Vereadores participam de entrega de matrículas de imóveis na Chácaras Caxingui

Por Assessoria de Comunicação | 28/10/2015

Vereadores marcam presença na entrega das matrículas do loteamento Chácaras Caxingui em processo de regularização que durou 11 anos
Foto:Alexandre Oliveira

Os vereadores por Embu das Artes participaram na tarde desta terça-feira, dia 27, da entrega de 46 matrículas de imóveis no loteamento Chácaras Caxingui, medida que a prefeitura vem tomando por meio da Companhia Pública Pró-Habitação, para regularizar a comunidade que existe desde 1968. Gilvan da Saúde, João Leite, Tonho Elizeu e o presidente da Câmara, Ney Santos, estiveram presentes juntamente com o prefeito, Chico Brito, entregando a documentação necessária para a regularização dos imóveis na região.


Primeira a falar diante de cerca de 60 moradores que estiveram na discreta cerimônia de entrega das matrículas, a líder de bairro Regina Célia se emocionou ao comentar sobre a conquista dos moradores que a partir de agora poderão dar início a regularização de seus imóveis na região. "Isso aqui para nós é uma vitória.Uma pessoa que não está em nosso meio agora, o Sr. Rosalvo, eu lembrei muito dele porque foi a pessoa que não deixou a gente desistir. É uma vitória de todos nós", disse emocionada.


O presidente da Pró-Habitação, João Honório, destacou a importância da regularização dos imóveis, processo que vem sendo realizado no bairro a muito tempo. "Hoje é um dia de festa. Estávamos relembrando que tem 11 anos que essa comissão está instaurada para regularização daqui. Graças a Deus agora no mandato do prefeito Chico Brito temos cobrado constantemente a documentação dessas casas. Tudo que a gente pode fazer temos feito e o prefeito tem nos cobrado para darmos toda a assistência para vocês. A coisa melhor que tem é você estar na sua casa, mas ter o documento e dizer que ela é minha, meu lar", destacou Honório.

 


O vereador Gilvan da Saúde lembrou da discussão gerada em 1999 em torno da questão do loteamento do bairro. "Aquela época assumimos a Câmara como suplente e eu lembro muito bem que a gente veio fazer medição aqui que aquela época era 46 lotes. Isso aqui é fruto de muita luta e vocês estão de parabéns. É um sonho de todos aqui. O bairro melhorou, veio o pavimento e as pessoas construíram mais e o prefeito prometeu e cumpriu", disse Gilvan.
O presidente da Câmara, Ney Santos, também parabenizou a conquista dos moradores da Chácaras Caxingui pela obtenção das matriculas. "Essa ação traz dignidade a todas essas famílias aqui no bairro", destacou. Ele também agradeceu ao secretário João Honório pelo empenho na regularização das residências do loteamento.


O prefeito municipal, Chico Brito, enfatizou o desenvolvimento do bairro até a disponibilização das matrículas que permitem a regularização de 46 residências no loteamento Chácaras Caxingui. "Como prefeito dessa cidade é uma honra estar aqui hoje. No meu primeiro mandato eu assumi o compromisso com vocês de colocar pavimento aqui. Tem gente que já esqueceu, mas temos que lembrar que quando chovia e não tinha asfalto mas nem jumento subia aqui. Naquele momento eu disse que não terminaria o meu segundo mandato sem regularizar o loteamento de vocês. Tem gente que mora aqui há 15 anos e não tinha a segurança jurídica de sua casa. Essa conquista aqui é agora de fato e de direito [...] Cada lote terá o seu número da matrícula permitindo que os moradores entrem com o pedido de escrituração dos terrenos", destacou o prefeito.


A prefeitura ainda conseguiu que os moradores do loteamento Chácaras Caxingui não paguem a taxa habitualmente cobrada em cartório pelo pedido de regularização da escritura do imóvel. Além da entrega da matrícula aos moradores do loteamento, que foi regularizado pela prefeitura, o prefeito municipal informou que será construída uma praça no bairro ainda este ano.


De acordo com a administração municipal, 307 famílias de quatro regiões da cidade serão beneficiadas com a regularização fundiária. No último dia 20, 57 famílias já haviam recebido suas matrículas pelo Programa Morar Legal - Regularização Fundiária.

Comentários

Nenhum comentário até o momento