Câmara de Vereadores recebe nesta 5ª-feira comitiva da japonesa Hino, cidade-irmã de Embu desde 1982

Por | 3/07/2014

Nesta quinta-feira, 3 de julho, às 15h, a Câmara Municipal terá a visita de autoridades e cidadãos da cidade-irmã de Embu das Artes, Hino, no Japão (a 27km de Tóquio, igual distância entre o centro de São Paulo e Embu), em novo encontro de integração entre as duas localidades - separadas por quase 20 mil quilômetros, mas unidas pela amizade e desejo mútuo de cooperação. O presidente Doda Pinheiro (PT) receberá a comitiva da cidade japonesa.@@

A Câmara terá a presença do vice-prefeito de Hino, Yoshiaki Hirao, do vereador Shigueo Murashima, que representará o parlamento da cidade japonesa, do assessor do vice-prefeito, Toshiguki Yamada, da diretora da Associação de Intercâmbio Internacional de Hino, Akiko Kise, e da professora de caligrafia tradicional japonesa Mitsumi Nishimura. Eles estarão acompanhados do ex-vereador de Embu Sadao Nagata, da Associação Embu-Hino.

Em reunião na Câmara, os japoneses conhecerão o processo eleitoral e a estrutura e composição do Legislativo municipal, entre outros temas de intercâmbio. Com chegada a Embu nesta quinta-feira, a comitiva terá ainda como compromissos na cidade encontro com o prefeito Chico Brito (PT), com quem conhecerá obras na cidade, na sexta-feira, e visita ao Memorial Sakay e o Museu de Arte Sacra, no domingo, dia 6, quando deixa Embu para retorno ao Japão.

Hino se tornou cidade-irmã de Embu por meio da lei nº 872, de 23 de dezembro de 1982, aprovada pela Câmara embuense sob a presidência de Spencer Cesário de Oliveira Filho e sancionada pelo então prefeito Joaquim Mathias de Moraes, o Quinzinho, mas as duas cidades já mantinham relação estreita de cooperação desde pelo menos o início da década, quando Nagata era presidente do Legislativo da cidade (1980-81).

"Fica estabelecida entre o município de Embu e a cidade de Hino [...] a condição de Cidades Irmãs, ligando-se as cidades por laços de amizade e cooperação mútua nos aspectos culturais, turísticos e administrativos", diz a lei no artigo 1º. Hino se tornou município quatro anos depois de Embu, em 1963, dispõe de pouco mais de um terço do território embuense (27,5 km2) e tem 182 mil habitantes (70% da população da "Terra das Artes").

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)