Vereadores recebem japoneses da cidade-irmã de Hino, que agradecem hospitalidade e intercâmbio

Por Assessoria de Comunicação | 15/07/2014

Os vereadores de Embu das Artes tiveram na tarde de quinta-feira 3 de julho a visita de autoridades e cidadãos de Hino, no Japão, em encontro marcado pelo sentimento de fraternidade e disposição de intercâmbio multilateral. Há quase 22 anos, oficialmente, por lei municipal (nº 872, de 23/12/1982), Embu e Hino são cidades-irmãs, ligadas "por laços de amizade e cooperação mútua nos aspectos culturais, turísticos e administrativos".@@

O presidente da Câmara, Doda Pinheiro, e também os vereadores Jabá do Depósito, Clidão do Táxi, Gilson Oliveira, Edvânio Mendes, Gilvan da Saúde, Carlinhos de Embu, Rosana do Arthur, Pedro Valdir, Jefferson do Caminhão, Júlio Campanha e João Leite receberam, na Sala dos Emancipadores de Embu, o vice-prefeito de Hino, Hirao Yoshiaki, e o vereador Murashima Shigueo, que representou a Câmara da cidade japonesa.

Integravam a comitiva a diretora da Associação de Intercâmbio Internacional de Hino Kise Akiko, a professora de caligrafia tradicional japonesa Nishimura Mitsumi e o assessor do vice-prefeito Yamada Toshiguki. Os ilustres japoneses estavam acompanhados do presidente da Associação Embu-Hino, Paulo Sugawara, e do ex-vereador de Embu e empresário Sadao Nagata, integrante da entidade, que os recepcionaram na cidade.

Doda (PT) disse ser uma "honra" receber os japoneses de Hino na Câmara e destacou a condição de "irmã" entre as duas cidades. Em encontro informal e descontraído, o presidente lamentou que o Japão não tenha se classificado para as fases seguintes da Copa do Mundo no Brasil, enquanto Jabá do Depósito (PTC) os convidou para almoçar um prato típico nordestino. Clidão do Táxi (PCdoB) elogiou a simpatia dos visitantes.

Os japoneses conheceram a composição dos vereadores, a organização e o prédio do Legislativo de Embu, inclusive se dirigiram ao gabinete do presidente da Casa e ao plenário Mestre Gama, que os impressionou pela dimensão e obras de arte expostas no espaço de votações de leis. O vice-prefeito Yoshiaki demonstrou particular curiosidade e perguntou pela disposição dos vereadores da presidência nos assentos da mesa diretora.

Yoshiaki agradeceu a "hospitalidade" dos vereadores e dos embuenses em geral e leu mensagem de saudação e agradecimento do prefeito e do presidente da Câmara de Hino pelo intercâmbio. Ele fez convite para que os legisladores de Embu visitem a cidade nipônica. Ao final, os japoneses foram recebidos em coquetel. A visita da comitiva foi acompanhada também pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD) e pelos secretários Valdir Barbosa (Turismo) e Alan Leão (Cultura).

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)