Vereadores aprovam três títulos de Cidadão Embuense e indicação milionária para os bairros Santa Clara e Marajoara

Por Assessoria de Comunicação | 19/11/2015

Jefferson critica postura do Secretário da pasta de Serviços Urbanos do município.
Foto:Alexandre Oliveira

A sessão de quarta-feira, dia 18, teve a aprovação de uma indicação no valor de R$ 1 milhão para a pavimentação de ruas no bairro Jd. Santa Clara e Marajoara, quantia enviada ao município pelo Deputado Federal, Orlando Silva (PCdoB), por intermédio do vereador do mesmo partido, Clidão do Taxi. Os vereadores também aprovaram a indicação de três títulos de cidadão embuense, sendo dois padres, Sebastião, da Paróquia Nsa. do Rosário, no centro, e do Pe. Lourivaldo, da Par. Cristo Ressuscitado, no Parque Pirajuçara. O jornalista e ex-funcionário da Casa Legislativa, Marcio Amêndola, também receberá o título.

A indicação para os três títulos de Cidadão Embuense foi do vereador Edvânio Mendes, com co-autoria da vereadora Rosa do Arthur na concessão da honraria ao Pe. Sebastião, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que fica no centro do município. Padre Sebastião é conhecido por sua atuação pastoral no município, conduzindo eventos tradicionais da cidade como a confecção do Tapete de Corpus Christie.

Quem também receberá o título de Cidadão Embuense é o Pe. Lourivaldo, responsável pela paróquias Cristo Ressuscitado (Pq. Pirajuçara) e Pq. Santa Inês (Jd. São Luiz). Pe. Lourivaldo é reconhecido por sua interação junto a comunidade, onde realiza anualmente o Teatro da Paixão, com atores profissionais e membros das comunidades.

O jornalista e historiador, ex-funcionário da Câmara Municipal de Embu das Artes, Márcio Amêndola, também será homenageado com o título de Cidadão Embuense. Márcio tem sua história no município cunhada em projetos e trabalhos culturais, além de ter mantido por 18 anos o jornal Fato Expresso com grande circulação pela cidade e região. A indicação também foi do vereador Edvânio Mendes.

Na ordem do dia os vereadores também aprovaram a indicação 94/2015 que solicita ao executivo a iluminação das vielas Anita Garibaldi e Carlos Gomes, ambas no bairro Engenho Velho. A proposição da indicação aprovada em sessão é de autoria da vereadora Rosana do Arthur que também apresentou a indicação 95/2015 que requer a pavimentação das ruas: Benedita Costa Mendes e Cumbica. As vias são localizada no bairro Capuava e estão deterioradas pela chuva segundo a autora da indicação aprovada.

De autoria do vereador Clidão do Taxi e do presidente da Câmara, Ney Santos, a indicação 98/2015 solicita estudos pelo executivo municipal para que seja implantado um campo de futebol e uma quadra poliesportiva no bairro Jd. Vista Alegre, próximo a paróquia Santa Otília.

MOÇÃO DE APLAUSOS

O presidente do legislativo municipal, Ney Santos, apresentou a Moção de Aplauso 60/2015 ao trabalho da Associação Chuvas Seródia. O representante da associação, Douglas Ferreira Manete, usou da Tribuna Popular para apresentar e descrever sobre o trabalho da entidade que busca auxiliar famílias no município em sua atuação social.

O vereador Luiz do Depósito também apresentou a moção de aplausos 61/2015 à escola municipal Jardim Magali, ao secretário da Educação do município, Paulo Vicente, com extensão aos funcionários da pasta, pelo 2° lugar na premiação sobre Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários (Consed). Pela moção, Luis do Depósito destacou o feito da unidade municipal " para evidenciar indícios de que o bom trabalho realizado por toda equipe da unidade junto com a Secretaria de Educação está surtindo ótimos efeitos entre os estudantes e seus familiares", descreveu na moção.

DO EXECUTIVO

em regime de urgência os vereadores votaram e aprovaram os projetos de Lei 63/2015 que altera os anexos I e II da lei nº 2749 de 03 de abril de 2014, permitindo a contratação, por tempo determinado, de pessoal para os programas de proteção social básica e especial da secretaria de assistência social, trabalho e qualificação profissional.

De acordo com o executivo, há a necessidade de composição de equipe para desenvolver atividades específicas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência no município.

Também enviado pelo prefeito municipal o projeto de lei 64/2015 que autoriza a suplementação orçamentária para diversas pastas da prefeitura. A matéria foi aprovado pelos vereadores.