Pelo Dia do Artista Plástico Brasileiro, Carlinhos do Embu promove homenagem ao escultor Ivan Pinheiro

Por | 9/05/2017

Ao lado de Tônia do Embu e Renato Gonda, Carlinhos exibe seu certificado escrito a mão por Nelson Campenne
Foto:Assessoria Vereador

O vereador Carlinhos do Embu promoveu na noite dessa segunda-feira, dia 8, uma sessão de homenagens na Câmara Municipal em comemoração ao Dia do Artista Plástico Brasileiro. Reunindo diversos nomes de expressão das artes do município, Carlinhos, juntamente com os vereadores anunciados Daniboy, Bobilel, Índio Silva e o presidente do legislativo, Hugo Prado, homenagearam o escultor, filho do artista Agenor (irmão de Agenov), Ivan Pinheiro.


Completando a mesa cerimonial, artistas como, Paulo Dud, Raquel Trindade, Tônia do Embu, Jair Alves (Gaíga), Renato Gonda, Wanderley Ciuffi e Olavo Campos deram o tom das homenagens. Participaram também os Secretários da administração municipal, Rosana Almeida (Cultura) e Leonel Novais (Serviços Urbanos). Também esteve presente a cerimônia o Presidente do Sindicato Nacional de Artistas Plásticos e Comitê Nacional de Artes Plásticas (SINAP-ESP/AIAP), Paco de Assis.


Abrindo o evento, o vereador Carlinhos do Embu exaltou o papel do artista no município. Segundo ele, os artistas embuenses merecerem todo reconhecimento por suas obras. “Estou satisfeito em estar ajudando esses artistas que merecem e tem o nosso reconhecimento. A Câmara Municipal, representada aqui pelo Daniboy e por mim, tem muito orgulho de estar fazendo esse evento. Vou continuar ao lado dos artistas de nossa cidade que realmente merecem”, concluiu em uma breve saudação.


O cerimonialista, Ronaldo Amorim, leu um texto alusivo a formação do município, identificado pela grande representatividade de seus artistas e suas obras. “As artes plásticas sempre foram a grande referência de Embu. Uma rica produção de diversos artistas locais desde os anos 1920. Cássio M`Boy, Almeida Carvalho, Josefina Azteca, sua irmã, Nazaré do Embu, e também o pintor e ativista, Antenor do Carlos Barros - Cartorário e Diretor da Banda Municipal. Aqui viveram e se tornaram artistas plásticos consagrados no âmbito nacional e internacional. Formando sem dúvida o grande e inestimável patrimônio artístico. Mesmo no primeiro salão de artes em 1964 nomes como Mestre de Assis, Solano Trindade, Sakai do Embu, Ana Moisés, Mestre Gama, Joel Câmara, Aurino Bomfim, Tônia, Zé Figueiredo, Waldemar, Luzia Caetano, Gaíga, Raquel Trindade, e muitos outros que refletem a magnitude artística da cidade e ainda oferecem e engrandece a cidade com sua artes. A todos os nossos agradecimentos”, concluiu.


Também usando da palavra, o artista plástico, Paulo Dud, rememorou sua história com a arte de Agenor, grande escultor de Embu das Artes. “Na década de 1970, no final, eu vi pela primeira vez a escultura do Agenor lá no Vale do Anhangabaú, perto do Viaduto do Chá. Próximo ao Prédio do Banespa. E lembro que fui lá para receber um cheque e eu dei de cara com a escultura do Agenor. Isso me marcou tanto na memória que eu nunca mais esqueci. Depois que cheguei aqui no Embu eu soube que ele fazia parte dos escultores da cidade. Algum tempo atrás eu estive em São Bernardo do Campo e lá eu descobri a importância do Agenor: todas as pessoas lá o conheciam e tinham-no como um grande artista e escultor e o próprio prefeito [à época] ficou chateado quando o Assis chamou o Agenor para vir a Embu”, disse Dud que leu um poema em seguida homenageando o artista.


Na sua fala, a Secretária de Cultura, Rosana Almeida (ex-vereadora pelo município), agradeceu ao corpo artístico da cidade e sua atuação diante da Secretaria. "É muito importante fazermos parte deste momento, e dizer da importância desse momento na nossa cidade. Sentar em uma mesa composta por essas feras (artistas) que construíram a nossa cidade é muito gratificante. Todo dia a gente está vendo e ouvindo essas histórias de nossa cidade, eu que nasci aqui no município, de parteira. Eu agradeço a todo momento os artistas que estão lá no dia-a-dia na secretaria porque só vem a me ajudar e a somar sobre esse desafio em assumir a Cultura”, agradeceu Rosana, que também parabenizou o artista homenageado da noite, Ivan Pinheiro.


Paco de Assis, presidente do Sindicato Nacional de Artistas Plásticos (SINAP-ESP/AIAP), ressaltou a importância do evento e o ineditismo, segundo ele, da comemoração do Dia do Artista Plástico Brasileiro. “Me sinto muito honrado de estar aqui, porque tenho andado muito por ai, e em nenhum lugar eu tinha ouvido falar de um evento como esse em comemoração ao Dia do Artista Plástico, tendo como destaque as figuras da história da arte da cidade. Meus parabéns”, disse Assis que abriu as portas do sindicato aos artistas embuenses.


Prestigiando o evento, o presidente da Câmara Municipal, Hugo Prado, parabenizou o vereador Carlinhos do Embu pela iniciativa de valorização ao artista embuense. Hugo também enalteceu o papel desempenhado pela Secretária de Cultura, Rosana Almeida, que está a frente da pasta desde janeiro deste ano. “Você representa neste governo os anseios desse povo. Porque muitos sabem o quanto a cultura de nossa cidade já sofreu, já perdeu espaço, e hoje você tem a responsabilidade de reconduzir, recolocar a cultura de nossa cidade nos trilhos”, afirmou.


Para o secretário de Serviços Urbanos, Léo Novais, Embu das Artes não seria o que é sem a arte e seus artistas. “Qual sentido teria hoje você falar de Embu das Artes sem arte? Sem artistas? Eu me emociono porque isso aqui é uma oportunidade única poder valorizar a artes, poder valorizar pessoas com essas histórias. Me sinto lisonjeado”, disse Léo.


Ao final a musicista Iva (Filha de Agenor) tocou e cantou uma música em homenagem aos artistas e plateia presente.

Todos os artistas e autoridades participantes do evento ganharam um certificado com os respectivos nomes grafados pelo desenhista Nelson Campenne. O Artista homenageado, Ivan Pinheiro, recebeu uma placa das mãos de Carlinhos e do presidente da Casa, Hugo Prado.



Alexandre Oliveira / Assessoria Câmara Municipal de Embu das Artes

Comentários

Nenhum comentário até o momento