Exposição itinerante sobre o mês do trabalhador está na Câmara

Por Assessoria de Comunicação | 13/05/2014

Organizada pela secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, sob comando da Secretária Adjunta, Roberta Maria dos Santos, a exposição com fotos históricas que marcaram o período onde grandes manifestações de trabalhadores foram destaque no país está na Câmara Municipal de Embu das Artes.@@ Imagens do ex-presidente Lula também é destaque nessa exposição.

Segundo Roberta, o governo municipal por meio da Secretaria de Assistência vem promovendo diversas atividades no mês dedicado ao trabalhador. A exposição reúne o acervo pessoal da secretária com imagens que foram destaque pelo simbolismo na luta por melhores condições a classe trabalhadora.

Para Roberta a exposição permite que a população relembre a trajetória da luta dos trabalhadores no período da Ditadura Militar, regime esse que perdurou de 1964 a 1985 no país.

Com um trabalho voltado a capacitar jovens e adultos, a secretaria de Qualificação promoveu palestras no CRJ (Centro de Referência da Juventude), com temáticas sobre a conquista do primeiro emprego. Na palestra foram ministradas técnicas de comportamento pessoal em entrevistas de trabalho e a melhor forma de se vestir.
De acordo com a interina na Pasta, há muitas pessoas que não tem acesso a informação sobre cuidados de comportamento e vestuário e linguagem na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. "Uma vez em uma palestra no PAT um rapaz estava de camiseta regata e após a palestra nos disse que nunca ninguém o informou que ele estava em desacordo com o padrão indicado para se pleitear um novo emprego", comentou.

Em relatório publicado pela secretaria, atualmente o município indicou 20 jovens com o "Aprendiz" à empresas na região. 80 Jovens participam dos Núcleos de Cultura; 80 jovens estão no projeto: Jovem Cidadão; 51 adolescentes no Ação Jovem e 170 participam do Pró Jovem Adolescente.

No Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), nos últimos 12 meses, foram realizadas mais de 11 mil intermediações por mão de obra às empresas da região. De acordo com o relatório, o PAT possui mais de 4 mil empresas cadastradas em seu banco de dados.

A captação de vagas foram 3.200, com 80% delas destinadas aos moradores do município no período.  6.965 seguros desempregos foram acionados por meio do serviço do PAT.  5.341 Carteiras de Trabalho foram emitidas.

A Câmara Municipal de Embu das Artes fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h. A exposição se encerra na segunda-feira, dia 19. A exposição também passará pelo Paço Municipal e pelo Restaurante Popular, no centro.

Serviço:

Câmara Municipal de Embu das Artes
End/  Rua Marcelino Pinto Teixeira, 50 ? Pq. Industrial Ramos de Freitas ? Embu das Artes / SP
Exposição itinerante: "O Trabalho e o Trabalhador"

(Alexandre Oliveira ? Assessoria de Comunicação).