C?mara recebe alunos da Etec Embu das Artes pelo projeto A Casa ? Sua

Alunos da Etec Embu das Artes simulam uma sess?o ordin?ria, com debate e vota??o de um projeto Alunos da Etec Embu das Artes simulam uma sess?o ordin?ria, com debate e vota??o de um projeto Por: Alexandre Oliveira / CMEMBU

Cerca de 100 alunos da Escola Técnica Estadual (Etec – Embu das Artes) participaram do projeto A Casa é Sua, na tarde desta terça-feira (19) onde puderam conhecer um pouco sobre os trabalhos do Legislativo municipal, a história da formação do município e o cotidiano dos vereadores. A garotada foi recebida pelo presidente da Casa Legislativa, Hugo Prado, que se dispôs a acompanhar todo o trabalho com os alunos, além de responder perguntas sobre assuntos variados em sabatina.

Existente já há 3 anos, o projeto A Casa é Sua vem recebendo diversas escolas com o propósito de aproximar o cotidiano da Casa Legislativa aos estudantes, futuros eleitores que poderão com os anos se aprofundar ainda mais na matéria Política, entendendo que a democracia é a forma mais adequada de transformação da sociedade como um todo.

Acompanhados dos professores Higor Guedes, Coordenador do Curso técnico de Contabilidade, Rogério Janes e Valdinei Teodósio, os alunos dos três módulos de Contabilidade da Etec Embu das Artes também participaram de uma atividade lúdica, simulando uma sessão ordinária com debate sobre um tema escolhido.

De acordo com o professor Higor, a visita à Câmara faz parte da Semana Técnica de Contabilidade onde foram abordados temas como Direito, Planejamento Tributário e Contabilidade Pública. “Essa vivência é importante para que os alunos possam conhecer um pouco das atividades que são desenvolvidas no próprio município e aprender um pouco mais sobre a sociedade, tendo em vista que a maioria está na faixa de idade de 16 a 18 anos”, disse o coordenador do curso de Contabilidade, Higor Guedes.

Para o professor, a experiência na participação do projeto A Casa é Sua, com a presença do Presidente da Câmara foi válida e muito produtiva. “Eu achei bastante interessante, foi bem proveitoso, deu para mostrar bastante como que é a vivência. Comentei com o Hugo que eu dou aula para eles de direito e a gente fala bastante de teoria, mostra pra eles como que é o processo da iniciativa legislativa, e as vezes eu falo que quando vem uma pessoa de fora que atua na área com mais experiência, eles vem de fato como funciona e acreditam, não é o professor que está inventando, que está falando apenas”, disse Higor.

A visita a Câmara teve duração de 2h30. Nesse tempo os alunos puderam conhecer todas as dependência da Casa e seus setores, além de vivenciar um pouco a rotina dos funcionários da Câmara.

IMAGENS DA VISITA

A CASA É SUA (ETEC EMBU)