Vereadores de Embu homenageiam 10 personagens atuantes na história do município

Por | 8/09/2010

Com a presença de muitos convidados, a Câmara Municipal teve sua sessão destinada a condecorar oitos personagens que ativamente fizeram parte do desenvolvimento do município com o Título de Cidadão Embuense.

Entre os homenageados com o título de Cidadão Embuense estão: o empresário Kiei Takayasu, vice-presidente de comércio da ACISE, Odilon dos Santos, fundador do Cartório de Registro Civil de Embu em 1964, Spencer Cesário de Oliveira Filho, Vereador, de 1976 a 1982, e vice-prefeito (1989-92), o empresário dono da concessionária Aba Motors, Aba Moshe Lewkowicz, Horst Leo Alfes, dono do restaurante O Garimpo e empresário de destaque por sua ação visionária em favor ao turismo da cidade, a médica pediatra Rosa Resegue Ferreira da Silva, professora da Unifesp e coordenadora do Projeto Desenvolver, de Embu, o ex-vice prefeito na administração passada, José Roberto Terassi, e o primeiro administrador do município, Annis Neme Bassith, prefeito pioneiro, de 1960 a 1963, reeleito para um segundo mandato, exercido entre 1969 e 1972.

A homenagem com a Comenda de Mérito Legislativo Padre Belchior de Pontes, prestada pelos vereadores ao casal Manoel Defensor Sant’Ana e Maria Augusta de Oliveira Defensor Sant’Ana foi recebida pelo filho do casal, Joe Kaliff, visto que por causa da idade avançada (ambos tem mais de 90 anos) e problemas de saúde, não puderam comparecer à Sessão. A família homenageada foi indicada por sua atuação no desenvolvimento do bairro Engenho Velho e participação comunitária e cristã.

Presidente da Câmara cita Lula em discurso

Na cerimônia, todos os vereadores presentes participaram da entrega dos títulos aos homenageados da noite.

Silvino Bomfim se lembrou dos conflitos passados entre a classe política e empresarial, que por meio de embates o município pôde se desenvolver e melhorar sua atuação com um amplo desenvolvimento social. “Antigamente os pontos de vista dos empresários e da classe política eram conflituosos, mas graças a essa relação foi possível avançar, tanto no campo empresarial como no campo social, havendo uma maior compreensão de ambas as partes”, lembrou Silvino.

Para o prefeito do município de Taboão da Serra, Evilásio Farias, presente à cerimônia com sua esposa Roseane Farias, os avanços no campo estrutural da cidade de Embu decorreram devido à união dos empresários e políticos em favor do próprio município. “Eu quero saudar os vereadores dessa Casa de Leis pela brilhante iniciativa de reverenciar aqueles que fizeram e fazem a história dessa cidade, como forma de reconhecimento por seus méritos”, parabenizou Evilásio.

O prefeito de Embu, Chico Brito subiu à tribuna e expôs seu contentamento com os avanços da cidade ao longo de seus 51 anos de emancipação político-administrativa. Para ele a ampla colaboração do núcleo empresarial, da classe política e da sociedade civil tornou possíveis os avanços que a cidade engendrou ao longo dos anos.

Chico retornou de Brasília com nova verba orçamentária

Em menção aos homenageados, Brito ressalvou a importância na dedicação de suas vidas para com o crescimento e a melhora do município. “Esses homens e essas mulheres homenageadas são pessoas que dedicaram e dedicam suas vidas para a construção desta cidade”, disse o administrador.

Ao final da cerimônia a Câmara Municipal serviu um coquetel de confraternização a todos os presentes na Sessão Solene.

(Por: Alexandre Oliveira – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Embu)