Vereadores aprovam inclusão do Dia da Padroeira N.S. do Rosário e o Dia da Romaria no calendário oficial do município

Por | 8/10/2014

Em noite onde os discursos acalorados sobre o desfecho da política nacional com a ida para o segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o candidato de oposição, o senador Aécio Neves (PSDB), tomaram conta da primeira parte da sessão legislativa nesta quarta-feira, dia 8,@@ os vereadores aprovaram quatro Projetos de Leis, com destaque para a inclusão no calendário oficial do município o Dia da Padroeira N.S. Do Rosário e o Dia da Romaria, que todos os anos conduz peregrinos até a cidade de Pirapora do Bom Jesus. Também foram aprovadas as indicações 46/2014, que dispõe sobre estudo para a revitalização da Praça no Jd. Batista e a implantação de um semáforo na Rua Zumbi dos Palmares, na Vila Isis Cristina.

Como de costume os vereadores iniciam as sessões com assuntos que em muitos casos está no noticiário nacional e movimento o debate político local. Na noite desta quarta-feira, o assunto do pequeno e grande expediente foi para a disputa em segundo turno da presidência do Brasil. Os vereadores também parabenizaram o vereador João Leite (PT) pela brilhante campanha que fez em concorrência a Assembleia Legislativa. João não conseguiu se eleger, mas teve expressiva votação e se mostrou contente com o eleitorado. ?Não me sinto derrotado e o que vale é o que nós sentimos na rua?, disse em agradecimento aos colegas.

Projetos

A 2° parte da sessão foi iniciada com a votação do projeto (56/2014) de autoria da vereadora Rosana do Arthur (PMDB), que dispõe sobre a implantação de entrega voluntária de medicamentos vencidos. No local, o projeto também prevê que haja orientações sobre o risco ambiental causado pelo descarte incorreto de remédios ao meio ambiente. O projeto foi aprovado por unanimidade.

O vereador Edvânio Mendes (PT) também apresentou o projeto 60/2014 para o incentivo dos munícipes ao cultivo das plantas ?Citronela? e ?Crotalária?. De acordo com o vereador, essas plantas auxiliam no combate a proliferação de mosquitos transmissores da dengue. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Os projetos de Lei 64 e 65/2014 dispõem sobre a inclusão do Dia da Romaria, trajeto que é feito até a cidade de Pirapora do Bom Jesus e o Dia da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, respectivamente, ao calendário oficial do município. Para ambos os vereadores que apresentaram os projetos, Dra. Bete (PROS) e o presidente da Câmara, Doda Pinheiro, as datas já são parte do histórico cultural da cidade. Eles [Areart] me pediram para colocar esse evento da romaria no calendário oficial da cidade. Demorou um pouco devido o processo eleitoral, mas deu certo e estamos aqui hoje?, disse Bete em defesa e apresentação de seu projeto.

Já o presidente da Câmara, Doda, citou que a Lei da padroeira já existia no município mas foi revogada, o que dificultava a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no centro, era se articular e assim arrecadar fundos para a execução do evento e manutenção de suas ações sociais. Em apoio ao projeto, a vereadora Rosana usou da palavra e citou a proibição dos bingos na igrejas o que dificultou na arrecadação para projetos sociais. Os projetos de Lei 64 e 65/2014 foram aprovados por unanimidade.

A Indicação apresentada pelo presidente da Câmara, o vereador Doda Pinheiro (PT), foi para a realização de estudo por parte do executivo municipal para a implantação de um semáforo na Rua Zumbi dos palmares, na Vila Isis Cristina. Doda ressaltou que no local há uma escola e crianças precisam constantemente atravessar a via. ?Tem uma curva lá e a saída de uma escola é próximo a esse trecho, o que é muito perigoso para elas atravessarem?, disse em defesa do projeto. O vereador Gilvan da Saúde (PROS) ressaltou que antes mesmo da implantação do semáforo, agente de trânsito que auxiliam na travessia sejam direcionais para o local em questão. A indicação 48/2014 foi aprovada por todos.

O vereador Ney Santos (PSC) também apresentou nessa noite a indicação 46/2014 que dispõe sobre a realização de estudo para a revitalização da Praça próximo a Rua Minuano, no Jd. Batista. O vereador solicita a implantação de uma quadra poliesportiva, academia pública, playground e iluminação no local. A indicação foi aprovada por unanimidade.

(Alexandre Oliveira - Assessoria de comunicação da Câmara)

VEJA IMAGENS DA 31ª SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL