Brasão de Embu das Artes

Sessão Solene pelos 60 anos Embu das Artes é marcada por homenagem a Leiliane

Emancipadores foram homenageados na sess?o solene pelos 60 anos de Embu das Artes Emancipadores foram homenageados na sess?o solene pelos 60 anos de Embu das Artes Por: Alexandre / CMEMBU

Sessão pelos 60 anos de Emancipação Político-Administrativa aconteceu no sábado, dia 23; plenário ficou lotado



A sessão solene pelos 60 anos de Emancipação Político-Administrativa de Embu das Artes, realizada no último sábado, dia 23, foi marcada por homenagens e a presença da vendedora Leiliane Rafael, que ajudou no resgate a um caminhoneiro, João Aldroaldo, após ter seu caminhão colidido com o helicóptero da TV Bandeirantes e culminado na morte do jornalista Ricardo Boechat e seu piloto, Ronaldo Quattrucci, no último dia 11. O ato, que também reuniu familiares de emancipadores, foi marcado pela grande participação popular que lotou o plenário Mestre Gama.
Homenageada do dia, além dos emancipadores por meio de seus familiares, Leiliane recebeu das mãos do presidente da Casa, Hugo Prado, e do prefeito municipal, Ney Santos, um título de Cidadão Embuense para destacar a bravura e o exemplo dado pela vendedora de 29 anos que, de impulso, ajudou no resgate do caminhoneiro João Aldroaldo, retirando-o das ferragens.


Sua bravura diante da tragédia ocorrida no dia 11/02 ganhou o noticiário nacional e uma imagem sua, ajudando a abrir a porta do caminhão que se chocou com o helicóptero da TV Bandeirantes, viralizou nas redes sociais, destacando tamanha coragem de Leiliane.


“Eu fiquei muito preocupada na hora, porque quando o caminhão colidiu, o helicóptero explodiu e o caminhão não: aí foi meu ato de parar (ela passava no local com o marido de moto) e tentar ver se tinha algum sobrevivente. Foi quando eu encontrei o Sr. João, que estava vivo. Ele estava machucado, mas vivo. Daí veio toda a minha força, o meu ato”, disse Leiliane antes de receber sua homenagem na Câmara.


Além de Leiliane, que recebeu o título de cidadão embuense e uma bolsa de estudos cedida pela instituição Fecaf no curso de enfermagem, noticia essa dada pela vereadora de Taboão da Serra, Érica Franquini, presente a sessão, houveram também homenagens aos familiares dos emancipadores. Edna Koch recebeu a medalha figurativa “18 de Fevereiro” em representação ao seu pai, Carlos Koch (Edna estava acompanhada de seu esposo, Sr. Luiz Carlos); Maria Valeriano de Moraes recebeu a medalha em representação a seu esposo, Izaltino Victor de Moraes. O Sr. José Roberto Medina, filho do Emancipador, João Batista Medina, também recebeu uma medalha alusiva a data “18 de fevereiro”. Ele estava acompanhado de sua esposa Sra. Jane.


O ex-prefeito da cidade e representante da colônia japonesa que ajudou a fundar e fomentar o crescimento do município, Sadao Nagata, também foi homenageado com a medalha “18 de Fevereiro”. Em representatividade a Imprensa, o jornalista Márcio Amêndola, editor do extinto jornal Fato Expresso que circulou por 20 anos no município, também foi homenageado. O Secretário de Serviços Urbanos, Celsos Vasconcelos, também recebeu uma placa em moção de aplausos pelos bons serviços prestados à frente da pasta.


Vereadores e homenageados


Como tradição no ato solene de emancipação, os vereadores também homenagearam alguns munícipes, destacando sua contribuição para a cidade que completou 60 anos de emancipação político-Administrativa no último dia 18 de fevereiro.


O vereador Índio Silva foi a tribuna e prestou homenagem ao Sr. Rosalvo Alves, que foi representado por um de seus filhos, Ricardo Costa. “Mais do que justo, quero que você [Ricardo] mande um abraço ao seu pai. Agradeço a vocês por terem aberto a porta a casa de vocês, pessoas que eu conheci no ano passado e são pessoas maravilhosas e mais do que nunca merecem essa homenagem”, disse o vereador Índio Silva.


