Vereadores recebem prefeito e aprovam repasse de recursos a entidades educacionais em primeira sessão do ano

Por | 9/02/2018

Vereadores homenageiam com título de Cidadão Embuense Sr. Bene, morador há 44 anos do município
Foto:Alexandre Oliveira / CMEMBU

Na primeira sessão do ano, realizada na quarta-feira, dia 7, os vereadores receberam a visita ilustre o prefeito municipal e seu vice, Ney Santos e Dr. Peter, que acompanharam os trabalhos da Casa. Na ordem do dia, os parlamentares aprovaram a possibilidade de celebração de termo de colaboração pela prefeitura a entidades locais voltadas à educação e assistência social. A noite também contou com uma homenagem aos Guarda da ROMU, pela excelência nos serviços prestados a municipalidade. Os vereadores também aprovaram moção em apoio ao jornalista Gabriel Binho pelo ato de violência sofrido no início do mês.

Acompanhando o início do ano letivo das entidades conveniadas à prefeitura, os vereadores aprovaram o PLC que autoriza do poder executivo a celebrar termo de colaboração com repasse de recursos as entidades sociais voltadas à prestação de serviços de assistência social e educação. Ao todo serão 24 entidades comtempladas.


De autoria do presidente da Câmara, Hugo Prado, e dos vereadores André Maestri e Rosângela Santos os vereadores aprovaram uma moção de repúdio (e apoio ao profissional de imprensa) ao ato de violência sofrido pelo jornalista Gabriel Binho. A moção, que foi unificada, destaca que uma das maiores conquistas do estado democrático é a liberdade de imprensa. “Quero aqui nesse ato pedir o apoio de todos os vereadores, uma vez que nós repudiamos toda e qualquer forma de violência. Sabemos o trabalho que o repórter Gabriel Binho desempenha junto ao jornal Verbo Online. Respeitamos os seus posicionamentos, mesmo quando em alguns momentos nós não concordamos. Mas acima de tudo, o respeito a liberdade de expressão e o respeito também à todas as pessoas que existem, nós temos de ter acima de tudo. E infelizmente, mais do que uma moção, nós esperamos que o quanto antes esse caso seja resolvido. Até porque, de forma infeliz, o próprio jornal Verbo Online acabou fazendo algumas acusações a algumas pessoas. Nós respeitamos a posição do jornal, porém, nós queremos salientar que uma coisa é ter um lado político, outra coisa é você ser contra a vida. Que a justiça seja feita e a verdade apareça", disse o presidente da Câmara, Hugo Prado, acompanhado dos vereadores que aprovaram a moção.


Na primeira sessão do ano também foi aprovado uma Moção de Aplausos aos excelentes serviços prestados pela Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).


De autoria do presidente da Câmara, Hugo Prado, e do vereador Gilson Oliveira, os parlamentares destacaram a bravura dos GCMs no dia-dia de trabalho em manter a ordem e preservar os munícipes da cidade. “Gostaria de parabenizar o Secretário Denis, ao nosso Comandante Viana, e a todos da Romu, a todos da GCM. Continuem fazendo esse trabalho que vocês nos orgulham. Em 24hs prenderam aqueles bandidos que tiraram a vida de um comerciante nosso amigo [do Jd. Santo Eduardo]. Então vocês estão de parabéns”, destacou o vereador Gilson Oliveira.


O presidente da Câmara, Hugo Prado, também parabenizou os profissionais de segurança da cidade. “Quero parabenizar o vereador Gilson Oliveira e demais vereadores que tiveram a iniciativa de parabenizar esses profissionais. Desde o início do nosso mandato, nós assumimos um compromisso aqui nessa Casa que as ações exitosas, efetuadas pelas forças policiais da cidade Embu das Artes, nós iríamos reconhecer esse ato de bravura. Aqui na Câmara Municipal de Embu das Artes vocês tenham certeza: sempre serão reconhecidos pelo trabalho e lembrados como nossos verdadeiros heróis”, disse Hugo em destaque ao papel da Romu na cidade.


Os vereadores também aprovaram a instituição da honraria: Medalha de Mérito Legislativo “18 de fevereiro”, criada para homenagear personalidades da cidade escolhidas pelos parlamentares. A Medalha será concedida na Sessão Solene de Emancipação Político-Administrativa e visa destacar os méritos de cada homenageado em prol da comunidade. Cada vereador poderá indicar uma personalidade para o recebimento da medalha. A data 18 de fevereiro (dia da sessão solene) remete-se ao aniversário de emancipação político-administrativo da cidade, que este ano completa 59º anos.


De autoria dos vereadores Gilson Oliveira e Luiz do Depósito, uma moção de Pesar falecimento da Senhora Maria de Lourdes Pereira da Silva, mãe do Secretário de Governo, Francisco Carlos Pereira da Silva (Kal) e do Advogado e Presidente do MDB de Embu das Artes, Doutor Fabio Pereira da Silva, foi aprovada.


Os vereadores Índio Silva e Gilson Oliveira, também aprovaram uma Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Francisco Bezerra, morador há mais de 40 anos no município, residente ao bairro Jd. Santo Eduardo. O acontecimento gerou repercussão nacional devido a brutalidade da violência provocada por 4 meliantes. 3 já estão presos. “Sua morte, tão repentina, enluta não somente seus familiares e amigos, mas toda a sociedade que lamenta a perda de um cidadão exemplar na honestidade, no caráter e na honra”, diz trecho da moção.    


Em homenagem ao morador, Benedito do Carmo Frontino, Sr. Bene como é carinhosamente reconhecido, os vereadores concederam um Título de Cidadão Embuense, exaltando sua postura de retidão e auxílio às pessoas, contribuindo para o crescimento do município. Bene é morador da cidade há 44 anos e hoje atua como assessor emérito do prefeito Ney Santos. “Para mim, é uma honra estar fazendo parte dessa homenagem. Você merece isso e muito mais e que Deus possa te abençoar cada dia mais”, disse o vereador Bobilel acompanhado dos demais. Bene teve direito de usar a tribuna e agradeceu aos parlamentares pelo reconhecimento em vida.



AVISO:


A sessão solene de emancipação pelos 59 anos políticos-administrativo da cidade acontece no domingo, dia 18, como manda a tradição. Os trabalhos serão iniciados às 10hs.

 


IMAGENS DA SESSÃO

 

1º SESSÃO - 2018

 

 

Alexandre Oliveira  - Diretor de Comunicação da Câmara.

Comentários

Nenhum comentário até o momento

ATIVIDADES

INSTITUCIONAL

IMPRENSA

  • cme.comunicacao@gmail.com
  • Telefone: (11) 4785-1568 Ramal 227/242
  • Coordenador de Comunicação: Alexandre Oliveira
  • Jornalista Assessor de Comunicação: Adilson Oliveira
  • Assessora de Comunicação: Gabriela Rocha
  • Estagiário: Matheus Lima Silva
  • Arquivo Fotográfico: Flick