Vereadores participam de entrega de matr?culas de im?veis na Ch?caras Caxingui

Vereadores marcam presen?a na entrega das matr?culas do loteamento Ch?caras Caxingui em processo de regulariza??o que durou 11 anos Vereadores marcam presen?a na entrega das matr?culas do loteamento Ch?caras Caxingui em processo de regulariza??o que durou 11 anos Por: Alexandre Oliveira

Os vereadores por Embu das Artes participaram na tarde desta terça-feira, dia 27, da entrega de 46 matrículas de imóveis no loteamento Chácaras Caxingui, medida que a prefeitura vem tomando por meio da Companhia Pública Pró-Habitação, para regularizar a comunidade que existe desde 1968. Gilvan da Saúde, João Leite, Tonho Elizeu e o presidente da Câmara, Ney Santos, estiveram presentes juntamente com o prefeito, Chico Brito, entregando a documentação necessária para a regularização dos imóveis na região.

Primeira a falar diante de cerca de 60 moradores que estiveram na discreta cerimônia de entrega das matrículas, a líder de bairro Regina Célia se emocionou ao comentar sobre a conquista dos moradores que a partir de agora poderão dar início a regularização de seus imóveis na região. "Isso aqui para nós é uma vitória.Uma pessoa que não está em nosso meio agora, o Sr. Rosalvo, eu lembrei muito dele porque foi a pessoa que não deixou a gente desistir. É uma vitória de todos nós", disse emocionada.

O presidente da Pró-Habitação, João Honório, destacou a importância da regularização dos imóveis, processo que vem sendo realizado no bairro a muito tempo. "Hoje é um dia de festa. Estávamos relembrando que tem 11 anos que essa comissão está instaurada para regularização daqui. Graças a Deus agora no mandato do prefeito Chico Brito temos cobrado constantemente a documentação dessas casas. Tudo que a gente pode fazer temos feito e o prefeito tem nos cobrado para darmos toda a assistência para vocês. A coisa melhor que tem é você estar na sua casa, mas ter o documento e dizer que ela é minha, meu lar", destacou Honório.

O vereador Gilvan da Saúde lembrou da discussão gerada em 1999 em torno da questão do loteamento do bairro. "Aquela época assumimos a Câmara como suplente e eu lembro muito bem que a gente veio fazer medição aqui que aquela época era 46 lotes. Isso aqui é fruto de muita luta e vocês estão de parabéns. É um sonho de todos aqui. O bairro melhorou, veio o pavimento e as pessoas construíram mais e o prefeito prometeu e cumpriu", disse Gilvan.
O presidente da Câmara, Ney Santos, também parabenizou a conquista dos moradores da Chácaras Caxingui pela obtenção das matriculas. "Essa ação traz dignidade a todas essas famílias aqui no bairro", destacou. Ele também agradeceu ao secretário João Honório pelo empenho na regularização das residências do loteamento.

O prefeito municipal, Chico Brito, enfatizou o desenvolvimento do bairro até a disponibilização das matrículas que permitem a regularização de 46 residências no loteamento Chácaras Caxingui. "Como prefeito dessa cidade é uma honra estar aqui hoje. No meu primeiro mandato eu assumi o compromisso com vocês de colocar pavimento aqui. Tem gente que já esqueceu, mas temos que lembrar que quando chovia e não tinha asfalto mas nem jumento subia aqui. Naquele momento eu disse que não terminaria o meu segundo mandato sem regularizar o loteamento de vocês. Tem gente que mora aqui há 15 anos e não tinha a segurança jurídica de sua casa. Essa conquista aqui é agora de fato e de direito [...] Cada lote terá o seu número da matrícula permitindo que os moradores entrem com o pedido de escrituração dos terrenos", destacou o prefeito.

A prefeitura ainda conseguiu que os moradores do loteamento Chácaras Caxingui não paguem a taxa habitualmente cobrada em cartório pelo pedido de regularização da escritura do imóvel. Além da entrega da matrícula aos moradores do loteamento, que foi regularizado pela prefeitura, o prefeito municipal informou que será construída uma praça no bairro ainda este ano.

De acordo com a administração municipal, 307 famílias de quatro regiões da cidade serão beneficiadas com a regularização fundiária. No último dia 20, 57 famílias já haviam recebido suas matrículas pelo Programa Morar Legal - Regularização Fundiária.