Vereadores aprovam criação de CEI para investigar irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas na construção da UBS Jd. N.S de Fátima

Vereador Doda Pinheiro sorteia os nomes que ir?o compor a Comiss?o Especial de Inqu?rito, formada para averiguar irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado na constru??o da UBS do Jd. N.S de F?tima, em 2008. Por: Alexandre Oliveira / CMEMBU

Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira, dia 28, a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que deverá apurar os apontamentos do Tribunal de Contas do Estado em relação a irregularidades na construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A comissão será presidida pelo vereador Jefferson do Caminhão, com relatoria do vereador Daniboy. Na sessão os vereadores também concederam um título de cidadão Embuense a Sra. Maria Souza Alves (Dona Nena), mãe do prefeito municipal, Ney Santos, e aprovaram 6 indicações na ordem do dia.

Com o prazo de 180 dias para a execução dos trabalhos e conclusão da CEI, os vereadores investigarão as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na construção da Creche Jardim Nossa Senhora de Fátima, em 2008. Fazem parte da comissão os vereadores: Índio Silva, Gerson Olegário, Carlinhos do Embu, Danilo Alves (Daniboy) e o vereador Jefferson do caminhão, como presidente da CEI. Os nomes foram sorteados durante a sessão pelo vereador Doda Pinheiro.

“Como houve um apontamento de um órgão técnico sobre a construção da UBS Nossa Senhora de Fátima, tem o meio apoio. Não é simplesmente que nós queremos abrir [a CEI] porque nós queremos fazer politicagem, isso é um caso sério e estamos fazendo nosso papel político que é fiscalizar”, disse o vereador Júlio Campanha.

“Qualquer apontamento, independentemente de ser técnico ou não, más que há indícios de irregularidade [...] Temos que verificar e fundamentar essa denúncia”, disse o vereador André Maestri.

“A história vai mostrar. Tudo o que o Geraldo transformou essa cidade nesses 16 anos ele não tem nada a temer. Seja o prefeito que for nós precisamos clamar por transparência”, disse o vereador Edvânio Mendes.

“Quando se fala na questão da transparência tem que ter sim, porque ele mudou nossa cidade. Eu lembro o Valo Verde, como era a situação do bairro, e ele [Geraldo] trouxe o primeiro projeto PSH às famílias que moravam em cima de córregos e hoje tem um lugar digno para morar”, disse a vereadora Rosângela.

“Aqui ninguém está julgando o Geraldo [Cruz] pelo fato de gostar ou não gostar, bonito ou feio, ninguém está julgando isso. Estamos julgando o apontamento de um órgão sério, que não é político, que não tem envolvimento nenhum político”, disse o vereador Bobilel.

“Se ele não deve, não tema. Serão apurados os fatos e a verdade mais cedo ou mais tarde vem à tona”, disse o vereador Daniboy, relator da comissão.

“Não seremos levianos de acusar antes de investigar, mas todo e qualquer apontamento de corrupção deve ser veementemente combatido, averiguado, e quero parabenizar os vereadores do PT, de oposição, por entenderem a gravidade dos fatos e concordarem com a instalação da CPI. É dessa forma que nós vamos esclarecer, discutir os fatos que estão postos e nós vamos averiguar. Se constatado que tivemos problemas, os acusados que sejam apontados para as medidas legais cabíveis”, disse o presidente da Câmara, Hugo Prado, antes da escolha da comissão processante, formada por 5 vereadores, sob presidência do vereador Jefferson do Caminhão, e relatoria do vereador Danilo Alves (Daniboy).

Ordem do Dia

Seguindo com os trabalhos dessa manhã, os vereadores aprovaram a indicação do vereador Daniboy para a reforma da quadra poliesportiva da Rua Dona Cesária Camargo de Oliveira, no Jd. Vista Alegre. Danilo Alves também indicou a reforma da Quadra da UBS do Jd. Vista Alegre, localizada na Praça Cuiabá.

O Vereador Doda Pinheiro indicou a implantação de um recuo de calçada com estacionamento próximo a escola E.M Reynaldo Ramos Saldanha, no Jd. N.S de Fátima.

Doda, juntamente com os vereadores Bobilel, Gerson Olegário, e o presidente da Câmara, Hugo Prado, indicou ao executivo municipal a substituição de bloquetes por asfalto na Rua Emília do R. Vieira, no Jd. Nayara.

O presidente da Casa, Hugo Prado, também indicou a cobertura da piscina da escola municipal Paulo Freire, que em dias chuvosos fica inutilizada.

Os vereadores Índio Silva, Ricardo Almeida, Carlinhos do Embu, e o presidente da Câmara, indicaram a implantação de uma “Feira Noturna” para a venda de ingredientes e hortaliças no Jardim Santa Emília.

Por indicação do vereador Gerson Olegário, os vereadores aprovaram a concessão de um título de Cidadão Embuense a Sra. Dona Nena, mãe do prefeito municipal, que esteve na Câmara na terça-feira, dia 27, para a sessão solene em homenagem ao Mês das Mulheres, onde foi entregue simbolicamente a honraria.

IMAGENS DA SESSÃO

8º SESSÃO - 2018