Brasão de Embu das Artes

Vereadores aprovam Cart?o Cidad?o e novo Banco de Alimentos para a cidade

Vereadores homenagearam PMs do munic?pio com Mo??o de Aplausos Vereadores homenagearam PMs do munic?pio com Mo??o de Aplausos Por: Alexandre Oliveira / CMEMBU

Na sessão desta quarta-feira, dia 4, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) que cria a Cartão Cidadão no município. Além o PL, houve a aprovação de um Requerimento de autoria do vereador Índio Silva, duas Moções, 8 indicações e uma Comenda Padre Belchior de Pontes. Os parlamentares também aprovaram a criação do Banco de Alimentos Herbert José de Souza “Betinho”, vinculado ao Programa de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade.


Aprovado pelos vereadores, o Cartão Cidadão permitirá aos munícipes, segundo seu texto, acesso a vantagens financeiras em comércios da cidade e agilidade no atendimento a serviços públicos. O dispositivo deverá melhorar a gestão de informações dos munícipes que se utilizam da rede de saúde e outros serviços públicos da cidade, objetivando o aperfeiçoamento das ações do governo e a economia financeira dos recursos. “No segundo semestre da implantação desse cartão o valor que está se investido será três vezes [menor] que o arrecadado [...] Essa é uma prioridade que vai fazer que a cidade saia do buraco. É uma oportunidade que estamos tendo. Gestão se faz com planejamento e organização”, disse o vereador Daniboy em defesa do Cartão Cidadão.


Contrário ao Projeto de Lei, o vereador André Maestri também pontuou sua posição. “A minha visão de escolha e posicionamento é a questão financeira. Estamos falando de crise, de aplicar bem o recurso [...] eu prefiro que esse recurso, que pode passar ou chegar a R$ 5 milhões, ele seja aplicado em outras questões que a nossa cidade precisa”, disse o vereador André Maestri. O Projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores.


Na pauta da noite também foi aprovado a criação do Banco de Alimentos Herbert José de Souza “Betinho”, destinado à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. O Banco desenvolve suas ações articulado ao Cadastro Único (CAD Único) para Programas Sociais e ao Bolsa Família na cidade.


“É um projeto que tem o meu apoio. Betinho tem aquela famosa fala dele: ‘Quem tem fome tem pressa’. Eu cresci ouvindo muito dessa história, daquele momento que o Brasil estava passando, da fome não só no Brasil mas no mundo todo. E o que é projeto de política pública para o povo, é bom para o povo, é sempre importante ressaltar”, destacou o vereador Edvânio Mendes (PT).


“São basicamente 1500 alimentações por semana. É gostoso a gente ver a preocupação do governo. A Secretária Roberta [Desenvolvimento Social] vem fazendo um excelente trabalho na cidade, não de hoje, mas já a muito tempo”, disse o vereador Jefferson do Caminhão (PSDB) destacando a atuação do projeto Banco de Alimentos na cidade.


O vereador Júlio Campanha (PRB) destacou a escolha do nome, Herbert José de Souza, para o Banco de Alimentos. “Parabenizo a Secretária Roberta pela escolha do nome que vem de encontro a esse projeto maravilhoso que é o Banco de Alimentos”, destacou o vereador Júlio Campanha seguindo também do vereador Bobilel, que reforçou o elogio à Secretária Roberta Santos. “Você faz a diferença em nossa cidade. Parabéns!”, disse Bobilel (PSC).



Ordem do Dia

O Vereador Índio Silva (PRB) apresentou novo Requerimento destinado ao DAEE (Departamento de Águas e EnergiaElétrica) para a desobstrução e o desassoreamento do córrego da Rua Maringá, no Jardim Santo Eduardo. O vereador demonstrou preocupação com as futuras chuvas de verão caracterizadas por sua forte intensidade.


O vereador Carlinhos do Embu (PSC) apresentou uma Moção de Aplausos e congratulações ao Soldado Ivanildo e Cabo Tenório pelo trabalho exemplar executado na corporação da Polícia Militar lotada no município. Carlinhos ressaltou a atitude dos PMs na decoração da Base localizada na Praça Central do município, além da interação com os artistas e turistas que visitam o Centro Histórico da cidade. “Eu queria agradecer a presença dos dois policiais. Esses policiais que foram reconhecidos pelos nossos artistas e por nós pelo que eles fizeram. Iniciativa própria desses policiais, o Timóteo, o Ivanildo, além do nosso querido Junqueira. Eles decoraram a Base do centro do Embu e deu uma repercussão muito grande, a cidade inteira reconheceu e pediram para nós vereadores aqui estar reconhecendo e fazendo essa moção de aplausos pela atitude desse policiais”, disse Carlinhos.


Na ocasião os vereadores posaram para uma foto junto aos PMs em respeito à Corporação. O vereador Carlinhos também apresentou em plenário o PL 06/2017 que concede a Comenda Padre Belchior de Pontes ao Sr. Otavio Correia (Manuel) pelo trabalho desenvolvido nas áreas de Cultura, Turismo e Social. Manuel ficou conhecido no meio artístico pela composição da música de raiz “Boate Azul”, regravada por dezenas de artistas no cenário nacional e internacional.


O vereador Gerson Olegário (PTC) indicou ao executivo municipal a implantação da Feira Noturna na Rua Pegasus, próximo ao Céu Jardim do Colégio. Ele também indicou a necessidade da implantação de um ponto de ônibus na Rua Uruguai, no Jd. Dos Moraes, e a implantação de rede de esgoto em toda a extensão da Rua da Confraternização, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.


O vereador André Maestri (PTB) indicou ao executivo municipal a criação do Plano de Prevenção e Combate às Enchentes no Município. Para André, o plano trará um “Raio-X” sobre a situação da cidade em relação a drenagem urbana.


O vereador Bobilel Castilho (PSC) indicou a criação do Museu de Artes Plásticas na cidade objetivando a melhor adaptação de local para os artistas da cidade e a fomentação do turismo local. Bobilel também indicou a construção de um museu de Memória Literária na sede da Biblioteca Municipal, e um Museu a Céu Aberto no Parque Francisco Rizzo.
O vereador Júlio Campanha (PRB) indicou a elaboração e viabilização de projeto para a sinalização de Pontos de ônibus em todo o município.


Ausente na sessão desta quarta-feira, o presidente da Câmara, vereador Hugo Prado, apresentou Requerimento de Justificativa de Ausência. Hugo está em Brasília acompanhado do prefeito municipal, Ney Santos, em busca de mais recursos para o município.


Ele e o vereador Jefferson do Caminhão, este último presente à sessão, apresentaram uma Moção de Repúdio a exposição: “La Bêtye”, realizada no MAM (Museu de Arte Moderna). Para os vereadores, a exposição que continha nudez masculina com a participação de crianças na instalação afrontou ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Na ausência de Hugo, o vereador e vice-presidente da Câmara, Carlinhos do Embu, presidiu a sessão ordinária.

 

IMAGENS DA SESSÃO

32º SESSÃO



Alexandre Oliveira / Diretor de Comunicação