Vereadores instituem campanha para descarte do lixo e entulho na cidade

Por | 28/03/2019

Vereador Doda Pinheiro entregou ao presidente da Câmara, Hugo Prado, uma medalha da Câmara Municipal de São Paulo em representação ao esporte Muay Thai; Doda disse que se empenhará na realização da 2º Copa de Muay Thai na cidade.
Foto:Alexandre / CMEMBU

Os vereadores aprovaram na manhã desta quarta-feira, dia 27, a “Campanha de Conscientização do Correto Descarte do Lixo e Entulho” na cidade. O PL 30/19 institui a “campanha” no território municipal incentivando a forma adequada de descarte, com maior divulgação do cronograma da coleta de lixo em cada bairro do município e a possibilidade de abertura de chamado com agendamento do recolhimento dos entulhos sendo divulgado em toda a municipalidade. Os parlamentares também aprovaram a instituição da “Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down”, que passa a integrar o calendário oficial do município, e o convênio com o Ministério da Educação para a implantação e o funcionamento da Escola Cívico-Militar de Embu das Artes.


Na sessão os parlamentares também autorizaram o executivo municipal a firmar convênio com o Restaurante Popular para oferecer a gratuidade no café da manhã e almoço para os servidores públicos municipais de Embu das Artes.

Os vereadores Gerson Olegário, Bobilel Castilho e Índio Silva propuseram a “Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down”, que passa a integrar o Calendário Oficial do Município em virtude da data “21 de março” (Dia Internacional da Síndrome de Down).


 “Fica Instituída a Semana de Conscientização da Síndrome de Down, que será comemorada, anualmente, na última semana do mês de março, em virtude da comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down”, informa trecho do Projeto de Lei (PL) aprovado.


Também na ordem do dia os representantes do legislativo autorizaram o governo municipal a firmar convênio com o Ministério da Educação para implantar uma unidade escolar Cívico-Militar na cidade. Luiz do Depósito é o propositor da matéria aprovada.


O vereador Gerson Olegário aprovou o PL que Institui a “Rua Silverstone” à antiga Rua “A” do loteamento Célia Regina, entre as estradas de Itapecerica Campo-Limpo e Constantinopla (Jd. Júlia).



Ordem do dia


Na ordem do dia os vereadores também aprovaram a concessão do Título de Cidadão Embuense ao Padre Paulino de Moraes, administrador da paróquia São José e Santo Eduardo. Propositora da homenagem, vereadora Dra. Bete, destacou a atuação do clérigo a frente de trabalhos sociais no município.


“O padre Paulino tem um grande trabalho no Sto. Eduardo com creche, com a Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança e está há mais de 20 anos naquela região”, disse a vereadora Bete em defesa da aprovação do Título.
“Pra nós é motivo de muito orgulho quando agente aprova e concede um Título de Cidadão Embuense para pessoas como o Padre Paulino”, disse o vereador Doda Pinheiro.


“Padre Paulino sem dúvidas é um dos grandes líderes religiosos da nossa cidade e além do seu trabalho religioso tem o trabalho social que é promovido pelo Padre Paulino. Ele que tem como principal característica sua autenticidade. Um homem que sempre é pautado pela verdade, pelo compromisso com a comunidade. É um título mais que merecido”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado.


De autoria do vereador Doda Pinheiro os parlamentares lamentaram a morte da servidora Érica Carvalho de Oliveira. Érica foi servidora pública na prefeitura por mais de 14 anos. Ela deixa uma filha e esposo.


O presidente da Câmara, Hugo Prado, também aprovarou uma moção de pesar pelo falecimento de João Paulo Silva de Jesus, mais conhecido como “Magrão”. Magrão era servidor da Secretaria Municipal de Esporte, onde atuava como treinador de futebol.


“Sempre foi uma pessoa que nos ensinou muito com a sua simplicidade e que sem dúvidas deixará um grande legado a todos que puderam conviver com ele”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado.



Indicações



Os vereadores Índio Silva, Doda Pinheiro e Ricardo Almeida indicaram ao Poder Executivo a troca de lâmpadas com “luz amarela” por “luz branca” em todas as vias do bairro Jd. Santa Tereza.


