Câmara abre plenário para treinamento de mesários da eleição

Por Assessoria de Comunicação | 13/09/2016

Mesários dos locais de votação da 341ª Zona Eleitoral recebem treinamento para as eleições no próximo dia 2 de outubro
Foto:Adilson Oliveira/CMETEA

A Câmara de Embu das Artes recebe nesta terça-feira, dia 13, treinamento da Justiça Eleitoral para os que irão trabalhar nas eleições daqui a menos de 20 dias, em 2 de outubro. O Legislativo abriu o plenário para capacitação, pela manhã e à tarde, dos convocados pela 341ª Zona Eleitoral (região central), que terá amanhã o último dia de orientação, para o grupo restante. A área contém 301 seções eleitorais (locais de votação) e totaliza pouco mais de 1.200 mesários.

A direção do cartório passa vídeo do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) com explicação sobre a prática, desde a orientar a fila de votantes - com prioridade a pessoas com deficiência -, conferir documento do eleitor e preencher formulários, até fiscalizar e finalizar a votação. Depois, responde a dúvidas e esclarece pontos a serem ressaltados. No fim, os mesários têm acesso a urna eletrônica. Cada mesa terá quatro membros - presidente, 1º e 2º mesários e secretário.

Cada quarteto conduzirá os eleitores até a decisão do futuro de Embu pelos próximos quatro anos. "Boca de urna fica a cargo da Polícia Militar. Não pode haver dentro nem fora da seção, é proibido, obviamente. Mas dentro a autoridade é o presidente da mesa, cabe a ele coibir", disse a diretora da 341ª ZE, Suzani Coelho. A outra zona eleitoral, a 391ª ZE (regiões de Santa Tereza e Santo Eduardo), está também realizando treinamento nesta semana, de segunda a sexta, em escolas da cidade.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)