Lixeiras Comunitárias e Seletivas são tema de debate na Câmara

Por Assessoria de Comunicação | 9/09/2010

quarta-feira, 17 de março de 2010

O vereador Zé Carlos Proença (PSDB) apresentou na sessão da Câmara de Embu, do dia 17 de março, a Indicação de número 33/2010, que solicita a implantação de Lixeiras Comunitárias e Seletivas de alvenaria na Rua Antonio Conselheiro, no Parque Pirajuçara. Em sua justificativa, o vereador pondera sobre o empenho das entidades que buscam defender o meio ambiente na tentativa de torná-lo sustentável para a coexistência de todos os tipos de vida na biosfera; também lembra que a coleta seletiva de lixo já foi implantada com sucesso em diversas municipalidades de nosso Estado, mostrando-se cada dia mais proveitosa para o meio ambiente.

Zé Carlos afirmou ainda que nosso município é desprovido de recipientes que possam abrigar de forma correta, adequada e com a respectiva indicação de cor os tipos de lixo de maneira organizada e de fácil captação para reciclagem, contribuindo assim para um mundo mais sustentável; lembra que o lixo na Rua Antonio Conselheiro acumula-se rapidamente sem nenhum recipiente adequado para agregá-lo, facilitando que seja espalhado por animais por toda a extensão da rua, e que o acúmulo de lixo facilita a propagação de doenças de forma desenfreada, assim como o aumento no número de insetos prejudiciais à saúde de todos.

Finalmente, considerou que nosso município é uma cidade dormitório onde muitos trabalhadores saem para lavorar ainda pela manhã, horário em que acabam por depositar o lixo, impedidos portanto de depositá-lo próximo ao horário em que o mesmo é recolhido pela administração pública, mais um motivo para a instalação das referidas Lixeiras Comunitárias e Seletivas, não só no local indicado, mas em todos os bairros da cidade

DEBATE

A indicação do vereador Proença causou um debate positivo na Câmara sobre a questão do lixo urbano. O vereador Gilvan da Saúde (PPS) saudou a iniciativa do colega, e disse que o Secretário de Serviços Urbanos, Nelson Pedroso admitiu que o caso é mesmo crítico, comprometendo-se a implantar Lixeiras Comunitárias. O problema é que em alguns casos, pessoas roubam as lixeiras (feitas de metal) para vende-las nos ferro-velhos. Júlio Campanha (PTB) disse conhecer a região da Rua Antonio Conselheiro, na qual o colega Zé Carlos solicita a Lixeira Comunitária, e concorda com a solicitação, já que o pedido vem ao encontro das necessidades daqueles cidadãos.

O vereador Carlos Pires (PDT) concorda que Lixeiras Comunitárias são necessárias, inclusive em outros pontos do município, como a Estrada São Judas, que virou local de despejo de lixo e entulho. O vereador tem recebido denúncias de que caminhões de entulho clandestino vem sendo despejados de madrugada no local, “deixando a porcaria por lá”. O vereador considera que as Lixeiras Comunitárias serão educativas e podem fazer a população se educar a não atirar lixo em terrenos baldios. Ninguém tem de suportar lixo jogado em qualquer terreno, é vergonhoso para os vereadores e para os Embuenses, acredita o vereador Pires, que disse que seguirá o exemplo do colega Zé Carlos, também apresentando pedidos de Lixeiras Comunitárias em outras áreas da cidade. Milton do Rancho ressaltou que não apenas neste caso (das Lixeiras Comunitárias), mas em muitos outros o colega Zé Carlos Proença vem mostrando grande preocupação ambiental, no que está de parabéns, já que a questão ecológica é um problema mundial.

O presidente Silvino Bomfim (PT) elogiou a conduta do colega Zé Carlos Proença, que “não é bairrista”, tem levado projetos importantes aos bairros, luta pela atenção e emendas de deputados em favor de Embu, sem perder o foco em toda a cidade. Também falou sobre a reunião com a ENOB (empresa de coleta do lixo de Embu) realizada recentemente nesta Casa de Leis, o que está dando resultados. Também falou da ampliação da Coleta Seletiva por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), para todo o território do Município, e que este tipo de coleta deveria ser implementado de forma generalizada, não só por Embu, mas em todo o mundo. A Indicação do Vereador Zé Carlos foi votada e aprovada por 11 votos favoráveis.