Contrariados com demora em execução, vereadores querem esclarecimentos sobre a construção de rotatória no Parque Luzia

Novo tel?o digital da C?mara em uso Novo tel?o digital da C?mara em uso Por: Alexandre / CMEMBU

Os vereadores aprovaram na manhã desta quarta-feira, dia 24, um requerimento para cobrar esclarecimentos da empresa responsável pelas obras de implantação de uma rotatória no Parque luzia, próximo ao Cemitério dos Jesuítas. Acompanhados do presidente da Câmara, Hugo Prado, que demonstrou descontentamento com a demora na execução das obras, os vereadores exigiram a apresentação de um cronograma dos trabalhos a serem executados pela empresa contratada. A sessão também foi marcada pela presença do grupo de terceira idade do Jd. Santa Tereza, que acompanhou a aprovação do PL que institui no município o programa “Mais Atividade.

Em tom crítico, o presidente da Câmara, vereador Hugo Prado, exigiu que a empresa “Teto Construtora” apresente um cronograma de execução da obra para a construção de uma rotatória no Parque Luzia, que liga as Ruas Av. Rotary, João Paulo I e João Paulo II.

“A prefeitura em virtude dos atrasos tem notificado a empresa aplicado multas significativas previstas a Legislação. A partir disso, nós vereadores nos reunimos e decidimos convocar aqui nesta Casa de Leis os responsáveis pela empresa Teto Construtora S/A. É inadmissível que uma construtora venha em nossa cidade, ganhe licitações públicas e cause tantos transtornos ao nosso povo como ela vem causando. Temos a responsabilidade de a partir da vinda dessa empresa aqui cobrar e acelerar o governo para inabilitar para que essa empresa nunca mais ela possa executar obras públicas em qualquer lugar de nosso país”, disse Hugo em crítica a empresa.

“7 meses de obra de um problema de mais de 50 anos, que tenho certeza será concluída este ano, irá resolver o problema das futuras gerações no que diz respeito a trânsito e mobilidade urbana. É umas das obras mais impactantes que esse governo está fazendo”, disse o vereador Doda em defesa da obra de construção da rotatória.

Antes de debater a aprovar o requerimento, os vereadores aprovaram o programa municipal “Mais Idoso” que foi encaminhado pelo prefeito municipal.

O programa tem por objetivo promover a qualidade de vida por meio de atividades físicas, sociais, culturais e terapêuticas que envolvam capacidades físicas diversas e cognitivas, estimulam a sociabilização, no intuito de desenvolver o bem-estar físico e biopsicossocial aos idosos, acima dos 60 anos.

“Eu não estou fazendo um favor e sim minha obrigação, porque sem vocês essa cidade não estaria construída da forma que está hoje. Vocês contribuíram muito pela cidade e hoje merecem essa retribuição. Sem vocês nada disso seria possível”, disse o vereador Bobilel Castilho em defesa do projeto.

Não existe nada melhor do que aprender do que com quem sabe ensinar. E a terceira idade sabe ensinar. Parabenizo o nosso prefeito Ney Santos que tem valorizado esse grupo da Terceira Idade. A Terceira Idade contribuiu para o crescimento do nosso município e ainda tem muito a contribuir com a sua experiência. Então é necessária uma atenção diferenciada”, enfatizou o vereador Ricardo Almeida que também apoio a criação do programa.

Na ordem do dia os vereadores também aprovaram o PL que permite o executivo municipal conceder auxílio moradia, transporte e alimentação aos médicos vinculados ao Programa Mais Médico para o Brasil, que venham a atender no município.

Os parlamentares também aprovaram uma moção de pesar pela mais de 200 mortes em atentados no Sri Lanka (Asia).

Indicações

Por indicação o vereador Gerson Olegário solicitou ao executivo municipal a substituição da iluminação pública de coloração branca, por luzes em led da Rua Rosas, no Jd. Santa Barbara. Gerson também indicou a Rua Claudio Manoel Costa, no Jd. Independência para receber essa melhoria.

O vereador Doda Pinheiro indicou a construção de um Ginásio ao lado do campo denominado “Perequê”, localizado na Mata do Roque Valente (Pirajussara).

O vereador Edvânio Mendes ao executivo estudos para que o Conselho Tutelar Municipal apresente uma agenda com palestras sobre o combate à violência sexual contra a criança e adolescente em todas as escolas e creches do município.

Transparência e inovação

Como novidade, os vereadores se utilizaram pela primeira vez do sistema digital de votação que agora passa a ser fixo na condução das sessões odinárias da Câmara Municipal de Embu das Artes.

A partir de agora, o público que acompanha as sessões no Plenário Mestre Gama e os internautas poderão visualizar a votação por meio de painel eletrônico.

A iniciativa, além de promover maior agilidade no processo de votação dos projetos da Casa Legislativa, também contribui para a transparência dos atos legislativos. O telão marcará a votação sob cada projeto apresentado em plenário e a TV Câmara também se fará presente, indicando a efetiva transmissão online das sessões.

O telão também servirá para outras utilidades, como Audiência Públicas, palestras, aulas e demais atividades desenvolvidas pela Câmara.

(Assessoria de Comunicação).