Proximidade da eleição da nova mesa diretora comanda debates na 39° sessão da Câmara

Por | 4/12/2014


Foto:

A 39° sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, dia 3, foi agitada com as declarações dos vereadores sobre a próxima eleição da mesa diretora da Câmara, marcada para o dia 20 deste mês. Na pauta de trabalho, seis Projetos de Lei e duas indicações foram aprovadas pelos parlamentares.@@ O uso da tribuna popular também foi acionado pelo Babalorixá, Alexandre Rodrigues, que comentou sobre a recente invasão a casa da artista embuense, Raquel Trindade.

Usando do pequeno expediente, os vereadores discorreram sobre a composição da futura Mesa Diretora da Câmara e já demonstraram que não há consenso entre os vereadores da base governista pela indicação de Ney Santos à presidência da Casa.

O vereador Edvânio Mendes (PT) se retirou da disputa que vinha travando por um lugar na futura mesa diretora e abriu caminho para seu colega de partido, o vereador Gilson Oliveira, que instigado pelo vereador Jabá do Depósito (PTC) se colocou a disposição dos colegas para assumir o posto como 1° secretário da Câmara.
A recusa de Edvânio em permanecer na Mesa, segundo ele, foi tomada mediante reflexão com seu grupo político.

Júlio Campanha (PTB) e o presidente em exercício, Doda Pinheiro (PT) entraram na discussão, que também foi acompanhada por Ney Santos (PSC), seu colega de partido, vereador Carlihos e Jerferson do Caminhão (PR) que discordou da posição de Edvânio e gerou um pequeno debate entre ambos.


Ordem do Dia


Na ordem do dia duas indicações foram votadas e aprovadas pelos vereadores. Sob número 56/2014, o vereador Clidão do Taxi (PCdoB) indicou para que o governo municipal providencie um estudo para implantação de um campo de futebol no Jd. Pinheirinho, local, segundo o vereador, carente de áreas de lazer. Outra indicação voltada para a prática de esporte e lazer e aprovada na noite foi a 61/2014, de autoria do vereador Jeferson do Caminhão (PR) que solicitou a administração municipal o estudo para a implantação de uma pista de skate no Parque Municipal Francisco Rizzo, no centro.

De autoria do vereador João Leite (PT), o Projeto de Lei 75/2014 dispõe sobre a denominação da creche do Jd. Santa Emília, que passa a se chamar ?Solange da Silva Vieira?.

Outro Projeto aprovado (78/2014) dispõe sobre nomeação de logradouro no bairro Água Morna, entre as Ruas Aleardo Carpi, Cássio M?Boy, e concluindo na Av. Hélio Ossamu Daikura, passando a se chamar ?Avenida Isaltino Victor de Moraes?.

O Projeto 79/2014, também aprovado na noite, denomina a Praça localizada na Rua Hélio Ossamu Daikura, no bairro Água Morna, passando a se chamar: ?Praça do Empreendedor?.

O Projeto de Lei 81/2014, de autoria do vereador Gilson Oliveira (PT), oficializa como pertencente ao calendário oficial do município o já conhecido ?Dia da Bíblia?, 13 de dezembro, data instituída pela lei municipal n° 1.607, mas que não figurava nas comemorações oficiais da cidade. ?Eu aprendi com meu pai que se você tiver uma estante em sua casa, mas não tiver uma Bíblia não é uma estante completa?, disse Gilson Oliveira em argumentação pela aprovação do projeto indicado.

O projeto 85/2014, também aprovado na noite, dispõe sobre denominação de lougradouro, que se inicia na Rua Nonoai, no Parque das Chácaras, e passa a ser chamada ?Travessa Rio Reno?. A extensão do logradou tem 107 m² de extensão.


Parceria com entidade irá gerar mais vagas em creches



Muito festejado na sessão desta quarta-feira (3), o projeto de lei 84/2014, de autoria do prefeito municipal, Chico Brito, com indicação do vereador Clidão do Taxi, prevê a celebração de convênio com o centro Educacional Gabriela Pires (C.E.I Tia Gabi como é conhecido).

Clidão usou da tribuna para comentar o projeto e pedir apoio aos colegas, dando ênfase aos benefícios com o novo parceiro da municipalidade. Ele leu um resumo da biografia da fundadora da escola ?Tia Gabi?, emocionando a todos. ?Esse dia de hoje, de concretização, deve-se a ela, que foi quem mais almejou esse momento?, dizia trecho da carta.

João Leite parabenizou o trabalho do Secretário de Educação, Paulo Vicente, por mais uma unidade infantil conveniada a rede municipal.
Edvânio destacou a ação da prefeitura que vêm adotando medidas como o convênio com entidades religiosas e associações para atenuar a falta de vagas em creches pelo município. ?São esses parceiros que contribuem com as políticas públicas no município?, destacou.

O vereador Luiz do Depósito comentou o projeto, destacando a personalidade de Solange. ?Era uma professora que todos adoravam e uma funcionária exemplar?, disse.

A vereadora Rosana do Arthur (PMDB) destacou a importância das unidades conveniadas no município e o apoio que em muitos casos se faz necessário por parte da prefeitura. ?A gente sabe que se não fosse as conveniadas nenhuma prefeitura daria conta. Algumas não conseguem caminhar sem o apoio da prefeitura e a gente sabe disso. Acreditamos no trabalho de vocês, porque vocês já provaram isso, já mostraram na prática pelo tempo de trabalho na entidade?, disse.

Ney Santos também destacou a importância do convênio, o que para ele foi um reconhecimento pelos serviços desempenhados na creche. ?Isso não é só um convênio, mas o reconhecimento do trabalho que vocês vem fazendo no decorrer desses anos?, destacou.

Pela expectativa do projeto, o secretário de Educação da cidade, Paulo Vicente, esteve na sessão e lhe foi concedido alguns minutos para que comentasse a nova parceria entre a prefeitura e o Centro Educacional. ?Um governo forte vai buscar no segundo e terceiro setor as alternativas para um atendimento, para uma educação de qualidade. Vai sim continuar investindo na educação infantil, porque o governo por si só não dá conta de uma demanda dessa, mas o prefeito Chico Brito, assim como esse governo quer que a entidade conquiste sua autonomia pela efetividade de seu trabalho?, disse.

A matéria foi aprovada com louvor pelos vereadores da casa. A entidade CEI Tia Gabi atenderá crianças de 1 a 3 anos de idade.



(Alexandre Oliveira - Assessoria de Comunicação)

Comentários

Nenhum comentário até o momento