Rosana participa da caminhada de encerramento da campanha pelo fim da violência contra a mulher

Por | 1/04/2014

No último dia 26 de fevereiro, a campanha ?Quem ama não mata, não agride e não maltrata?, comandada no município pelo Centro de Referência da Mulher (CRM) encerrou suas atividades com uma caminhada por ruas do bairro Jardim Pinheirinho.@@ A ação foi acompanhada pela vereadora Rosana do Arthur (PMDB), além de um grande número de moradores que aderiram ao ato.

Com gritos de ordem, cerca de 30 mulheres e alguns homens saíram em procissão pelas ruas do bairro distribuindo panfletos da campanha e colando cartazes em estabelecimentos comerciais. A campanha foi uma das iniciativas do governo municipal em comemoração pelo mês da mulher, devido à data simbólica - 8 de março (Dia Internacional da Mulher) ? Ver aqui.

De acordo com Elaine Cristina, assistente social que comandou o ato no bairro Jardim Pinheirinho, a iniciativa foi no intuito de reunir mulheres e homens pelo fim da violência praticada contra a mulher. "A violência nunca tem justificativa", disse.

Segundo a assistente social, em 2013, 1741 mulheres procuraram os serviços do Centro de Referência da Mulher devido situações de violência. "Nós atendemos 442 mulheres que sofriam violência psicológica; 396 estavam sob ameaça e 500 já haviam sofrido agressões físicas", relatou.

A assistente social orientou que caso alguma mulher sofra algum tipo de coação, tanto psicológica quanto física, que ela procure o CRM porque lá há equipes de assistentes sociais, psicólogos e advogados, onde ocorre a orientação e um trabalho de fortalecimento. Se a vítima desejar ela pode efetuar a denúncia. "Ela não é obrigada [a denunciar], mas a gente dá a informação", disse.

A ação percorreu outros cinco bairros durante o mês da campanha.  Também foram realizadas outras ações como a campanha de vacinação de meninas pré-adolescentes contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero. A ação ainda permanecerá até 10 de abril nas escolas do município.
Também foram feitos exames de Papanicolau nas Unidades Básicas de Saúde.

Serviço:

CRM ? Centro de Referência da Mulher / Embu das Artes