Alunos da escola estadual Alexandrina Bassith participam do projeto A Casa ? Sua em visita a C?mara

Vereadores acompanham visita monitorada a C?mara por alunos do ensino m?dio da escola estadual Alexandrina Bassith - Projeto A Casa ? Sua Vereadores acompanham visita monitorada a C?mara por alunos do ensino m?dio da escola estadual Alexandrina Bassith - Projeto A Casa ? Sua Por: Alexandre Oliveira

Na tarde de terça-feira, dia 1, cerca de 40 alunos da escola estadual Alexandrina Bassith, localizada no bairro Jd. Ângela, participaram de uma visita a Câmara Municipal de Embu das Artes pelo projeto A Casa é Sua. Os jovens, com média de idade entre 17 anos, foram recepcionados pelo diretor do Legislativo, Felipe dos Santos e pelos vereadores Rosana do Arthur, Jefferson Siqueira, Clidão do Taxi e Doda Pinheiro.

O diretor da Câmara, Felipe dos Santos, recebeu os alunos e parabenizou a iniciativa dos professores. “Infelizmente o senso comum, a grande mídia e alguns maus exemplos dentro da política nos fazem entender que tudo isso aqui é dinheiro jogado fora. Que ninguém trabalha. E é bom vocês entenderem que não é bem assim. Aqui têm pessoas sérias, que trabalham o dia inteiro, vereadores sérios e comprometidos que trabalham o dia inteiro, mas essa visita serve para vocês [alunos] entenderem essa relação e desmitificarem o senso comum”, disse.

A visita monitorada permitiu que os alunos conhecessem o prédio da Câmara e as dependências internas, entre gabinetes e a Sala dos Emancipadores (mais conhecida como Sala 40) que serve para reuniões dos vereadores e fica disponível à comunidade por meio de ofício. Também foi possível conhecer por meio de fotos um pouco da história de emancipação do município. O vereador Doda Pinheiro se encarregou de contar o processo emancipatório onde Embu deixou de pertencer a Itapecerica da Serra.

A visita também contou com um amplo debate a cerca do papel do vereador e suas atribuições.  Rosana, Jefferson, Clidão e Doda se revezaram para além de falarem um pouco do seu dia a dia como vereador, responderem perguntas sobre questões levantadas pelos alunos.

A visita ainda contou com a passagem dos alunos pela sala da presidência da Câmara, que é atribuída ao vereador Ney Santos. O presidente do legislativo municipal não pode acompanhar a comitiva devido cumprimento de agenda externa.
Em sua maioria, os alunos conheceram pela primeira vez as dependência da Câmara. Muito também manifestaram que desconheciam a figura dos representantes do povo, os vereadores.

Coube a vereadora Rosana apresentar os demais parlamentares aos alunos.

Os professores da Escola Alexandrina Bassith que acompanharam a visita monitorada a Câmara foram: Heloisa Helena e Ronaldo Aparecido. O propositor da visita foi professor Hebert Melo.

Veja a galaleria de fotos >