HOMENAGEM À PASTORAL DA CRIANÇA NO DIA DA EMANCIPAÇÃO DE EMBU

Por | 6/10/2010

Mas hoje também decidimos homenagear um trabalho que vem sendo realizado em Embu há mais de 20 anos, com grandes resultados, sobretudo em favor de nossas crianças. Trata-se da PASTORAL DA CRIANÇA, desenvolvida pela Igreja Católica, e que tem como um de seus maiores nomes, o da falecida Doutora ZILDA ARNS.

Mas a Câmara não reconheceu este trabalho somente agora, após a morte trágica de sua personagem mais conhecida. Em 2001 esta Casa de Leis, por iniciativa da bancada do Partido dos Trabalhadores, já havia concedido o Título de Cidadã Embuense à Dra. Zilda, em nome da qual nós homenageamos a todos os voluntários deste trabalho maravilhoso, que é a Pastoral da Criança.

Somente em Embu das Artes são mais de 500 voluntários e voluntárias, que acompanham cerca de 1600 famílias mensalmente, atendendo quase DUAS MIL CRIANÇAS e 305 GESTANTES. Estes voluntários fornecem orientações básicas às famílias mais humildes, com noções de higiene, saúde, nutrição, entre outras. O destaque fica por conta da administração do soro caseiro, da pesagem mensal dos bebês, e principalmente da distribuição da MULTIMISTURA, um complemento energético fabricado pela PREFEITURA DE EMBU, em parceria com a Pastoral da Criança. Todo este trabalho voluntário resultou na grande queda dos índices da mortalidade infantil neste Município.

Atualmente, cerca de 28% das 7 mil crianças atendidas por toda a Diocese de Campo Limpo no âmbito da Pastoral estão no Embu. Para se ter uma idéia, em 1990, a cada mil crianças nascidas no município, 56 morriam antes de completar um ano de idade. Hoje a taxa de mortalidade infantil de Embu é de 11,7; menor do que a taxa do Estado de São Paulo, que é de de 12,6.

A Diocese de Campo Limpo conta com 1.300 voluntários que trabalham em uma região que abrange parte da capital paulista (Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela, M’Boi Mirim, Morumbi, Piraporinha, Valo Velho e Vila Remo, Caxingui, Ferreira, Jardim Peri Peri, Vila Sônia) e seis municípios da Grande São Paulo (Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra).

No Embu, as 11 comunidades que levam adiante este trabalho da Pastoral da Criança são as seguintes:

01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Centro)
02 – Paróquia Cristo Ressuscitado – SOCRE (Parque Pirajuçara)
03 – Paróquia São José (Jardim Santo Eduardo e Dom José)
04 – Paróquia de Todos os Santos – STS (Jardim Santa Emília)
05 – Paróquia São João Evangelista (Jardins Magali e Sadie)
06 – Paróquia Santa Otília (Jardins Vista Alegre e Parque Jane)
07 – Paróquia São Marcos (Jardim São Marcos)
08 – Paróquia Santa Paulina (Itatuba)
09 – Paróquia São Judas e Santa Clara (Pinheirinho / Santa Clara e Marajoara)
10 – Paróquia S. Vicente de Paula e São Tiago Apóstolo (Jds. São Vicente e Vazame)
11 – Paróquia Santa Inês (Jardim São Luiz).

Está também em fase de implantação a Pastoral da Criança nas Comunidades:

12 – Paróquia Nossa Senhora da Vitória e São Lucas (Jardim Independência)
13 – Paróquia Santa Tereza (no Jardim Santa Tereza).

Hoje estão sendo homenageadas aqui pessoas de cada uma destas comunidades, representando todo este trabalho, que vem salvando vidas e espalhando o espírito cristão entre os Embuenses, assim como o trabalho social de tantas comunidades EVANGÉLICAS e de outras religiões, as quais também estendemos nossos mais sinceros agradecimentos.

A verdadeira EMANCIPAÇÃO de um povo só tem sentido se todos os seus membros tiverem acesso às condições mínimas de saúde, segurança, educação, saneamento básico, moradia, transportes, entre tantas outras.

Foi por isto que decidimos hoje aqui, simbolicamente, homenagear os representantes da PASTORAL DA CRIANÇA. O governo democrático e popular aqui instalado em 2001, em breve completará 10 anos. Temos orgulho de participar deste projeto desde o seu início. Neste período o prefeito Geraldo Cruz inaugurou nossa Maternidade e milhares de crianças puderam nascer nesta cidade, mas sobretudo com SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA, graças a este projeto, que espero, continue ainda melhor, sob a administração de nosso prefeito Chico Brito e seu vice, Natinha.

A todos aqui presentes, meus agradecimentos e minhas mais sinceras homenagens. PARABÉNS EMBU, PELOS SEUS 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO. PARABÉNS A TODOS E QUE VEM FAZENDO DESTA CIDADE UM LUGAR CADA VEZ MELHOR PARA SE VIVER.

Obrigado!