Vereadores e assessores fazem curso para atender melhor população

Por | 1/06/2017

Paulo Silas interage com o vereador Daniboy (DEM) no curso de formação legislativa aos parlamentares e assessores da Casa
Foto:Adilson Oliveira/CMETEA

A Câmara de Embu das Artes promoveu na última sexta-feira, dia 26, curso de formação legislativa para vereadores e assessores, ministrado pelos advogados Francisco Roberto de Souza, diretor jurídico da Casa, e Paulo Silas, especialista em direito público. Os participantes tiveram capacitação sobre as regras, condutas e procedimentos do regime interno do parlamento do município e funções dos vereadores em relação à população e principalmente ao Executivo.

Ao abrir o curso, o presidente da Câmara, Hugo Prado (PSB), destacou a importância da formação para o Legislativo "ofertar um serviço de qualidade à população". "O nosso papel enquanto gestor público é fazer o melhor trabalho aos nossos munícipes. Para isso, precisamos estar capacitados, tanto nós vereadores com toda a nossa assessoria, até porque os nossos munícipes nos cobram várias coisas. Se não estivermos preparados, vamos ser criticados", disse.

O vereador Daniboy (DEM) ressaltou que a formação propicia o aperfeiçoamento do mandato. "Todo ganho de conhecimento é válido, muitas pessoas têm dúvida sobre a função do vereador. É um dia de aperfeiçoamento para fazer a gestão mais qualificada possível", afirmou. O vereador Gerson Olegário (PTC) disse que o curso devia ser aberto ao público. "Para verem que a função do vereador não é dar cesta básica", disse. A vereadora Rosângela Santos (PT) também participou.

Silas, que conduziu a maior parte do curso, salientou o papel do assessor e disse que é quem "faz, na prática, que a vereança aconteça". "O vereador bem assessorado é o que não tem assessor puxa-saco, mas o que fala 'não concordo com o que o vereador está fazendo, está prejudicando o seu trabalho'. Para falar isso para o chefe e não ser mandado embora, tem que ter muita certeza sobre o que diz", disse, ao frisar a importância de buscar informação e usar.

O assessor parlamentar Rafael Quintão, do gabinete do vereador André Maestri (PTB), frisou a oportunidade do curso e o avaliou como muito positivo. "Sempre valorizei muito o conhecimento com base em dados gerando informações. Um 'A' que você falar comigo poderá gerar uma pesquisa, até mesmo um estudo. Assumi a função em janeiro e entender a tecnicidade da profissão é essencial para atender mais e melhor meu assessorado e a população", disse.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Comentários

Nenhum comentário até o momento