Sindicato dos Servidores Públicos de Embu é composta de nova diretoria

Por | 8/09/2010

A nova formação passará a definir as proposições de representação da entidade pelos próximos cinco anos. O atual presidente, Sebastião Caetano, permanece no cargo com a proposta vencedora.

O sindicato dos servidores público da cidade de Embu das Artes já conta com seus representantes. A entidade que migrou de Associação para a formatação de Sindicato terá um novo percurso pela frente. A cerimônia de posse da nova diretoria aconteceu sob o discurso de integração com o poder público no âmbito de evidenciar parcerias e o respeito mútuo entre a classe sindical e a prefeitura.

Sebastião Caetano (“Paixão” como é conhecido) começou seu discurso enaltecendo a ação do ex-prefeito da cidade, Geraldo Cruz, que em 2004 ajudou a Associação dos Servidores no início da transformação da entidade em Sindicado. “Em relação ao nosso prefeito atual, Chico Brito, ele na ocasião também nos ajudou naquele momento com o Geraldo, criando a Comissão de Recursos Humanos que nos ajudou a resolver muito problemas junto à prefeitura”, disse.

Em pronunciamento o prefeito Chico Brito exaltou a maturidade do relacionamento que a classe sempre teve com a prefeitura. “Dede o mandato do Geraldo, em 2001, nós sempre abrimos as informações à Associação e agora Sindicato. Nós nunca escondemos números para a diretoria, e por nunca esconder números dessa entidade nós conseguimos construir uma relação franca e sincera com o sindicato”, ressalvou o prefeito.

Em suas palavras, antes da administração do ex-prefeito Geraldo Cruz a administração pública os servidores estavam desorganizados e a estrutura governamental deteriorada. “Temos que lembrar como era a relação das administrações com os funcionários antes de 2001. Antes do Geraldo a cidade estava num caos geral, desmoralizada, e os funcionários com salários e as cestas básicas atrasadas”, comentou.

Lembranças

Geraldo Cruz lembrou que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem em sua história a marca do sindicalismo e a sua ajuda, bem como a do prefeito Chico Brito não poderia ser diferente. “Nós acreditamos que para haver mudança é necessário que a sociedade esteja organizada, ativa, seja no funcionalismo, o sindicato precisa estar forte, combativo e independente”, disse.

Para ele o trabalho de esclarecimento ao fato de muitos servidores serem contra a indicação da nova diretoria precisa ser igual de uma “formiga”. ”É nossa obrigação auxiliá-los. Acreditamos que a transformação de associação para sindicato foi muito importante, e é uma pena que boa parte dos funcionários não entendeu isso ainda”, lamentou.

O presidente da Câmara Municipal de Embu, Silvino Bonfim, falou a respeito da importância do sindicato na luta pela conquistas sociais ao longo de 20 anos. Em seu pronunciamento, ele lembrou sua ação quando professor, defendendo a categoria por meio do sindicato. “A Associação tinha seu valor, mas agora como Sindicato sua representatividade será muito maior”, disse.

Segundo Sebastião, ao todo 1.700 funcionários já aderiu às propostas do Sindicato e se tornaram sócios da entidade.

(Alexandre Oliveira - Assessoria Câmara Municipal de Embu)