Vereadores participam de entrega de novos ônibus que atenderão linhas do município

Por | 28/04/2014

Na manhã desta segunda-feira, dia 28, foram entregues mais dois ônibus que farão parte do sistema municipal de transporte público, administrado pela cooperativa de permissionários Coopercav. A entrega dos novos carros ocorreu na rodoviária municipal e contou com a presença dos vereadores que dedicaram a manhã ao evento. O investimento em novos veículos faz parte da renovação da frota, que em dois anos será totalmente de ônibus.@@

Os novos ônibus são equipados para atenderem o público com deficiência física e garantirem a segurança necessária no transporte dos usuários. De acordo com o presidente da cooperativa, Leonel Novais (Léo), ao longo de dois anos toda a frota será renovada, com a disponibilização de 80 novos ônibus. "A lei nos determina que a frota tenha uma vida útil de oito anos, mas nós trocaremos os carros a cada três anos", afirmou Léo, que justificou o investimento dos novos carros devido ao alto custo de recuperação da frota antiga. "A manutenção inviabiliza a operação", completou.

Segundo o secretário de Trânsito e Transporte, Francisco Carlos Pereira, o município tem um fluxo diário de 55 mil passageiros por dia no transporte municipal, chegando a 1,5 milhão/mês. Com a troca dos atuais micro-ônibus por ônibus, a tendência é que os motoristas façam um reciclagem e um curso de adaptação para assumirem os novos carros. O projeto de renovação da frota municipal do transporte público também agrega a discussão sobre a integração das linhas municipal com as intermunicipais que servem o município.

Para o secretário de Transporte, a viabilização do sistema, que será o atual cartão "Bem", empregado no sistema municipal apenas, deverá ser discutido com os comerciantes locais para haja a ampliação dos postos de recarga. "Já há um estudo e estamos com as conversas avançadas. O município investiu R$ 2 milhões para ter esse sistema do 'Bem' que é pioneiro no país e ele poderá tranquilamente ser integrado com o "Bom", da EMTU. A divulgação agora será o essencial."

Em nome da Câmara dos Vereadores, João Leite (PT) parabenizou por mais essa conquista ao município e se pôs à disposição, juntamente com os demais vereadores da Casa, para atuar em prol de novas melhorias na condução do transporte da cidade. "Com o apoio dos vereadores e a cooperativa, nós vamos superar a expectativa do povo", disse.

Também presente ao evento, o vice-prefeito Nataniel Carvalho, o Natinha (Pros), parabenizou o empenho da Coopercav na constante melhoria do transporte público da cidade. "O serviço público precisa estar em constante melhoria, e essa melhoria não se encerra aqui", disse. Nesta semana já serão integrados ao sistema os dois novos ônibus, que deverão atender as linhas do Jardim Santo Eduardo, considerado um dos pontos com maior concentração de moradores na cidade.

Participaram também da entrega dos ônibus os vereadores Jabá do Depósito (PTC), Edvânio Mendes (PT), Gilvan da Saúde (Pros), Clidão do Taxi (PC do B), Jefferson do Caminhão (PR), Luiz do Depósito (PMDB) e Gilson Oliveira (PT).

(Alexandre Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)