Doda retira candidatura e vereador de Itapecerica é eleito presidente da Aversud

Por Assessoria de Comunicação | 11/06/2013

Foram eleitos como vice Cristiano da Silva (PTB), de São Lourenço da Serra, como 1º secretário Pedro Angelo (PT), de Juquitiba, 2º secretário Luiz Lune (PC do B), de Taboão da Serra, 1º tesoureiro Dr. Pedro Valdir (PSD), de Embu das Artes, e 2º tesoureiro Marcos Nena (PPS), de Cotia. Ceará Pança (PSDB), de São Lourenço, um vereador de Embu-Guaçu e um de Vargem Grande Paulista, sem representantes na reunião, vão compor o conselho fiscal.

Cleber e Doda no gabinete do presidente da Câmara de Juquitiba

Cleber, com os membros da presidência, estará à frente da Aversud por um ano com direito a uma reeleição, norma mantida durante discussão do esta-tuto. Já o mês para eleição e a posse de cada diretoria eleita foram mudados, para primeira semana de março, com início de gestão de imediato. A Aversud foi criada em 2009 nos moldes do Conisud (consórcio local que reúne os prefeitos), com Wagner Eckstein (PT), de Taboão, como primeiro presidente.

A composição de consenso ocorreu após o presidente da Câmara de Em-bu, Sandoval Pinheiro, o Doda (PT), retirar a candidatura para dirigir a entidade – os dois únicos postulantes conversaram a portas fechadas no gabi-nete do presidente da Câmara de Juquitiba antes da decisão. Doda justificou ser oportuno que uma das cidades que lutam por compensação ambiental por terem 100% do território em área de preservação ficasse com a presidência.

"Os municípios com total restrição ambiental [Juquitiba, Embu-Guaçu, São Lourenço e Itapecerica] têm dificuldade de desenvolvimento, enquanto Embu das Artes e Taboão têm mais problemas de infraestrutura. Para reforçar a luta das quatro cidades por políticas de compensação, chegamos a um entendimento, e retiro a minha candidatura", explicou Doda, que disse ter pesado muito também o fato de o prefeito de Embu já presidir o Conisud.

Cleber faz 1º discurso como presidente da associação de vereadores

"O companheiro Doda deu uma demonstração de grandeza, e a Aversud [da nova diretoria] já nasce unida, forte e comprometida em deixar um grande legado para a região", disse Pedro Angelo, presidente da Câmara de Juquitiba, que conduziu a regunião. "Foi dada uma aula de democracia. Tenho certeza de que vamos fazer a diferença", disse o presidente da Câmara de Itapecerica, Cícero Costa (PSDB), colega de parlamento o novo dirigente da Aversud.

Os vereadores foram unânimes em discursar que a Aversud terá a tarefa de fazer o Legislativo ser reconhecido com maior representatividade pelos gover-nos estadual e federal, além de fortalecer os próprios mandatos, e o tornar forte interlocutor nas demandas das cidades e das Câmaras, com 1 milhão de habitantes e 92 parlamentares, em uma das regiões mais ricas e estratégicas do Estado, com destaque para recursos hídricos e potencial logístico.

Adilson Oliveira/CMETEA
Vereadores de seis dos oito municípios da região presentes à reunião

Em discurso como presidente da Aversud, Cleber disse que "o primeiro item da nossa pauta tem que ser a questão ambiental" ao reclamar do "engessamento imposto pela Cetesb" às cidades em área de mananciais para novos empreendimentos, e cobrou a construção de alça de acesso no Rodoanel para aliviar o trânsito em Itapecerica e região e de um novo hospital para "desafogar" os hospitais de Pirajuçara (HGP) e Itapecerica (HGIS).

Estiveram presentes 36 vereadores – 11 (do total de 15) de Embu (Doda, Pedro Valdir, Ney Santos, Dra. Bete, Rosana do Arthur, Clidão do Táxi, Jabá do Depósito, Carlinhos do Embu, Jefferson do Caminhão, Edvânio Men-des e João Leite), 9 (de 12) de Itapecerica, 4 (de 9) de São Lourenço, 2 (de 13) de Taboão, 1 (de 13) de Cotia e 9 (de 10) de Juquitiba. A próxima reunião será no dia 16 de agosto (sexta-feira), 9h, na Câmara de Itapecerica.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)