Vereadores aprovam Projeto de incentivo a munícipes e empresários na zeladoria de praças e áreas verdes

Luiz do Dep?sito aprovou projeto que busca coibir abusos ?s mulheres dentro dos circulares municipais Luiz do Dep?sito aprovou projeto que busca coibir abusos ?s mulheres dentro dos circulares municipais Por: Alexandre / CMEMBU

Os vereadores aprovaram na manhã desta quarta-feira, dia 29, o programa “Adote uma Praça” com objetivo de conservação e manutenção de áreas verdes e praças no município. Na pauta do dia também foram aprovados diversos projetos, com destaque para o PL que institui no município a “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate a Automutilação” no mês de setembro. O Dia 18 de maio também ficou instituído como o “Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Com o foco em zeladoria e manutenção das áreas verdes públicas do município, os vereadores Jefferson do Caminhão e Daniboy aprovaram o PL 38/2019 que implementa na cidade o programa “Adote Uma Praça”.  “Se Deus quiser, muitos comerciantes da nossa cidade irão procurar para adotar uma praça e eu tenho certeza que logo vamos ver aliviar um pouco para o governo, permitindo aos comerciantes explorar esses espaços”, disse o vereador Jefferson do Caminhão em apoio a sua proposição.

Buscando coibir ações de “importunação sexual” contra mulheres no transporte público municipal, o vereador Luiz do Depósito aprovou o PL que cria o “programa Secretaria da Mulher em Movimento”. O programa pretende desenvolver treinamento com os motoristas de ônibus para ensiná-los a agir nos casos em que a importunação ocorre dentro dos coletivos. “Sabemos que a Secretaria da Mulher dá assistência à todas as mulheres, tanto jurídico quanto psicológico e essa ideia de levar essa divulgação é muito importante”, disse o vereador proponente, Luiz do Depósito.

De autoria do vereador Ricardo Almeida, o projeto que institui a “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate a Automutilação”, foi aprovado e segue para sanção do prefeito para ser incluído no calendário oficial do município, sempre na primeira semana do mês de setembro. Ricardo também aprovou o PL que introduz no calendário municipal o “Dia 18 de Maio” como “Dia Municipal do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. “No dia 18 de maio de 1973 uma menina, de oito anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória (ES). Seu corpo apareceu 6 dias depois carbonizado e seus agressores nunca foram punidos”, Lembrou Ricardo esse triste episódio, dando ênfase a data memorativa. Por proposta do vereador, o mês de maio também será conhecido como “Maio Amarelo”, com o intuito de conscientizar a população “sobre a necessidade de uma conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito, bem como proporcionar a divulgação e a discussão do tema “atenção pela vida”, para que se alcancem soluções visando a redução de acidentes”.

Encaminhado pelo prefeito municipal, os vereadores aprovara o PL que Altera a descrição da área mencionada no artigo 1º da Lei nº 3.040 de 19 de outubro de 2018, ficando os demais artigos inalterados.

O presidente da Câmara, Hugo Prado, em conjunto ao vereador Doda Pinheiro, aprovou a concessão do Título de Cidadão Embuense ao Bispo Dom Luiz Antônio Guedes, da Diocese de Campo-Limpo. Hugo e o vereador Gideon Santos, também indicaram ao título de cidadão a pessoa do Pastor Jair de Oliveira, referência na implementação da instituição cristã Casa da Benção.

Prestando solidariedade aos familiares, o vereador Jefferson do Caminhão aprovou uma moção de pesar ao Sr. George Reis dos Santos, mais conhecido como Regis, que faleceu no dia 22 de maio de 2019, aos seus 63 anos, vítima de infarto.

INDICAÇÕES

O vereador Gideon Santos aprovou uma indicação para a “reforma nas cadeiras de atendimento odontológico da UBS Jardim Ângela”.

Os vereadores Bobilel Castilho, Gerson Olegário e Doda Pinheiro indicaram a implantação de coberturas nos abrigos de ônibus da Av. Rotary, no Parque Pirajussara. Bobilel também indicou ao executivo municipal reforma geral do escadão situado entre a rua das Orquídeas, José do Patrocínio e Rua das Margaridas, no Jardim Flórida, além da reforma geral da quadra que está localizada na Rua Sucuri, no Jd. Nova República.

O vereador Doda Pinheiro indicou a construção da cobertura do estacionamento da UBS do Jd. Nossa Senhora de Fátima.

(Assessoria de Comunicação).