Alunos da EJA Jatobá participam de bate-papo com vereadores

Por | 29/08/2014

Acompanhados da Coordenadora Pedagógica Lucineide Ferreira dos Santos, responsável pela EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Jatobá, no Jd. Flórida, cerca de 40 alunos participaram no último dia 27/8 de um bate-papo com os vereadores do município@@ onde buscaram elucidar dúvidas sobre o papel do vereador na sociedade.

Com 15 perguntas previamente formuladas pela classe, os alunos questionaram os vereadores Jefferson do Caminhão (PR), Luiz do Depósito (PMDB), o presidente da Casa, Doda Pinheiro (PT) e a vereadora Rosana do Arthut (PMDB), que puderam permanecer no plenário após o termino da sessão, sobre qual é o papel desempenhado pelo vereador no município e suas atribuições.

De acordo com a coordenadora pedagógica, a visita dos alunos da EJA Jatobá faz parte de um projeto anual do curso: "Quem pôde pode, e quem não pode?". "A gente parte dos questionamentos da sociedade civil, dos movimentos populares instrumentalizando os alunos para que eles consigam se organizar socialmente. Trouxemos os alunos aqui para que eles conheçam os instrumentos que o município tem para que eles possam cobrar e participar", disse.

Dúvidas como o funcionamento da Casa de Leis, a rotina do vereador e suas promessas de campanhas foram tratadas ao longo da conversa. O presidente da Câmara, entusiasta do que poderá ser um projeto piloto do legislativo municipal, iniciou as respostas demonstrando grande contentamento pela presença e interesse dos alunos na política municipal como forma de transformação da sociedade embuense.

Doda respondeu a primeira pergunta, da aluna Camila Ferreira, explicando a composição do legislativo municipal e qual é a função do Presidente da Câmara. "Nós temos a responsabilidade de assinar as nomeações, as exonerações, os autógrafos dos Projetos de Leis que são aprovados [...]. A responsabilidade da administração da Câmara não é só do presidente, é da Mesa Diretora. É claro que a responsabilidade maior acaba caindo sobre o presidente. A função principal do presidente é fazer com que os vereadores trabalhem de maneira harmoniosa para que se possa garantir que os Projetos de Lei que venham do executivo, ou elaborados aqui na Casa sejam bons para a população", explicou.

As 15 perguntas formuladas foram respondidas em uma hora de bate-papo. A cada pergunta os vereadores se revezavam nas respostas sempre de forma transparente com intuito de esclarecer as dúvidas dos alunos.

(Alexandre Oliveira ? Assessor de comunicação da Câmara)