indicou a reforma e instalação de uma “academia pública de ginástica” com Playground no bairro Jd. Novo Embu.

O vereador Bobilel Castilho indicou a implantação de paisagismo em terrenos tidos como “abandonados”, conhecidos como “terrenos baldios” na cidade, a fim de evitar o descarte de lixo e entulho. Ele também indicou a implantação de uma quadra poliesportiva no bairro Chácaras Caxingui, e a troca de iluminação pública nas Ruas União da Vitória, União da Moradia e Saxônia, ambas no bairro Chácaras Caxingui.