Dia de Conscientização contra Maus Tratos a Animais é aprovado; Câmara convida para sessão itinerante

Por Assessoria de Comunicação | 17/09/2014

A Câmara de Embu das Artes aprovou na 28ª sessão ordinária, nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, dois projetos de lei, um que cria o Dia Municipal de Conscientização contra maus tratos aos animais e o outro, que denomina rua na região do Jardim São Marcos. Os vereadores também votaram moção de pesar pela morte de um morador e estenderam o sentimento de luto pela perda de um munícipe filho de líder comunitária da cidade.@@

O PL 58/2014 institui 18 de outubro como Dia Municipal de Conscientização contra a prática de todo tipo de maus tratos aos animais. Na data, em 2013, um grupo de cem ativistas entrou em um instituto na cidade de São Roque (SP) e libertou cerca de 60 cães que seriam usados em pesquisas laboratoriais. "Toda data simbólica é um dia de reflexão, e este projeto visa a conscientização das pessoas contra os maus tratos aos animais", disse o vereador Pedro Valdir(PSD), autor da matéria.

O logradouro que se inicia na rua Baviera, no bairro Parque das Chácaras, Unidade Administrativa Colégio - São Marcos, com a extensão de 130,0 m2, passa a ser denominada "Rua Itapevi", conforme o PL 59/2014, de autoria de Edvânio Mendes (PT). "O Executivo está encaminhando a regularização daquele loteamento, que é complexo, e estamos identificando o local. Em breve também pediremos à Sabesp a canalização do esgoto", disse o vereador.

INVESTIMENTOS
Edvânio retomou o debate que iniciou na sessão passada sobre a diferença do montante de recursos repassados pelo governos federal e estadual em Embu e disse que nas gestões Lula e Dilma Rousseff a cidade teve investimentos condizentes. "O governo do Estado faz distinção entre as cidades conforme o partido. A presidenta Dilma não discrimina partido nenhum. O aporte do governo federal para Embu, só em convênios este ano, ultrapassa R$ 10 milhões. Em 12 anos, chegam a R$ 350 milhões", disse.

Já o vereador Luiz do Depósito (PMDB) falou ter constatado a dificuldade da população com o transporte ao visitar alguns bairros. "Vou citar um em que a reivindicação é de muitos moradores, o Jardim Santo Antônio. Nós, vereadores,deveríamos sentar com o Cal [Francisco Carlos Pereira, secretário de Transportes] para que, se a empresa que presta o serviço não pode manter um bom trabalho, se dê oportunidade para o transporte alternativo. O transporte que tem não faz os horários corretos", disse.

MOÇÃO
De autoria de Luiz do Depósito, a moção de pesar lembrou a morte do morador WelIington Jorge Palmeira, no domingo, dia 14, aos 34 anos. Ele participativa do Conselho de Cultura e incentivava as ações do Gaia (Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção), inclusive adotou uma menina que hoje tem 5 anos. Também realizou recentemente na Câmara um encontro de empreendedoras com o objetivo de valorizar as mulheres e o comércio da cidade. "Ele defendia as causas sociais", destacou Luiz. Vereadores e público fizeram um minuto de silêncio, que foi estendido pela morte do jovem Michel Conceição Carvalho, filho de Cremilda Conceição.

ITINERANTE
Ao final dos trabalhos, o presidente Doda Pinheiro (PT) informou que a Câmara realizará nesta quinta-feira, dia 18, a primeira sessão itinerante da atual legislatura, às 19h, na escola Valdelice Prass, no Parque Pirajuçara. Os moradores são convidados a participar. "É o contato direto dos vereadores com a comunidade, iremos até ela ouvir as reclamações, elogios também.Escutando bem a população, vamos batalhar bastante neste Legislativo para que as demandas sejam implantadas pelo Executivo e fiscalizadas por nós. Foi para isso que o povo nos elegeu", disse.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)