C?mara aprova tr?s indica??es e um projeto em sess?o marcada por desabafo de vereador

Vereador Gilvan da Sa?de (PROS) comenta indica??o que pede uma base da GCM no Jd. Vazame Vereador Gilvan da Sa?de (PROS) comenta indica??o que pede uma base da GCM no Jd. Vazame Por: Alexandre Oliveira

A 27° sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira, dia 9, foi marcada pelo desabafo do vereador Doda Pinheiro (PT) sobre o drama vivido com sua família na última semana, quando assaltantes invadiram sua casa e roubaram pertences de sua esposa. O vereador comentou o fato em tribuna demonstrando insatisfação com o que denominou de “sensação de insegurança” no município. A noite de trabalhos contou com a aprovação de três indicações e o Projeto de Lei 44/2015 que havia sido retirado da pauta da última sessão após pedido de vistas pelos vereadores.

O Projeto de Lei aprovado autoriza o executivo municipal a alienar bem imóvel [terreno] na região do Jd. Santa Tereza a construtora Esecon.

O presidente do Legislativo Municipal, Ney Santos (PSC), em parceria com o vereador Júlio Campanha (PTB), entraram com uma indicação (65/2015) para a pavimentação e colocação de guias e sarjetas nas ruas: Mar Vermelho, Mar Cáspio e Mar Negro, localizadas no bairro Estância de Embuarama. “A população cresceu muito nos últimos anos e se tornou uma situação constrangedora agora para a população daquele local, poder fazer o transeunte ali na região”, disse Júlio em defesa da aprovação da indicação. O presidente da Câmara precisou se ausentar da sessão e não pode efetuar seu comentário sobre o tema.

Os vereadores também aprovaram a indicação 64/2015 que reivindica a instalação de uma Base fixa da Guarda Civil Municipal (GCM) em frente ao Pronto Socorro (PS) do Vazame. A indicação reforçou a questão de insegurança no município apontada por Doda. Os vereadores apoiaram a aprovação do pedido, se solidarizando a família do vereador Doda. “Na madrugada a PM disponibiliza apenas dois veículos para ronda em nossa cidade. Então eu acho que nós devemos se preocupar e irmos buscar explicações do comandante”, disse Jefferson que defendeu a aprovação da indicação parabenizando os vereadores proponentes: Gilvan da Saúde (PROS), Júlio Campanha (PTB), Drª Bete (PROS) e o próprio.

A vereadora Rosana destacou o sofrimento de uma vítima de assalto, dando como exemplo sua experiência há 15 anos. “Quando a sua esposa, anos e anos se passarem e ela dizer pra você que ela continua com medo, você pode ter certeza que é verdade. Eu passei isso há 15 anos e todos os dias quando eu abro o portão da minha casa eu relembro essa cena. Isso vai marcá-la para o resto da vida e é uma coisa que não consegue apagar. Mande meu abraço pra ela”, disse Rosana em solidariedade a esposa do vereador Doda que sofreu a tentativa de assalto em sua residência.

Os vereadores também aprovaram a indicação 66/2015 de autoria do vereador Edvânio Mendes que propõe estudos para a implantação de câmeras de monitoramento no centro expandido. Pela indicação, Edvânio ressalta o crescimento dos índices de violência, assaltos e pequenos furtos na região.