Câmara destaca compra de imóvel para universidade federal e recebe posse do Conselho de Meio Ambiente

Por Assessoria de Comunicação | 4/06/2014

A Câmara de Embu das Artes não teve projetos em pauta e aprovou três indicações, em saúde, meio ambiente e infraestrutura, na sessão na noite desta quarta-feira, 4 de junho. Após as votações, o plenário recebeu ato de posse de membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) - 16 titulares e respectivos suplentes -, que abriu a 13ª Semana do Meio Ambiente, com o tema "Políticas e ações públicas que transformam a cidade e melhoram a vida da população".@@

Entre os temas que abordaram, os vereadores destacaram o êxito da prefeitura na compra em leilão de imóvel com estrutura acadêmica na região do Itatuba. O Executivo foi autorizado a participar do certame após aprovação pela Câmara de projeto de lei complementar (8/2014) em sessão extraordinária na segunda, dia 2. A propriedade do ex-Colégio Ecco (terreno e prédios), avaliada em R$ 9 milhões, foi arrematada por R$ 3.750.000 e deverá ser local da universidade federal.

"Estou muito satisfeito pela prefeitura ter arrematado o colégio, por R$ 150 mil a mais do valor mínimo do leilão, de R$ 3,6 milhões. Isso dará condições concretas de instalarmos, com rapidez agora, a Unifesp no local, uma vez que o colégio já tem toda a infraestrutura", disse o presidente Doda Pinheiro (PT). "Embu será a cidade da produção do conhecimento, não conheço uma cidade que recebeu uma universidade federal e continuou a mesma. Será diferenciada", completou.

O vice-prefeito Nataniel Carvalho, o Natinha (Pros), participou da sessão e em nome do chefe do Executivo agradeceu aos vereadores pela aprovação do projeto que possibilitou a compra da propriedade. "Os vereadores não recebem por sessão extraordinária e vieram aqui autorizar o prefeito a participar do leilão, e adquirimos o imóvel que poderá vir a ser a nossa universidade federal, antecipadamente. Eles foram relevantes, o vereador faz a diferença", enalteceu Natinha.

INDICAÇÕES

Uma das indicações aprovadas foi de impressão de receitas médicas e pedidos de exames nas unidades de saúde no município. "A população tem sérios problemas em decifrar o que está escrito nas receitas, muitos médicos escrevem de uma forma que, muitas vezes, nem o farmacêutico consegue ler, e até o próprio médico fica em dúvida depois", disse Rosana do Arthur (PMDB). Ela indicou ainda instalação de pontos de entrega (PEV) de materiais recicláveis em áreas públicas.

Ney Santos (PSC) solicitou do Executivo estudo para reforma, adequação, instalação de corrimão e melhoria da iluminação pública em escadão na rua José Mendes Ferreira, altura do número 641, no Jardim Santa Tereza. "O escadão foi construído há muitos anos e está precisando urgentemente de uma reforma geral, não só nos corrimões. É para atender pedido de uma moradora", disse o vereador. Ele retirou outra indicação que estava na ordem do dia da 18ª sessão.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação)

> CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA 13ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE

VEJA QUEM SÃO OS CONSELHEIROS DE MEIO AMBIENTE (COMAM)

I - Sociedade civil