Funcionários da Câmara recebem treinamento de Brigada de Incêndio

Por | 13/07/2017

Funcionários da Câmara participam de treinamento de brigadista; massagem cardíaca foi um dos exercícios executados
Foto:Alexandre Oliveira / CMEMBU

Os funcionários concursados da Câmara Municipal de Embu das Artes receberam na manhã desta sexta-feira, dia 7, o curso de Brigada de Incêndio ministrado pelo Bombeiro Militar Ulisses da Silva, que além de combate ao fogo, ensinou técnicas de primeiro socorros e prevenção de acidentes aos servidores da Casa Legislativa. O treinamento contou com a participação de 10 funcionários da Casa.

Tendo como foco a orientação para casos de emergência e prevenção, o Brigadista Ulisses da Silva orientou os funcionários da Câmara Municipal em como se comportar mediante acidentes que podem ser provocados no dia-a-dia do funcionamento da Casa Legislativa. As orientações esclareceram dúvidas dos funcionários e permitiu que houvesse um treinamento para casos emergenciais.

Como orientou o Bombeiro Militar, o combate ao fogo não se limita a apenas apagar as chamas, mas sim garantir a segurança de todos no local. "Eu posso te dizer que 80% das ocorrências dos bombeiros não são nas empresas, mas sim domésticas e trânsito. Eu fiz um treinamento de 2011 a 2015 na Tivit (empresa de Call Center) para dois mil funcionários. Havia muitos acontecimentos na empresa. Com a brigada [de incêndio] treinada, nós tivemos uma redução de 60% comprovado nos acionamentos de ambulância e corpo de bombeiros, e redução de 35% de pedidos de taxi, que eram acionados para casos mais simples onde a pessoa era levada para hospitais", disse Ulisses ao demonstrar a importância do curso de brigadistas para empresas e órgãos públicos.

Além do combate ao fogo, que foi um dos exercícios executado pelos servidores da Casa, eles também foram orientados em como proceder em casos de parada cardíaca da vítima, isolamento de fraturas até a chegada de uma ambulância, e a evacuação dos funcionários e visitantes da Câmara em caso de incêndio.

O curso durou cerca de 4hs e ao final os funcionários receberam um certificado de participação. Esse foi o primeiro treinamento de brigadistas realizado na Câmara Municipal de Embu das Artes.

IMAGENS DO TREINAMENTO

BRIGADA DE INCÊNDIO

(Alexandre OLiveira / Assessoria de Comunicação)