Brasão de Embu das Artes

Vereadores querem que município volte a ser sede da Copa São Paulo de Juniores em 2020

Vereadores homenagearam o optometrista Geraldinho Lima por sua contribui??o ao munic?pio Vereadores homenagearam o optometrista Geraldinho Lima por sua contribui??o ao munic?pio Por: Adilson Oliveira

Os vereadores aprovaram nessa quarta-feira, dia 5, o requerimento que solicita ao poder executivo municipal a requisitar, juntos aos órgãos responsáveis, que Embu volte a ser sede do campeonato de futebol “Taça São Paulo de Juniores” em 2020, e que o torneio seja colocado no calendário oficial do município. Na ordem do dia os vereadores também aprovaram diversos projetos, além da criação de três novas pastas no executivo municipal: Mulher, Meio Ambiente e Suprimentos.


Visando a volta do campeonato nacional de juniores ao município, a famosa “Taça São Paulo” onde 128 equipes, de todo o Brasil, disputam entre si e lançam diversos jovens ao mundo do futebol, os vereadores aprovaram um requerimento do vereador Doda Pinheiro que solicita ao executivo municipal que seja levado a proposta de sediar o evento em alguns jogos às entidades responsáveis pela realização do torneio. De acordo com o requerimento de Doda, o município que já foi sede anos atrás, poderá ganhar muito voltando a ser sede, tanto em seu comercio local, quanto no turismo da cidade.


Nos trabalhos, os vereadores também aprovaram a criação de três novas secretarias no executivo municipal. O município agora terá a Secretaria voltada a Mulher, com a condensação das políticas públicas voltadas ao gênero, organizando, mantendo e propondo medidas e atividades que visem à garantia dos seus direitos, conforme disposto na Lei Federal 11.340/2006 e no Decreto Federal 7.043/2009. O Centro de Referência da Mulher passará a ser gerido pela pasta.


Houve também a criação das pastas de Meio Ambiente e Suprimentos.


Como indica o nome, a Pasta de Meio Ambiente deverá promover, implantar, coordenar, fiscalizar e avaliar a Política de Meio Ambiente em acordo com as deliberações do Conselho Municipal Ambiental no município.
A Secretaria de Suprimentos ficará a cargo de promover os procedimentos de licitação destinados a contratação de obras, serviços, compras e alienações e outras que lhe forem requisitadas.

Em dois requerimentos aprovados, os vereadores André Maestri e Rosângela Santos solicitaram o quadro médico e de enfermagem com devidos registros no Conselho de Medicina e Conselho de Enfermagem, cargas horárias e plantões exercidos pelos médicos que atuam no PS Central, UPA e Hospital Leito visando a transparência da gestão. Eles também solicitaram ao executivo municipal a convocação do Secretário de Saúde do município, Jose Alberto Tarifa, o Secretário José Roberto Jorge (Finanças) e representantes do Instituto Endusa para prestarem esclarecimentos quanto a atividade desta instituição no município.


O vereador Doda Pinheiro solicita ao executivo municipal que acione a entidade Sabesp para que a empresa estatal realize a implantação de esgoto na rua Almeida Batista, no Jardim São Marcos. Também respectivo a Sabesp, o vereador Luiz do Depósito autorizou o executivo municipal, por meio de Projeto de Lei Autorizativo, que se estabeleça parceria para a implantação de pontos de atendimento ao público nas praças de atendimento ao cidadão da Prefeitura, localizados nos bairros Santo Eduardo e Santa Tereza.


HOMENAGENS


O vereador Doda Pinheiro também solicitou a criação pelo poder executivo de uma placa de homenagem ao servidor efetivo em reconhecimento ao bom serviço prestado a municipalidade. De acordo com o projeto, a solenidade proporcionará anualmente a um servidor de cada Secretaria uma Placa de Homenagem como premiação por reconhecimento de relevantes serviços prestados ao Município.


O vereador Ricardo Almeida aprovou a concessão do título de cidadão embuense ao deputado federal, Marcos Antônio Pereira, parlamentar que sempre atua para mandar recursos a municipalidade. Marcos Pereira foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do presidente Michel Temer.


O vereador Luiz do Depósito aprovou um PDL que dá ao Sr. Geraldo Marianode Lima, o título de cidadão embuense. De acordo com Luiz, Geraldinho Lima, como é conhecido, realiza um importante trabalho comunitário, promovendo a doação de óculos a comunidade e tem trabalho expressivo há 25 anos no município.


O vereador Carlinhos do Embu aprovou na sessão uma moção de aplausos aos agentes públicos de segurança pelo projeto Proerd, que atua nas escolas municipais e estaduais no combate a prevenção do uso de drogas e violência. Carlinhos destacou a atuação do PM Adailton dos Santos Pereira “Cabo Pereira” que é um instrutor do Programa Proerd da cidade de Embu das Artes.


Os vereadores também aprovaram uma moção de aplausos a nova diretoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) com atuação no município, que se sagraram vencedores na recente eleição no dia 29 de novembro, para o triênio 2019-2021. A “Chapa 01”, foi formada pelos advogados: Presidente: Vagner Ferrarezi Pereira, Vice-Presidente: Carla Patrícia De Oliveira, Secretário– Geral: Alexandre Da Gama, Secretário Adjunto: Valter Dos Santos Rodrigues E Tesoureira: Meire Toledo Dos Santos Oliveira.


O vereador Gerson Olegário indicou ao executivo municipal a denominação do logradouro que se inicia na Rua da Pátria, no município de Taboão da Serra e segue, adentrando ao município de Embu das Artes até a “Rua Big Bem”, no Parque Esplanada. De acordo com o requerimento do vereador, o parlamentar solicita que o trecho de 240 metros seja também denominado Rua da Pátria.


 Gerson Olegário também aprovou uma moção de repúdio pelo ato de covardia de um dos funcionários da segurança da Loja Carrefour Osasco pelo brutal assassinado do cachorro que vivia na loja e era costumeiramente alimentado por outros funcionários do local. O caso ganhou expressão nacional após o vídeo com a violência praticada ser divulgado. A loja Carrefour já se posicionou oficialmente e afastou o funcionário de suas funções. A polícia investiga o caso.
Gerson também aprovou a alteração do artigo 3º da Lei 2.861 que denomina o logradouro que se inicia na Rua Americanópolis e término na Rua Octacílio Honorato, como Viela Cultura.


Os vereadores também aprovaram que haja a mudança do nome da atual “Rua Vila Nova”, situada no Bairro Jardim Presidente Kennedy para “Rua Francisco Alberto Pereira Neves”.



IMAGENS DA SESSÃO

 

 40º SESSÃO - 2018

 Fotos: Adilson Oliveira

 

 

(Alexandre Oliveira / Assessoria de Comunicação)