Vereadores representam Embu em encontro de Câmaras e cobram envio de emendas a cidade

Por Assessoria de Comunicação | 1/12/2014

Por três dias, seis vereadores de Embu das Artes participaram do 7° congresso de Câmaras Municipais realizado em Brasília, no auditório do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), evento que reuniu mais de 600 vereadores e teve a participação de dois senadores@@. Os vereadores que representaram Embu foram: o Presidente da Câmara, Doda Pinheiro (Pt), Edvânio Mendes (PT), Clidão do Taxi (PCdoB), Jeferson do Caminhão (PR), Gilvan da Saúde (PROS) e Jabá do Depósito (PTC).

Com carga horária de 20 horas, divididos em três dias, os vereadores puderam assistir palestra e ouvir colegas de legislativo sobre a realidade de cada município brasileiro. Como mediador do evento, o Presidente da Associação Brasileira das Câmara Municipais, e Presidente do 7° Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais, Rogério Rodrigues da Silva, deu boas vindas ao corpo legislativo presente e tratou logo de dar início aos trabalhos do Congresso, que abordou pertinentes assuntos como é o caso do Orçamento Impositivo, dando maior autonomia aos vereadores e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O ciclo de palestra se iniciou no dia 25, com o tema -Ética-, executado pela Doutora Laura Frade. No período da tarde, José Cesar da Silva ministrou o tema-A importância da Comunicação durante o mandato-. O primeiro dia do encontro serviu para que os parlamentares pudesse conhecer um pouco da realidade de cada município representado.

No mesmo dia, os vereadores de Embu aproveitaram a lacuna entre uma palestra e outra para ir a Câmara dos Deputados, visitando os gabinetes de alguns deputados federais que conquistaram votos no município. Devido não ter expediente na terça-feira, os parlamentares embuenses apenas foram recebidos pelos assessores que agendaram o retorno para o dia seguinte.

O Congresso da Abracam se iniciava todos os dias as 9h. Na quarta-feira, dia 26, o assunto em destaque foi para a palestra-incrementos das receitas municipais e a competência do vereador na iniciativa de matéria tributária-, assunto esse indigesto para o público em geral devido sua complexidade. Quem ministrou o tema foi o Dr. Luiz Fernando Rodrigues, com moderação do economista François Breamaeker. A tarde, com agenda marcada, o presidente da Câmara de Embu e os vereadores visitaram os gabinetes dos deputados Carlos Zarattini e José Mentor, ambos do PT.

As visitas contaram com a assinatura de ofícios com o compromisso firmado pelos deputados de encaminharem verbas federais à cidade de Embu das Artes.

Ao retornarem para o auditório do DNIT, os representantes de Embu puderam acompanhar uma discussão sobre a proposta de reforma política discutida no Congresso. A moderação do tema foi realizada pelo Presidente da Comissão de Acompanhamento da Reforma Política, João Carlos Gonçalves. Nesse painel, os vereadores puderam usar da palavra para questionarem Gilmar Dominici, subchefe de Assuntos Federativos do governo federal, sobre problemas pertinentes aos municípios. O presidente da Câmara de Embu das Artes, Doda Pinheiro (PT) abordou o assunto da liberação de recursos provenientes da Caixa Econômica Federal para a execução de obras nos municípios. Doda criticou a burocracia exagerada, que segundo ele, trava a execução investimentos nas cidades. Como resposta ouviu que tal reclamação é uma dos principais assuntos que ele (Dominici) vem recebendo nos últimos meses e que já há uma avaliação geral da situação na Caixa.

O dia se estendeu com homenagens aos 15 anos da Abracam e um coquetel foi servido aos participantes do evento.

No dia 27, com agenda mais folgada, os vereadores de Embu aproveitaram a estadia no Distrito Federal para conhecer as dependência do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente em exercício, Dilma Rousseff, que estava na capital em trabalho. A imponência do local e sua arquitetura impressionam. Em destaque um quadro do carioca modernista, Di Cavalcante. Um piano também chamou a atenção e compõe a sala de música do Palácio. Tom Jobim já dedilhara o instrumento.

Os vereadores também conheceram as dependência do Senado Federal e puderam acompanhar uma de suas sessões.

O senador eleito pelo estado de Roraima, Telmário Mota, que também é ex-vereador, encerrou o 7° Encontro de Câmara Municipais promovido pela Abracam com o tema -Vereador Empreendedor-.

A viagem de volta aconteceu por volta das 18h. Os vereadores de Embu das Artes chegaram as dependência da Câmara às 22h.

(Alexandre Oliveira - Assessoria de Comunicação)