Câmara realiza sessão solene em comemoração aos 55 anos de emancipação

Por Assessoria de Comunicação | 19/02/2014

Na ultima terça-feira, dia 18, a Câmara Municipal realizou sua sessão solene em comemoração aos 55 anos de emancipação político-administrativa de Embu das Artes. Com a ausência do primeiro prefeito do município, Annis Neme Bassith, que devido sua debilidade física não pode comparecer, a representação dos emancipadores se deu por Edna Koch, filha do emancipador Carlos Koch.@@

Celebrando a data que marca o início da formação do município, em 1959, a Câmara homenageou os emancipadores com um vídeo institucional, material esse que também serviu para sua prestação de contas do último ano. A sessão contou com a presença de diversas personalidades políticas da cidade e autoridades religiosas como o Padre Manfredo, da Paróquia São Vicente de Paula, e do Padre Pierre, da Paróquia Santa Tereza.

Comandando os trabalhos, o presidente da Casa, vereador Doda (PT), falou sobre a importância do processo emancipatório, em alusão a atitude Annis e outros em buscar o caminho político para a formação da cidade. "Primeiro respeitar a história política dos emancipadores, que tiveram a coragem e a ousadia de fazer o pedido para que Embu das Artes se tornasse um município. Sem essa atitude, nós não estaríamos no caminho que estamos. Nossa sessão é em respeito ao passado, mas também ao presente", disse.

Quem também falou sobre a importância do simbolismo da data foi vereador Clidão do Taxi (PCdoB). Para Clidão, que há 48 anos reside na cidade, a data do aniversário de formação do município permite aos mais jovens a compreensão do processo emancipatório. "É sempre bom lembrar-se do aniversário da cidade, para que nossos jovens e crianças saibam a história, o valor e a importância da nossa municipalização, onde precisávamos ter independência. Hoje Embu das Artes é uma cidade independente e tem um governo que vem desenvolvendo e valorizando cada vez mais nossa cidade", concluiu.

O vereador Jabá do Depósito (PTC) destacou a participação da Banda Municipal, com regência do Maestro Elias Evangelista na sessão solene em comemoração aos 55 anos de emancipação político-administrativa de Embu das Artes. "Quero parabenizar a Banda por tocar tão bonito, e isso faz a gente lembrar nosso tempo de criança onde no evento de 7 de setembro, por exemplo, é comemorado com a banda da cidade tocando, e isso nos faz muito feliz" , disse. O vereador Jefferson (PR) destacou a importância da data pela representatividade do Poder Legislativo. "É muito importante para nós legislativo estar representando a cidade nesta data", enfatizou.

Em seu discurso no plenário João Leite (PT) destacou a importancia da política para formação do município e do estado democrático de direito. "O poder tem que servir para fazer para a sociedade. Eu acredito que cada um que vier para o legislativo, cada um que for para o executivo, como o nosso primeiro prefeito, Annis Neme Bassith, que começou a construir essa cidade até a chegada do nosso prefeito, Chico Brito, que tem feito bastante, além dos vereadores que por aqui passaram, também fizeram bastante, cada um de sua forma, e esse é o papel de cada um, pessoas que se propuseram a construir uma cidade justa, um estado justo, um país justo", enfatizou. Edvânio Mendes (PT) fez uma correlação entre o passado e o presente. "Unindo o velho e o novo para a busca de uma sociedade mais justa e igualitária em uma gestão democrática".

O prefeito, Chico Brito, destacou o processo evolutivo do município, que hoje é uma das 100 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. "Eu fico bastante feliz em estar prefeito num momento como esse, compartilhando com a população preocupações e também conquistas, como a construção de creches, novos Postos de Saúde, mais um Pronto Socorro, recapeamento de ruas e avenidas. Fico muito feliz por estar cumprindo o meu papel de gestor, fazendo aquilo que eu me comprometi com a população no meu programa de governo", disse.

IPTU Premiado

A sessão solene pelos 55 anos de emancipação político-administrativa da cidade também contou com a entrega dos prêmios da 3° edição do IPTU Premiado, incentivo do governo municipal aos munícipes pela assiduidade com o pagamento do imposto urbano.
O Prêmio de maior expressão, um veículo 0km foi dado a moradora Gertrudes Barbosa Vieira que posou para a fotos com o prefeito, Chico Brito, e dos vereadores da Casa.

(Alexandre Oliveira - Assessoria de Comunicação)