Vereadores alteram lei sobre formação do Conselho Municipal de Turismo

Vereadores prestam homenagem a GCMs que prenderam ladr?es no Jd. Novo Embu Vereadores prestam homenagem a GCMs que prenderam ladr?es no Jd. Novo Embu Por: Adilson Oliveira / CMEMBU

A sessão desta quarta-feira, dia 23, foi marcada pela aprovação do PL 07/2018 que altera a Lei do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fundo Municipal de Turismo. Dentre as mudanças, está a inclusão de um representante de “lojas de outlet”, seguimento esse que cresceu exponencialmente no município nos últimos anos. Os parlamentares também aprovaram a suplementação de despesas do executivo e uma moção de aplausos a dois GCMs pela prisão de dois meliantes que efetuavam roubos no bairro Novo Embu. A vereadora Rosângela Santos também apresentou uma moção de aplausos a cidadã Andreia Fagundes. Rosângela destacou a conquista de Andreia na obtenção de direitos ao filho, que é portador de necessidades especiais.

Com a alteração da Lei que define o Conselho Municipal de Turismo, os vereadores garantiram maior participação de entidades, como por exemplo, a inclusão de um representante do segmento de Outlets no corpo do conselho. O Segmento de agências e entidades voltadas ao receptivo turístico também terá um representante.

Em homenagem ao artista Embuense “Cristo do Embu”, os vereadores aprovaram a alteração do nome da Rua São Jorge, localizada no Jd. Itatuba, para Rua Cristo do Embu. Sidney Moreno Rodrigues, ou Cristo do Embu, como ficou reconhecido por sua aparência característica, é considerado um dos primeiros “Hippies” a expor na Feira de Artes do Centro Histórico. Além de expositor, ele participou do “Teatro Popular Brasileiro” de Solano Trindade à época e posteriormente do Teatro Popular Solano Trindade, criado por sua filha Raquel Trindade.

De autoria do presidente da Câmara, Hugo Prado, os parlamentares destacaram a ação corajosa dos GCMs Maestri e Marascalqui no combate a dois meliantes que cometiam assaltos no Jd. Novo Embu. Em plenário os Guardas Civis receberam uma medalha Padre Belchior de Pontes em homenagem.

O vereador Carlinhos do Embu apresentou em plenário a indicação do nome do ex-vereador e presidente da Câmara, além de vice-prefeito no município, Sadao Nagata, para receber um Título de Cidadão Embuense.

Carlinhos também aprovou a concessão de um título de Cidadão Embunse ao Sr. Jose Figueiredo Pires Cardoso, ou mais conhecido como “Zé Figueiredo”, artista Embuense e que já figurou como Secretário de Turismo do município.

Ordem do Dia

O vereador Jefferson do Caminhão indicou ao executivo municipal a implantação de uma Feira Noturna no Jd. Capuava.

Edvânio Mendes indicou a realização de estudos para a implantação do sistema “wifi” na região da Fazenda Atalaia, no Itatuba.

O vereador Gerson Olegário indicou a implantação de cobertura da quadra localizada na Rodrigues Adriano, no Jd. Isis Cristina. Ele também pede iluminação e a construção dos vestiários para o equipamento.

O vereador Joãozinho da Farmácia indicou o recapeamento das Ruas Bertioga, Botafogo, Urca e Copacabana, no Jd. São Vicente. Ele também indicou ao executivo a pavimentação das Ruas Beija-Flor, Bucarest, Bem-Ti-Vi, Av. das Pombas e dos Cisnes, ambas no Jd. Vazame.

Para o Jd. Novo Campo limpo, Joãozinho indicou o recapeamento das Ruas Amazonas, Coxim, Columbia, Madeira, Japurá, Guaiba, Xingu, Solimões, Tapajós e Tietê. Ele também indicou para receber recape as Ruas Cabo da Boa Esperânça, Cabo Verde, Ilha do Bananal e Renascença.

No Jd. Independência Joãozinho também indicou as Ruas: Alvarenga Peixoto, Bárbara Heliodora, Claudio Manoel Da Costa, Das Lampadosa, Dos Inconfidentes, José Benjamin De Castro, José Bonifácio, Independência, Marquesa De Santos, Regente Feijó E Tiradentes.

IMAGENS DA SESSÃO

16º SESSÃO 2018