Câmara vota criação de Conselho da Igualdade Racial e celebra Dia da Consciência Negra nesta 5ª

Por Assessoria de Comunicação | 21/11/2013

Nesta quinta-feira, dia 21, a Câmara de Vereadores de Embu das Artes realiza sessão solene pelo Dia da Consciência Negra, às 18h, após a ordinária, transferida para hoje por conta desta quarta-feira ter sido a comemoração da data - da morte de Zumbi, líder da resistência à escravidão no Quilombo dos Palmares, em Alagoas, em 20 de novembro de 1695 -, feriado na cidade. Durante os trabalhos em plenário, a partir das 17h, os vereadores apreciarão projeto de lei de criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial.

A sessão solene terá discussão sobre a realidade do negro e a luta contra a descriminação étnica, potencializada em nível local com a instituição do conselho, primeiro passo para a implantação de coordenadoria e até 2015 da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, conforme expectativa de líderes negros da cidade. No evento, a coordenadora do Cenarab (Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira) em São Paulo, Jussara Machado, lerá um texto em celebração ao Dia da Consciência Negra.

Está prevista a participação da artista Raquel Trindade, ativista do movimento negro de Embu, do prefeito Chico Brito (PT), do vice Nataniel (Natinha) Carvalho (Pros), da secretária de Assistência Social, Daniela Brito, além da assessora de Promoção de Gênero e Raça da prefeitura, Marisa Araújo. "A Câmara Municipal da Estância Turística de Embu das Artes tem a honra de convidar Vsa. para participar da sessão solene em reflexão pelo Dia da Consciência Negra", diz em convite o presidente da Casa, Doda Pinheiro (PT), e demais 14 vereadores.

(Adilson Oliveira - Assessoria de Comunicação da Câmara de Embu das Artes)