Embu teve vereadores antes de município existir

Por Assessoria de Comunicação | 7/02/2014

INDALÉCIO DO ESPÍRITO SANTOS GONÇALVES (1948)

Embu tem uma história política que antecede a eleição do primeiro prefeito, em 1959. Já em 1948, mais de dez anos antes, a antiga aldeia de M'Boy (Embu) tinha um representante na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra: era Indalécio do Espírito Santo Gonçalves. Outro vereador eleito, João Marques Maurício (cunhado de Manoel Batista Medina) chegou a ser eleito, mas renunciou por motivo ignorado.

Também representava a região o vereador José Martins, eleito pelo Distrito de Taboão da Serra, que também não era ainda um município.

ANNIS NEME BASSITH (1952)

Em 14 de outubro de 1951 elege-se em Itapecerica, representando M'Boy (Embu) o vereador Annis Neme Bassith, pelo PTB, com 61 votos. Reeleito pelo mesmo partido em 3 de outubro de 1955, Annis fica em 1o lugar entre os vereadores eleitos, recebendo 145 votos.

Surge o movimento cívico de M'Boy, que se transformaria na Associação Cívica de Embu, fundada em 17 de março de 1958, na casa do Dr. Carlos Koch. O objetivo da entidade era a realização de um plebiscito sobre a Emancipação do distrito, idéia que acabou triunfando em 1959. No dia 4 de outubro daquele ano foram realizadas as primeiras eleições, e Annis Neme Bassith foi eleito o primeiro prefeito da história de Embu, pelo PTN, com 480 votos, batendo João Marques Maurício, do PSP (com 327 votos) e Domingos de Paschoal, do PDC (com 219). Annis tomou posse juntamente com seu vice, Dr. Carlos Koch em 1º de janeiro de 1960 e permaneceu por 4 anos no cargo.

OS PRIMEIROS VEREADORES DE EMBU (1960)

Nas mesmas eleições de 4 de outubro de 1959 foram eleitos os 9 (nove) primeiros vereadores da História de Embu Emancipado. Em 1º de janeiro de 1960, juntamente com o prefeito e o vice-prefeito, tomaram posse os vereadores:

Afonso Carpi

Gastão Sant'Anna de Moraes Gonçalves

Manoel Batista Medina

Nelson Batista Medina

Norberto Vieira Diniz

Paschoal Nunziatto

Raphael Games Cadenete

Roque Valente

Spencer Cesário de Oliveira

MESA DIRETORA - 1960/1961

Afonso Carpi - Presidente

Gastão Sant'Anna de Moraes Gonçalves - Vice-Presidente

Roque Valente - 1º Secretário

Norberto Vieira Diniz - 2º Secretário

MESA DIRETORA - 1962

Roque Valente - Presidente

Nelson Antonio Nistal - 1º Secretário

MESA DIRETORA - 1963

Manoel Batista Medina - Presidente

Paschoal Nunziatto - 1º Secretário

Escrito por Márcio Amêndola de Oliveira, graduado em História na USP. Agradecimentos a Annis Neme Bassith, que forneceu informações preciosas para esta matéria.