Representante do movimento negro de Taboão da Serra é homenageada na Câmara

Em destaque o vereador Gerson Oleg?rio no uso do pequeno expediente Em destaque o vereador Gerson Oleg?rio no uso do pequeno expediente Por: Alexandre / CMEMBU

A coordenadora do Movimento Negro Unificado do município de Taboão da Serra, Rubiane França, foi homenageada pelos vereadores embuenses na sessão desta quarta-feira, dia 19, com uma moção de aplausos. Rubiane esteve presente a sessão acompanhada do vereador taboanense, Prof. Moreira. Além de um buquê de flores, foi presenteada com a medalha Zilda Arns por seu trabalho a frente do movimento. Na ordem do dia os parlamentares aprovaram dois PL encaminhados pelo prefeito e diversas indicações.

A frente do MNU (Movimento Negro Unificado), Rubiane, ou Rubi como é conhecida, foi homenageada pelos vereadores Gilson Oliveira e o presidente da Câmara, Hugo Prado, por coordenar o projeto “Ação 25” que se refere-se ao “Dia 25 de Março de 1884, destacando a cidade cearense de Realeza que é considerada a primeira cidade do país a abolir a escravidão”.

Além de presidente do projeto “Ação 25”, Rubi também já foi eleita “Miss beleza Negra” no município vizinho e se destaca pelo papel em combater o racismo e suas formas de opressão.

"Apesar de sermos um país marcado pela miscigenação, nós somos ainda um país extremamente racista, autoritário, e um país onde as minorias elas são sim excluídas. E nós precisamos combater diariamente esse tipo de exclusão. Nós sabemos que infelizmente os negros são taxados de todo tipo de preconceito, más o pior preconceito que emana de algumas pessoas é aquele que vem da alma, o preconceito de se sentir superior, de muitas vezes tentar até se distanciar do nosso convívio. E quando você, uma mulher, guerreira, mãe, servidora pública se coloca a frente de um movimento dessa grandiosidade, mostra que acima de tudo você é uma mulher de um coração imenso. Você assumiu uma bandeira, assumiu uma identidade de vida. Você mostra e deixa claro quem você é", disse o presidente da Câmara, Hugo Prado, em destaque a homenageada, Rubiane França.

“Agradeço a Deus pela vida dela, por ser essa pessoa maravilhosa. Pra mim é um orgulho estar apresentando essa moção de aplausos”, disse o vereador Gilson Oliveira também em destaque a homenageada do dia, Rubi.

Na ordem do dia os vereadores aprovaram dois Projetos de Lei Complementar encaminhados pelo executivo, tratando sobre o uso e ocupação do solo da área da APA Embu-Verde.  O PL acrescenta um terceiro parágrafo no artigo 7 da referia lei; e a suplementar elementos de despesas nas secretarias de Educação, Saúde e Esporte e Lazer do município.

Lamentando a morte do pastor Anderson Carmo, no Rio de Janeiro, os vereadores também aprovaram uma moção de pesar. Pastor Anderson era esposo da deputada federal e cantora gospel, Flordelis dos Santos.

INDICAÇÕES

Na propositura de indicações, o vereador Gerson Olegário solicitou ao executivo municipal a substituição de lâmpadas amarelas por lâmpadas brancas nas seguintes ruas do bairro Jd. Independência: Alvarenga Peixoto, Vila Rica, Inconfidentes, Lampadosa, José Bonifácio, Marquesa de Santos, Kalil Filho, Carlos Spera, Regente Feijó, Tiradentes e Bárbara.

Gerson também indicou a realização de casamentos comunitários no município.

O vereador Índio Silva indicou ao executivo municipal o recapeamento da Rua Oliveira; da Rua Seberi e Rua Tapejara (Jd, da Luz), a implantação de postes de iluminação pública na viela entre as Ruas São Gabriel e Paranapanema, no Jd. Taima; a revitalização da pintura externa da UBS do Jd. Pinheirinho, Ângela e Santo Eduardo.

O vereador Índio e o vereador Luiz do Depósito também solicitaram a instalação de placas de identificação das seguintes ruas do bairro Jardim da Luz: Itu, Marau, Erechim, Palmeira das Missões, Rua Caiçara, Rua Araçatuba, Rua Tapejara, Rua Carazinho, Rua Nonoai, Rua Soledade, Rua Seberi, Rua Sananduva, Rua Gaurama, Rua Passo Fundo, Rua Sarandi, Rua Erval Seco, Rua Iraí e Rua Panambi.

Índio também solicitou ao executivo municipal a implantação de cobertura para Ponto Ônibus entre a Rua Soledade e Rua Seberi (Jd. da Luz); a substituição da iluminação pública das vias do bairro Jd. da Luz.

O vereador Jefferson do Caminhão encaminhou suas indicações ao executivo municipal para dedetização de todas escolas municipais; recapeamento da Rua Grande Hotelo, no bairro Capuava; oficialização das vias: “Rua das Orquídeas”, Particular, Servidão – no Capuava; troca da iluminação da Rua Ponte Alta, no bairro do Jardim Santa Clara; e a Canalização e Retificação do rio que fica na R. Alberto Giosa, próxima ao Parque Francisco Rizzo (Centro).

O vereador Bobilel Castilho indicou ao executivo municipal a implantação de numeração social em áreas públicas do Jardim Castilho; Comunidade Fundasa (no Jardim São Luiz); Vila Isis Cristina; Chácara Maria Alice e da Estância Embuarama.

Bobilel também solicitou a reforma da UBS São Luiz, localizada no Jardim Branca Flor; reforma dos quatro “sarjetões” da Rua Perová, na altura dos números 189 e 242, e também do “sarjetão” localizado na Rua Patumi, número 319, no Jardim Castilho e reforma da ilhota localizada na Rua Perová.

(Assessoria de Comunicação)