O vereador Bobilel Castilho homenageou o Sr. Luiz Carlos Bertoli. “Pra mim hoje é orgulho estar homenageando você. Sei da sua história, acompanhei de perto, e tenho muito orgulho de ser o seu amigo. Quando criança, você, o Valdir, seu pai, Sr. Vitor, a Dona Dirce, sempre me trataram com carinho. Tenho uma lembrança que mesmo debilitado, seu pai, na cadeira de rodas, quando eu estava em campanha, pedindo votos na rua, seu pai me abraçou e começou a chorar. Eu guardo isso no meu coração”, disse Bobilel em destaque a seu homenageado.


O vereador Doda Pinheiro Homenageou o Secretário de Esporte, Anderson Nóbrega, destacando sua luta contra o câncer e seu papel exemplar na condução da pasta no município. O vereador Carlinhos do Embu homenageou a Sr. Maria Suzete de Moura. Já o vereador Gerson Olegário homenageou sua mãe, Dona Dirce do Carmo, em momento de grande comoção no plenário.


O vereador Gilson Oliveira homenageou a educadora Joyce Alves Romão; O vereador Gideon Santos homenageou o artista plástico, Paulo Dud; o vereador Ricardo Almeida homenageou a munícipe, Gisele Neres Dionísio; o ex-secretário de Serviços Urbanos, Léo Novais, foi homenageado pelo vereador Joãozinho da Farmácia e o presidente da Câmara, Hugo Prado, destacou a importância do ex vice-prefeito, Roberto Terassi, em sua contribuição para o crescimento e fortalecimento do município. Terassi também representou o primeiro prefeito municipal, emancipador, Annis Neme Bassith, na sessão.


“Eu não poderia ter escolhido outra pessoa que fosse sinônimo de trabalho, de lealdade, de compromisso com a cidade de Embu das Artes. Confesso que faltaram palavras para descrever tudo o que o senhor significa para esse jovem, más principalmente para a cidade de Embu das Artes”, disse Hugo que declamou um poema em homenagem a Terassi em plenário. Hugo Também homenageou o maestro da Banda Municipal, Hamilton Oliveira, e o jornalista, Márcio Amêndola, destacando o papel da imprensa nesses 60 anos de história de formação do município.

Quem também esteve na Sessão Solene pelos 60 anos de Emancipação Político-Administrativa foi o deputado pelo PRB, Gilmaci Santos, que utilizou a tribuna para homenagear a cidade.


Prefeito destaca crescimento da cidade


O prefeito municipal, Ney Santos, também esteve presente a sessão solene pelos 60 anos de emancipação, parabenizando aos vereadores pela organização da Sessão Solene e destacando o crescimento da cidade. “Hoje é um momento muito importante para Embu das Artes, momento esse que a gente comemora mais um ano de vida do nosso município. É muito importante que a gente venha reconhecer todas aquelas pessoas que iniciaram esse projeto a 60 anos atrás, como exemplo do Sr. Annis Bassith. Importante a gente lembrar por todas aquelas pessoas que lutaram pelo desenvolvimento dessa cidade, que infelizmente não estão mais aqui, mas estão aqui por meio de seus representantes, que vem todos os anos receber a tão honrada homenagem”, disse Ney em cumprimento aos familiares de emancipadores e todos os munícipes que contribuíram com o crescimento e formação da cidade.


O prefeito também destacou o salto econômico do município desde sua formação. “Eu com 38 anos de idade tive a oportunidade de acompanhar um pouco o desenvolvimento e avanço da cidade, mas não tive a oportunidade de conhecer Embu quando o povo andava de charrete. Acho que todos aqueles que tem a oportunidade de passar por onde nós estamos passando tem a obrigação de contribuir e deixar a sua participação, participação essa que será importante como foi a do Sr. Annis, e a de muitas outras pessoas que acreditaram nessa cidade”, afirmou Ney.


“Tenho certeza que nesses 60 anos da história de Embu, esses dois anos do nosso governo nós iremos deixar um grande legado, que talvez daqui 60 anos pessoas irão lembrar do nosso governo como nós estamos lembrando do governo do Sr. Annis Bassith”, destacou o prefeito em sua fala.


Após o pronunciamento do prefeito, já como anfitrião da solenidade, os emancipadores foram homenageados por meio de seus familiares com a medalha alusiva a data “18 de Fevereiro”.




Assessoria de imprensa