Vereadores aprovam reestruturação do executivo e muitas indicações na volta do Carnaval  

Por Assessoria de Comunicação | 3/03/2017

Vereadores colocaram diversas indicações na ordem do dia na primeira sessão pós Carnaval; A sessão aconteceu excepcionalmente na manha de quinta-feira, dia 2.
Foto:Alexandre Oliveira

A sessão que ocorreu nessa manha de quinta-feira, dia 02, excepcionalmente após o feriado de Carnaval foi marcada pela aprovação do Projeto de Lei (PLC) 03/2017 que reestrutura a administração municipal, com a inclusão de duas Secretarias no executivo, sendo Segurança Pública e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Os vereadores também aprovaram diversas indicações na ordem do dia.

Aprovado por unanimidade entre os vereadores (com ausência do vereador Júlio Campanha por motivo de saúde) o PLC 03/2017 cria a Secretaria de Segurança pública com a competência de propor e conduzir política de defesa social do município. Já a pasta de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços têm como propósito planejar, coordenar, controlar e executar programas e atividades relacionadas com o fomento da Indústria, Comércio, Serviços, articulando-as com as políticas regionais, estaduais e federais. O projeto também instituiu mais de 300 cargos em comissão na administração.

Antes da votação dos projetos os vereadores se revezaram para enaltecer a criação da pasta de segurança pública na cidade, que permitirá maiores avanços para os GCMs. O presidente da Câmara, Hugo Prado, enalteceu a postura dos Guardas Municipais e seu papel perante toda sociedade. “Eu quero aqui salientar o quanto vocês, nossos anjos de farda, saem todos os dias de suas casas sem saber se irão retornar. Com toda certeza aqui na nossa cidade vocês sempre estarão em primeiro lugar. Por isso quero deixar bem claro aqui: Embu das Artes, a nossa GCM é a nossa prioridade”, disse Hugo.

O vereador Gerson Olegário também foi um dos que parabenizou a criação da Secretaria de Segurança no município, destacando a pessoa do novo Secretário, o Policial Civil Fernando Ferreira. “Com a experiência de mais de 25 anos do nosso secretário de Segurança Pública, o Fernando, nossa GCM será mais respeitada. Eu tenho certeza que você dará todo apoio a eles", disse. O projeto foi aprovado por 15 votos favoráveis.

O vereador Daniboy ressaltou a necessidade de reestruturação da administração municipal com a criação dos cargos em comissão e destacou o papel do novo secretário de Indústria e Comércio da cidade, Alcionei Miranda. “Com o novo secretário iremos trazer novas empresas, ao invés das empresas estarem saindo devido à burocratização elas vão querer continuar na cidade então eu fico feliz de fazer parte dessa construção”, destacou.

Seguindo a Ordem do Dia os vereadores também votaram muitas indicações, em bloco por vereador, devido o tempo estendido da sessão. De autoria do vereador Índio Silva foram aprovados as indicações 01 e 22/2017, tratando sobre a instalação de uma Base da GCM próximo a Praça na Rua Maringá (Sto. Eduardo) e o recapeamento de diversas ruas no município. “Nós estamos tendo aos finais de semanas na Praça Maringá muito fluxo de muitos adolescentes com bebidas e drogas, balada Funk, então pedimos o apoio dos demais vereadores para estar implantando uma Base assim como foi implantada no Jd. Santa Emília”, argumentou Índio.

De autoria da vereadora Rosângela Santos, as indicações 05 e 06/2017 propõem a recuperação da Rua Guilherme Gonçalves do Rosário, no bairro Jd. Santa Rosa e também da Rua Rainha Elizabete, no bairro Jd. Vila Regina.

O vereador Luiz Carlos Calderoni indicou (indicações 10 e 11/2017) a implantação de uma linha de ônibus municipal do Jd. Santa Bárbara e um convênio de contrapartida com a empresa de transporte municipal.

O vereador Bobilel Castilho indicou (18/2017) o recapeamento da Rua Paiaguas, no Jd. Santa Clara, a implantação de uma academia pública no bairro Jd. Castilho e a criação de Linhas municipais de transporte para os bairros Santa Rita, Isis Cristina  e Jd. Silvia. (18, 24 e 25/2017). O vereador também pediu a implantação de “Ecopontos” para o recolhimento de entulho em todos os bairros do município.

O vereador Gerson Olegário colocou na ordem do dia sete indicações de sua autoria. Ao executivo o vereador solicitou a Implantação de uma base comunitária (24 horas) da Guarda Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) na praça em frente ao colégio e complexo esportivo, Valdelice Aparecida Medeiros Prass, no Parque Pirajuçara (26 e 27/2017). Para o mesmo local indicou o estudo para a implantação de um recuo, com objetivo de estacionamento na Praça em frente ao Colégio (39/2017). Pela indicação 31/2017, Gerson solicitou a implantação de uma creche na Rua Narume Nakayama, no bairro Nossa Senhora de Fátima, atendendo aquela região. Ele também pediu a implantação de um ‘escadão’ na Rua São Lourenço com acesso a Rua Narume (32/2017). Também foi indicado asfalto na continuação da Rua Capivari (41/2017), no Parque Luiza e da Rua Marcelino Pinto Teixeira (36/2017), que dá acesso a Câmara Municipal.

 

O vereador Ricardo Almeida fez cinco indicações. Ele solicitou a construção de uma academia popular na Praça da Rua Belgrado, no Jd. Santa Tereza e a revitalização da Praça do Jd. Novo Campo Limpo, com a substituição do Playground (28 e 38/2017). O vereador também indicou ao executivo municipal o asfaltamento e padronização de calçadas da Rua Herculano Gomes, no Jd. Sta. Tereza. Ele também indicou o recapeamento da Av. Rotary na altura do nº 3000, até a Estrada Kizaemon Takeuti, que interliga Embu das Artes e Taboão da Serra pelo bairro.

O vereador Daniboy também fez três indicações aprovadas no plenário nessa sessão. Ele solicitou ao executivo a implantação de um campo de futebol e uma quadra poliesportiva coberta, bem como pista de caminhada e academia publica de ginástica e playground na Rua Volta Redonda, localizada no Jardim Vista Alegre (33/2017). Ele também indicou o atendimento do transporte público ao bairro Jd. Vista Alegre, na Rua Servidão (48/2017). Daniboy também solicitou estudos para a implantação de pavimentação com guias e sarjetas da Rua Servidão no Jd. Vista Alegre.

A sessão também contou com a provação do PLC 02/2017 que dispõe sobre alteração da Lei Complementar nº 311 que trata sobre repasses da administração a entidades conveniadas. 

O morador e ex-vereador pela Casa, Gabriel Fidelis fez uso da tribuna popular tratando sobre o tema Cemitérios na cidade.

 

IMAGENS DA SESSÃO

 

 5º SESSÃO ORDINÁRIA

 

 

 

Alexandre Oliveira / Assessoria de Comunicação

Comentários

Nenhum comentário até o momento