Sessão é marcada por homenagens a jovem assassinado; pauta de trabalho é extensa antes do feriado

Por | 29/10/2015

Vereadores se solidarizam à família e amigos do jovem Nick dos Santos Souza que foi assassinado em decorrência de um assalto
Foto:Alexandre Oliveira

O vereadores do município de Embu das Artes aprovaram diversos projetos e indicações na sessão ordinária de quarta-feira, dia 28. Apesar da extensa pauta de trabalhos na ordem do dia, os parlamentares receberem inúmeros jovens que ocuparam o Plenário Mestre Gama e prestaram uma homenagem ao jovem Nick dos Santos Souza (18), que morreu decorrente de um assalto no último dia 23. O vereador Gilson Oliveira (PT) apresentou uma moção de  pesar em respeito a família.


Comovido pela situação, Gilson chegou a esboçar um choro ao falar sobre a importância de Nick aos amigos e familiares presentes a sessão. Ele elencou algumas características do jovem morto prematuramente. "Ele vindo da escola tentaram roubar o celular dele e o mataram. Eu vi o Nick crescer e pra mim ele era como um filho. Estávamos na igreja e veio a notícia", disse Gilson antes da apresentação dos amigos de Nick cantarem uma música em homenagem. Os vereadores reforçaram o apelo por mais segurança pública, papel que é desempenhado pelo Estado. "Quantos, Nicks, quantas Marias, Quantos Joões serão assaltados na nossa periferia, no nosso município. Não dá para ficar calado diante de tanta violência", enfatizou o vereador Edvânio Mendes em apoio a moção de pesar. A moção 57/2015 foi aprovada por 14 votos (ausência do vereador Jabá por motivo de saúde).



Ordem do dia


Na ordem do dia os vereadores também aprovaram o projeto de lei 50/2015 que dispõe sobre a concessão, a título oneroso, da utilização  de braços de postes de iluminação pública por empresa de engenharia para locação a detentores de Estação Radio Base (ERB) e Estação Radio Base Móvel (ERBM. Também foi aprovado o Projeto de lei 51/2015 que autoriza o executivo municipal a outorgar concessão onerosa das áreas do “Parques Francisco Rizzo “ e do “Parque da Várzea”, permitindo a instalação de Restaurantes, Teleféricos, Pedalinhos, Bicicletários, Aquários, Centros de Exposições e atividades complementares pelo prazo de 30 anos. Os vereadores aprovaram os dois projetos sem objeção. os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 16/2015 que altera a tabela III do anexo I do artigo 53 da Lei Complementar nº 101 de 26 de dezembro de 2007 que trata sobre o Código Tributário Municipal.


Os vereadores também aprovaram  o Projeto de Lei 45/2015, de autoria do vereador Luiz do Depósito em co-autoria com o presidente da Câmara, Ney Santos, que autoriza a prefeitura municipal a ações de convênio para parceria com empresas de grande porte na cidade  para a colocação de grama sintética nos campos públicos municipais. O vereador Clidão do taxi ressaltou que as parcerias com empresas que estão se instalando na cidade vem dando certo e ajudando a melhorar a infraestrutura municipal. "Oficialmente nós só temos quatro praça de esporte, então realmente está faltando mais espaços para os nossos times (de futebol)", disse. Clidão citou a parceria entre a prefeitura e o grupo Sanca na implantação de grama sintética no campo "João Marreta", no Jd. Santa Tereza.

Amigos de jovem assassinado prestam homenagem na Câmara

Na pauta de trabalho, os vereadores aprovaram a indicação de autoria do vereador Doda Pinheiro (PT) que solicitou estudos junto a administração pública para a implantação de câmeras de vigilância na Avenida Augusto Almeida Batista no Jardim São Marcos. Doda recentemente se envolveu em um episodio de violência onde bandidos invadiram sua casa e o fizeram refém antes de um desfecho positivo. Também de autoria de Doda, a indicação aprovada 68/2015 autoriza a implantação de GCM motorizada no município. Doda afirmou que o deputado federal Carlos Zarattini (PT) se sensibilizou em ajudar com uma emenda parlamentar para a implantação dos projetos. "Nós sabemos o quão efetivo é o monitoramento por câmeras de vigilância e a ronda realizada com auxílio de motocicleta. O carro existe restrições, já a moto te permite subir em calçada, passar em viela [..] Com o auxílio de motos a GCM terá uma efetividade maior no cumprimento de suas funções", destacou. Ambas indicações foram aprovadas.


De autoria do vereador Tonho Elizeu (PR), duas indicações 77 e 79/2015 solicitando pavimento asfaltico na Rua Quênia, no Jardim São Juiz e a cobertura do ponto de ônibus na Rua da Confraternização, no Bairro Jd. Nossa Senhora de Fátima. Pedindo apoio dos colegas parlamentares, o vereador ressaltou que parte da Rua Quênia já tem a pavimentação, mas falta um trecho da via. O vereador Gilvan da Saúde (PROS) parabenizou a iniciativa de Tonho por identificar em tão pouco tempo de exercício de mandato, necessidades no município. "Esse é o papel de vereador e você está de parabéns", ressaltou Gilvan. O presidente da Câmara, Ney Santos, também destacou o trabalho do vereador. As indicações foram aprovadas com 13 votos favoráveis.


Os vereadores também aprovaram a Moção de Apelo  58/2015 de autoria do vereador Luiz do Depósito direcionada a Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) pela liberação do medicamento " fosfoetanolamina", produzido pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP), para fins de estudo e tratamento de pacientes com câncer. "As pessoas estão entrando na justiça pedindo a liberação para o uso do medicamento", questionou o vereador, propositor da moção que levantou a dúvida sobre a especulação financeira em relação a não distribuição do medicamento.  Os vereadores aprovaram a Moção de Apelo.


 Vale ressaltar que a produção e distribuição do medicamento é proibido pela Anvisa devido a sua não comprovação de dados oficiais que qualifique o tratamento de pessoas com câncer.

 

Saiba mais sobre o assunto aqui.

Comentários

Nenhum comentário até o momento