O vereador Índio Silva também indicou a reforma da Escola Villa Lobos, no Jd. Santa Rita, e a substituição de lâmpadas alógenas (luz amarela) em lâmpadas de Led (Luz Branca) nas Ruas José Lins do Rego, Rua Cora Coralina, Rua Cecília Meireles, Rua Henrique Henfil e José Guimarães Rosa, do Jd. Taima; Rua Sereia, Rua Arpoador, Rua Catuaba, Rua Líder, Rua Minuano, Rua Pinho, Rua Pioneiro, Rua Riqueza, Rua  Senzala, Travessa da Saudade, Rua Vila Lobos, Rua Ópera, Rua Caminho dos Seis Amigos, Rua Granito, Rua Pedra Verde (do bairro Jd. Batista); Rua Cedro, Rua Ipê, Rua Jacarandá, Rua Marfim e Rua Peroba (Jd. Santa Rita); Rua Avaré, Rua Caviúna, Rua Cruzeiro, Rua Fluminense, Rua Itapeva, Rua José Macedo de Moraes, Rua Juquiá, Rua Ourinhos, Rua Portuguesa, Rua Santos, Rua Serra Negra e Rua Vasco da Gama (Jd. Ângela); e todas as Ruas do bairro Jd. Santo Eduardo.


O vereador Joãozinho da Farmácia indicou ao executivo municipal para a implantação de placas de identificação nas Ruas: Angico Branco, Antúrios, Araucárias, Aroeiras, Bananeiras, Cactus, Cajueiro, Caqui, Carnaúbas, Carvalho, Cerejeira, Eucaliptos, Goiabeiras, Hatsuji Terada, Hercílio Wustemberg, Ingazeiro, Ipê e Jaboticabeiras, no bairro Jd. Pinheirinho.


Joãozinho também indicou a administração municipal a implantação de Ponto de Ônibus na Av. Elias Yazbeck ao lado do supermercado Akki (Nº 2925).


Gerson Olegário indicou ao executivo municipal a instalação de ar-condicionado ou ventiladores em todos os quartos da maternidade municipal Alice Campos Machado. Gerson também indicou a criação de um polo adicional para a entrega de cestas básicas dos servidores municipais da prefeitura.


O vereador Jefferson do Caminhão indicou a administração municipal a construção de um muro de contenção na Viela de ligação das Ruas Tatuí e Guatapará, no Jd. Dom José. Ele também pediu a iluminação da viela.


Jefferson também solicitou a instalação de banheiros químicos nas feiras noturnas da cidade.


Os vereadores Jefferson do Caminhão e Índio Silva indicaram a iluminação da quadra da Escola Municipal Pau Brasil, no Jd. Dom José. Jefferson também fez parceria com o vereador Gerson Olegário para indicar a implantação de detectores de metal nas escolas municipais da cidade.


Os vereadores Bobilel Castilho e Doda Pinheiro indicaram o recapeamento da Rua Flor do Campo, no Jd. Flórida. Bobilel também fez parceria com o vereador Índio Silva para indicar o recapeamento da Rua Iguape, no Jd. Dom José.
Bobilel também indicou ao executivo municipal a construção de um Centro De Referência De Assistência Social (CRAS), no Jd. Castilho; construção de uma unidade de educação infantil (creche) nos bairros: Jd. Castilho, Jd. São Luís e Santa Tereza.


O vereador também solicitou estudos para a reforma da Escola Irmã Maria Iluminata, no Jd. Santa Clara; Reforma da escola Estela, no Jd. Estela; e a reforma da escola Ipê, no Jd. Vazame.


O parlamentar Gideon Santos, juntamente com o vereador Bobilel Castilho, indicou a troca da iluminação pública das Ruas dos Geógrafos, Rua dos Comerciários, Rua dos Agricultores, Rua do Engenheiro, Rua do Industriário, Estrada Antônio Mory, Rua da Medicina, Rua Tinturaria e Rua Metalurgia, no Jd Santa Rita.


Gideon Santos também indicou ao executivo municipal a revitalização e requalificação da iluminação pública na Estrada Professor Cândido Motta Filho, no Jardim Silvia; Rua Andrônico dos Prazeres Gonçalves, Rua Belo Horizonte, Rua Domingos de Pascoal, Rua Luís de Almeida Carvalho, Rua Ranulfo Lira, Rua Solano Trindade, Rua Vereador Jorge de Souza e Rua Alberto Giosa (Jd. Arabutan).


Ele também indicou a reforma da UBS Central, na Av. Elias Yazbeck e a troca dos equipamentos odontológicos da UBS.
Para finalizar a Ordem do Dia o vereador Danilo Alves (Daniboy) indicou ao executivo uma Base da Guarda Civil Municipal em frente à escola Profª Astrogilda de Abreu Sevilha, localizada no bairro Parque Jane.

 

(Assessoria de Comunicação)

Comentários

Nenhum comentário até o momento

ATIVIDADES

INSTITUCIONAL

IMPRENSA

  • cme.comunicacao@gmail.com
  • Telefone: (11) 4785-1568 Ramal 227/242
  • Coordenador de Comunicação: Alexandre Oliveira
  • Jornalista Assessor de Comunicação: Adilson Oliveira
  • Assessora de Comunicação: Gabriela Rocha
  • Estagiário: Matheus Lima Silva
  • Arquivo Fotográfico: Flick