Câmara aprova reorganização administrativa da prefeitura

Por Assessoria de Comunicação | 8/05/2015

Parlamentares discutem projetos na sessão com vereador de Queimadas (BA) na Mesa-diretora (1º à dir. sentado)
Foto:Adilson Oliveira-CMETEA

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram na sessão nesta quarta-feira 6 de maio três projetos de lei complementar, entre os quais o que trata de cargos em comissão de livre nomeação na prefeitura, dois projetos de lei sobre denominação de locais públicos, um projeto de resolução e três indicações – total de nove proposições. Os parlamentares destacaram a realização de festas em homenagem aos trabalhadores na cidade, no Jardim Santa Tereza e parque Francisco Rizzo.

Pelo PLC 3/2015, a organização administrativa do Executivo sofreu uma alteração, a criação da Secretaria Municipal de Gestão Democrática. O PLC 4/2015 determina novo quadro de cargos em comissão da prefeitura, com novas funções e remunerações. O PLC 5/205 altera lei sobre programa municipal de parceria público-privada para a prestação do serviço público de limpeza urbana e cria a função de diretor-presidente da Amlurb, com subsídio equivalente ao de secretário.

Pelo PL 8/2015, a quadra poliesportiva no Jardim Tomé – que será inaugurada no sábado, dia 9 – ganhou o nome de Eduardo Antonio Mistron. “Era uma criança que sofreu um acidente com barra de ferro e faleceu de hemorragia. Ele era ativo no esporte na comunidade, era bem querido. Os moradores que sugeriram o nome”, disse Rosana do Arthur (PMDB). O PL 10/2015, de autoria do prefeito, denomina vielas – Lobo, Canguru, Zebra, Hiena, Anta e Jabuti – no Jardim Casa Branca.

O projeto de resolução 3/2015 concede cestas básicas aos servidores, estagiários e jovens aprendizes lotados ou à disposição da Câmara. As indicações aprovadas foram pavimentação nas ruas Barcelona e Das Oliveiras, no Itatuba, de autoria de Rosana; instalação de academia pública no Jardim São Marcos, solicitada por Ney Santos (PSC), Júlio Campanha (PTB) e Carlinhos do Embu (PSC); e que a linha Santo Eduardo passe pelas ruas Bristol ou Maringá e Botucatu, de João Leite (PT).

EDUCAÇÃO
Doda Pinheiro (PT) convidou educadores e militantes na área a participar da 1ª Conferência Municipal de Educação, que acontece até sexta, dia 8. Ele destacou a importância do tema. “Nortearemos as questões orçamentárias e pedagógicas para os próximos dez anos na cidade, que educação queremos para nossos filhos, netos, amigos, desde a idade de creche, [ensino] infantil, ensino fundamental e ensino médio”, disse o vice-presidente da Comissão de Educação da Casa.

SUCESSÃO
João Leite falou sobre a importância da união da base aliada no apoio ao governo Chico Brito (PT), por meio de “decisões coletivas”, e acerca da sucessão municipal em 2016 ao apontar o pré-candidato do PT. “Como havia uma discussão em relação à posição do partido, já tomamos a nossa decisão, temos hoje um nome para concorrer novamente à prefeitura, o deputado Geraldo Cruz. A partir de agora iremos trabalhar fortemente para manter essa unidade”, afirmou o presidente do PT de Embu.

Ney Santos disse esperar que o próximo prefeito “tenha compromisso como tem o prefeito Chico Brito”. “Tem que gostar de pessoas, não só no discurso, nossa cidade cresceu bastante. Não só o povo de Embu das Artes como a nação brasileira pede por mudança. Todos têm que fazer um trabalho sério com propostas novas, diferentes, que venham atender as necessidades do povo”, declarou. Na sessão, os vereadores receberam a visita do vereador Lázaro Silva (PT), de Queimadas (BA).

MÃES
Vereadores saudaram as mães pelo segundo domingo de maio, neste dia 10. Rosana exaltou a mãe de Ney Santos, a dona Nena, “que representa a verdadeira mãe, com gestos simples, mas amorosos pelo filho”. “Eu não concordo que amor de mãe já nasce, se já nascesse com a pessoa, não teríamos tantas mães abandonando os filhos, maltratando os filhos, agredindo os filhos. A mulher, quando engravida, começa a criar o amor pelo seu filho, que então é eterno, gigante”, disse.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)