Vereadores aprovam cobertura para ponto de ônibus, pavimentações asfálticas e moção de aplausos em sessão

Por | 15/10/2015

Doda agradeceu empenho das equipes policiais que atuaram no episódio em que bandidos o fizeram refém e invadiram sua casa
Foto:Alexandre Oliveira

A 32° sessão ordinária, realizada na quarta-feira, dia 14, foi marcada pela discussão sobre a reorganização das escolas estaduais no município e a mudança de itinerários de ônibus da EMTU que deixarão de circular pela Av. Francisco Morato e serão direcionados a Av. Eliseu de Almeida. Na ordem do dia os vereadores aprovaram a indicação 69/2015 para a implantação de um ponto de ônibus coberto em frente à Estação da AES Eletropaulo, próximo à sede da Câmara. Houve também a aprovação da indicação 72/2015 que dispõe sobre a pavimentação de um trecho da Av. Esco, no jd. Magali e a implantação de uma Praça de Esporte e Lazer no Parque da Várzea do Rio Embu Mirim. Indicações do vereador Doda Pinheiro (PT) três moções de aplauso foram aprovadas na noite.


De autoria do vereador Jefferson Siqueira (PSDB), a indicação 69/2015 solicita ao executivo municipal a construção de um ponto de ônibus coberto nas proximidades da estação de distribuição de energia da AES Eletropaulo, devido à crescente demanda por alunos da ETEC no embarque ao transporte público municipal. A indicação foi acompanhada da fala do vereador Pedro Valdir (PSD) que informou já ter por meio de ofício solicitado informações para a implantação do dispositivo próximo à sede da Câmara junto a Secretaria de Transito e Transporte municipal.  “Foi feito o estudo técnico e o secretário já comunicou que quando ele tiver condições de material ele colocará o ponto. Nesse estudo foi informado que não tem como colocar cobertura porque a calçada é muito estreita”, disse Pedro Valdir.


Rebatendo a posição oficial, Jefferson reforçou que há a necessidade do ponto com cobertura devido a quantidade de jovens e adolescentes que precisam pegar ônibus no local. “Todos observam que na saída da ETEC os alunos ficam ali em situação difícil e quando chove piora. Que nós possamos arrumar uma maneira de estender uma cobertura para os alunos porque não dá para aceitar é que os alunos tomem chuva naquele local. É preciso criar uma situação, arrumar um meio”, disse Jefferson. No local também não há nenhuma sinalização indicando a parada de ônibus. A indicação foi aprovada por unanimidade.


Os parlamentares também aprovaram a indicação 72/2015, de autoria conjunta entre os vereadores Clidão do Taxi (PCdoB), Carlinhos do Embu (PSC), Rosana do Arthur (PMDB) e do presidente da Câmara, Ney Santos, para a pavimentação de um trecho do asfalto da Av. Esco. A via sofre com o intenso trânsito de caminhões devido sua proximidade a BR 116 e empresas na região. Os moradores do bairro Jd. Magali que usam a via para acesso ao bairro também sofrem com a atual situação. “Quero parabenizar a união dos vereadores para esta indicação. A malha viária da nossa cidade é antiga e há muitos buracos. Por isso reforço esse pedido ao nosso executivo”, sintetizou Ney Santos.
O vereador Clidão do Taxi citou a instalação de empresas no bairro Jd. Magali como necessário a repavimentação da via devido sua deterioração. “Com a vinda de várias empresas para o Parque Industrial do Magali houve a passagem de muitos caminhões entre as avenidas Esco e Gramado. O piso virou um xadrez ali”, disse Clidão. A indicação foi aprovada por 13 votos favoráveis.


A indicação 73/2015 para a pavimentação da Rua Mato Grosso, no jardim Silvia, também foi aprovada. De acordo com o vereador Clidão do Taxi, a abertura da Avenida Nova, Isaltino, trouxe muitos caminhões para a região. “A discussão é trocar o piso daquela rua e colocar uma camada mais resistente”, disse.


Os vereadores também aprovaram a indicação 74/2015 que solicita estudos de implantação de uma praça de esporte e lazer no Parque da Várzea do Rio Embu Mirim. “Os moradores próximos a esse parque merecem essa área de lazer. Já estão pavimentando a Estrada das Veredas e elas poderão ter um espaço de lazer na região. Vamos fazer todo o empenho junto ao governo para atender essa indicação”, disse Clidão do Taxi. O vereador Carlinhos também reforçou o pedido de aprovação da indicação.


Moções de aplauso


O vereador Doda Pinheiro (PT) realizou a indicação de três moções de aplauso (53, 54 e 55/2015) direcionadas a Equipe da 1ª DP do Jd. São Marcos, da Força Tática dos Batalhões da 1° Cia de Embu das Artes e da 4° Cia de Taboão da Serra, além da Guarda Civil Municipal (GCM) pelo ato conjunto de bravura e eficiência das corporações no episódio da invasão de sua residência onde fora feito refém de 5 bandidos. Na ocasião, as autoridades em segurança conseguiram prender quatro meliantes e lograram êxito no resguardo da vida do vereador. “Agradeço a todos que participaram dessa operação, não pelo fato de ser vereador, mas sim pelo fato de ser cidadão. Em nenhum momento eu fui atendido na delegacia do Jd. São Marcos como vereador. Eu fui atendido como cidadão. E esse testemunho eu vou levar para o resto da minha vida”, disse Doda que demonstrou satisfação pela presença de muitos agentes de segurança em plenário.


Doda reforçou que trabalhará em prol a Segurança Pública cada vez mais após o episódio de violência que sofreu. “Podem ter certeza que esse vereador irá de forma incansável lutar para trazer recursos, para equipar melhor a nossa Guarda, cobrar o Secretário de Estado, senhor Alexandre de Moraes, para que invista mais nas delegacias, porque nós sabemos que precisa, para que invista mais na PM porque a polícia bem equipada, bem preparada quem ganha é a sociedade”, disse. As moções foram aprovadas por unanimidade.


A sessão também contou com o uso da Tribuna Popular pelo ex-vereador e acadêmico, Professor Toninho, que se posicionou contra a reorganização escolar e pediu apoio dos vereadores para discutirem o tema com a comunidade.

Comentários

Nenhum comentário até o momento