Mulheres são homenageadas na Câmara pelo "Mês da Mulher"

Vereadores entregam T?tulo de Cidad? Embuense a Sra. Cida Prado, m?o do presidente da C?mara, Hugo Prado Por: Alexandre / CMEMBU

Nesta última sexta-feira, dia 29, a Câmara Municipal de Embu das Artes realizou sua tradicional sessão em homenagem ao “Mês da Mulher”. Marcada pela emoção e a grande presença de público no plenário, o presidente da Casa, Hugo Prado, juntamente com os vereadores Gideon Santos, Gerson Olegário, Carlinhos do Embu, Luís do Depósito e Bobilel Castilho homenagearam diversas mulheres, com a entrega de três títulos de Cidadã Embuense. A Secretária da pasta de Política da Mulher, Fernanda Rosário, comandou os trabalhos na sessão.

Apresentando dados sobre a violência contra a mulher, a Secretária Fernanda Rosário destacou a necessidade do apoio às mulheres, tendo como objetivo o combato ao feminicídio. “O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Somente 7% dos municípios brasileiros tem uma Delegacia da mulher e 28% das mulheres assassinadas no Brasil morre por “repetição, ou seja, já procuraram um serviço e mesmo assim foram assassinadas. 40% das mulheres agredidas já tentaram suicídio e em 60% das mortes a mulher já tinha sofrido algum tipo de agressão física”, disse Fernanda apresentando números da violência praticada contra a mulher.

Ela também apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Mulher no município. “O mês de março é o mês que a gente para pra refletir sobre todas essas questões. Más, e o que a gente faz nos outros meses em relação a isso? Muito pouco”, concluiu. “Pensando nisso criamos a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, atendendo a mulher em todas a sua complexidade. Violência, trabalho, vaidade, conflitos e alegrias”, disse Fernanda descrevendo alguns dos temas desenvolvidos na nova secretaria do governo municipal.

No evento, os vereadores também homenagearam algumas mulheres de destaque no município. Em especial, os vereadores entregaram o Título de Cidadão Embuense a Delegada da Delegacia da Mulher, Dra. Floralice Nunes, ou Dra. Flora como é conhecida.

Emocionada, Dra. Flora agradeceu a homenagem ao prefeito Ney Santos, que há época como vereador do legislativo municipal concedeu o título, más que por questões particulares da homenageada não pôde entregar a honraria.
Antes de receber sua homenagem, Dra. Flora comentou sobre a questão da violência contra a mulher. “Em minha carreira como Delegada eu tive poucos casos de feminicídio, porque a gente tenta cercar de todos os lados. Nós trabalhamos diuturnamente tentando ajudar. Temos um projeto parecido com o “Tempo de Despertar” da Dra. Maria Gabriela, que trabalha até com eles [homens]. Estamos em nossa segunda turma e temos tido resultados”, disse.

Dra. Flora também agradeceu a acolhida da cidade e destacou a importância do Título de Cidadão Embuense. “Embu pra mim me trouxe realização profissional, por isso estou aqui há mais de 20 anos. Que a minha mais nova miga Eli e a mãe do prefeito levem para ele meu agradecimento. Há uns três anos, recebi a visita do prefeito ainda em campanha e ele foi muito humilde em chegar lá, tomar um café, e logo em seguida saiu essa indicação. Eu me sinto humildemente feliz, porque é a primeira vez que eu trabalho numa cidade de que eu sou reconhecida desta forma. Eu gostaria de homenagear uma pessoa muito importante em minha vida com este título. Ela tem hoje 94 anos, a minha mãe, e ela com certeza diria: obrigado por acolher a minha filha”, disse Dra. Flora emocionada com a homenagem.

Quem também recebeu o título de Cidadã Embuense foi a mãe do presidente da Câmara, a Sra. Cida Prado, e a ex-vereadora pelo município Ana Maria de Souza Santos. Ana Maria recebeu o Título em 2012, mas somente agora pôde vir a Câmara para recebe-lo. “Eu fico muito feliz. Participei ativamente contra a ditadura militar, ajudei a instituir o Conselho Tutelar. Foi uma luta minha e da Maria da Graças (ex-vereadora) para trazê-lo para ao Embu. E foi uma guerra com a prefeitura na época”, disse Ana Maria exemplificando sua luta diante das necessidades da época no município.

Antes de entregar o título de cidadão embuense a sua mãe, o presidente do legislativo, Hugo Prado, destacou o legado de sua progenitora e seu exemplo de vida. “Meu pai e minha mãe saiam do açougue, fechavam a loja no Santo Eduardo, e iam distribuir carne para as famílias carentes da nossa cidade. Quantas vezes a senhora deixou eu e minha irmã para cuidar dos outros. Para cuidar de pessoas que nós nem conhecíamos. A senhora nos ensinou que acima de tudo o maior sentimento de um ser humano é o amor”, disse o presidente da Câmara antes da entrega do título de cidadão embuense a sua mãe.

“Agradeço a todo mundo, a todas as mulheres que estão aqui agora, a toda a Câmara, os vereadores, ao prefeito Ney Santos, e a todas Conselheiras (tutelares), aos meus filhos”, disse a Sra. Cida Prado após receber o Título de Cidadão Embuese.

Veja quem foram as homenageadas na sessão pelo Mês da Mulher

Dra. Flora (recebeu título de cidadã embuense)

Cida Prado - Recebeu o Título de Cidadã Embuense concedida pelos vereadores Gideon Santos e Hugo Prado.

Ana Maria de Souza Santos - Recebeu título de cidadã embuense concedido pelo vereador Luiz do Depósito.

Elisangela Bispo da Costa da Silva – Recebeu a medalha “Zilda Arns” concedida pelo vereador Carlinhos do Embu
Maria Viana - Recebeu a medalha “Zilda Arns” concedida pelo vereador Gerson Olegário
Maísa Cossão - Recebeu a medalha “Zilda Arns” concedida pelo vereador Bobilel Castilho
Monica Alves Pereira - Recebeu a medalha “Zilda Arns” concedida pelo vereador Gideon Santos